domingo, 23 de março de 2025

FC Porto Vencedor da Taça de Portugal de Basquetebol Sénior /2025 !

 

- 23/3/2025 – Basquetebol Sénior – FC Porto vence a Taça de Portugal /2025 ao derrotar na final o Sporting por larga margem de 94-73. Superiorizando-se categoricamente na final-four disputada em Matosinhos, perante grande apoio dos adeptos portistas e com o Presidente André Villas-Boas presente, acompanhado pelo Vogal da Direção Prof. Alberto Babo e pelo Diretor das Modalidades Mário Santos. 

Depois de na meia-final ter eliminado o Benfica, por dez pontos de vantagem (94-84), na final, ainda foi maior a goleada, com 21 pontos de diferença no marcador. O capitão da equipa Miguel Queiroz, que alcançou o duplo duplo - 20 pontos, 12 ressaltos e três assistências – foi eleito o MVP da final.

Uma alegria bem merecida pelos verdadeiros portistas, do mundo azul e branco que sente o fervor clubista. Assim sendo merece registo. Anotando-se como um grande feito para a memória de sempre portista.

Da página fcporto.pt:

«Dominadores em campo e na bancada, os Dragões bateram o Sporting na final (94-73) e conquistaram o 16.º exemplar da prova rainha.

Em clara superioridade nas bancadas, os azuis e brancos viram Cat Barber adiantar o Sporting com dois triplos nos instantes iniciais, mas, a partir desse momento, o primeiro período foi de total domínio portista. Ativos e agressivos e na defesa, os homens de Fernando Sá amealharam um parcial de 17-2, distanciaram-se na liderança (19-8) e, mesmo depois de os lisboetas reduzirem, saíram por cima dos dez minutos inaugurais (19-15).

O arranque do segundo quarto ficou marcado pela substituição de uma das tabelas que obrigou a uma paragem prolongada. No regresso e após um novo ajuste às dinâmicas de jogo, os Dragões superiorizaram-se em ambas as tabelas e obrigaram, com uma sucessão de onze pontos contra apenas dois do adversário, Luís Magalhães a pedir um desconto de tempo. De volta à ação, continuou a só dar Porto e reflexo disso foi a vantagem com que os da Invicta chegaram ao intervalo (44-31).

Sob o comando do maestro Toney Douglas, a orquestra do Dragão voltou afinada para a segunda parte e fez a melodia das bancadas subir de tom. Imperativos nos ressaltos - nomeadamente Miguel Queiroz, que a meio do terceiro período já somava dez - e clínicos no ataque ao cesto, os portistas chegaram aos 24 pontos de diferença (64-40) e entraram no derradeiro quarto com 17 (64-47).

A distância deu confiança aos azuis e brancos que, após um período de maior ímpeto lisboeta, terminaram com todas a esperanças do Sporting ao chegarem de novo à casa das duas dezenas (88-66). Fernando Sá deu minutos aos homens menos utilizados e todos, em comunhão com os adeptos, festejaram efusivamente no final a conquista do segundo título da época em tantos possíveis.

Toney Douglas, que ficou perto do triplo duplo - 24 pontos, nove ressaltos e sete assistências - e Miguel Queiroz, que alcançou o duplo duplo - 20 pontos, 12 ressaltos e três assistências - foram os grandes impulsionadores do triunfo azul e branco, tendo o capitão sido, inclusive, eleito o MVP da final.

Ficha de jogo

FC PORTO-SPORTING, 94-73

Taça de Portugal, final four, final

23 de março de 2025

Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos

Árbitros: Paulo Marques, Diogo Martins e Vicente Jardim

FC PORTO: Toney Douglas (24), Max Landis (15), Devyn Marble (15), Miguel Queiroz (20) e Phil Fayne (5)

Suplentes: Miguel Maria (2), Hugo Ferreira, João Guerreiro, Gonçalo Delgado (2), Wes Washpun (5), Tanner Omlid (6) e Luís Silva

Treinador: Fernando Sá

SPORTING: Jeremiah Bailey, Diogo Ventura (4), Cat Barber (18), André Cruz (4) e Nicholas Ward (25)

Suplentes: Keonte Kennedy, Timothy Guers (10), Ludgy Debaut (4), Dinis Cherepenko, Arnette Hallman (2) e Sérgio Silva (6)

Treinador: Luís Magalhães

Ao intervalo: 44-31

Parciais: 19-15; 25-16; 20-16; 30-26»

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário