domingo, 16 de novembro de 2025

Dragão faz história no futebol português, mais uma vez: 22.º Aniversário do Estádio do Dragão comemorado com o apuramento da Seleção A Portuguesa para o Mundial de 2026!

O Estádio do FC Porto voltou a ser talismã, com o jogo que deu o apuramento da principal Seleção Portuguesa de futebol, para o Mundial/2026, tealizado no recinto do FC Porto. Depois de os dois anteriores jogos da equipa portuguesa terem redundado em resultados infelizes que adiaram a decisão do 1.º lugar do grupo da Seleção de Portugal, e assim ter ficado adiado o apuramento que se pensava inicialmente poder ser resolvido noutro local - havendo ideia que o jogo marcado para o Porto seria para cumprir calendário apenas - acabou por ser precisamente no último jogo, em pleno estádio do Dragão, que o apuramento foi conseguido. Sendo o Dragão a fazer história mais uma vez. Tal como antes, tendo sido no Dragão que Portugal conquistou a Liga da Nações UEFA 2018/2019, vencendo então a Holanda (Países Baixos) por 1-0; assim como no mesmo palco dos sonhos aconteceu com a festa frente à Macedónia do Norte, por 2-0, que valeu um lugar no Mundial/2022; bem como foi também no Dragão, em outubro de 2023, que a equipa das "quinas" confirmou um lugar no Euro/2024, com um triunfo por 3-2 sobre a Eslováquia; desta feita houve no Dragão o carimbo para o Mundial de 2026, na vitória por 9-1 sobre a Arménia. ­­

Assim sendo, o 22.º Aniversário da inauguração do Estádio do Dragão, propriedade do FC Porto, teve comemoração com mais um acontecimento histórico, agora como casa da Seleção A, concentrando a certeza de Portugal ir ao próximo Mundial de futebol.

Ora, como de 2003 ficaram boas recordações da noite do domingo 16 de novembro, quer memorandas recordações, como lembranças físicas...

...desta vez, passados 22 anos, ficam também boas recordações, embora diferentes, da tarde deste domingo de 2025.

Assinalável ainda, neste mesmo dia e no estádio do Dragão, que o mesmo teve ainda no final uma cerimónia em que o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou os vencedores da última edição da Liga das Nações, conquistada por Portugal - ato ocorrido logo após a vitória sobre a Arménia, aproveitando a presença no Estádio do Dragão e na companhia do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, o Presidente da República agraciou treinadores e jogadores pela conquista alcançada, em junho deste ano, na Alemanha. Cuja cerimónia oficial decorreu ainda no Estádio do Dragão, na presença de altos responsáveis de entidades e instituições públicas e privadas, incluindo o Presidente do FC Porto, André Villas-Boas, e alguns ilustres convidados.


O F C Porto esteve então representado no apuramento para o Mundial'26, tendo Diogo Costa sido totalista dos jogos da fase de Apuramento-UEFA, com 6 jogos e 540 minutos de jogo, ou seja esteve em todo o tempo de todos os jogos - o único que foi totalista em tempo jogado. 

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

5 comentários:

  1. No Dragão o Armando Pinto não podia faltar também pela Selecção no dia dos 22 anos do nosso estádio. Vemos pelas suas palavras de saliência ao apuramento ter sido no Porto, do mesmo correr como pelo seu blog tem feito muito pelo F. C. do Porto a conquistar simpatias pelo clube e a dar muito conhecimento da história do nosso clube. E bibó Porto.
    MM

    ResponderEliminar
  2. O nosso estádio do Dragão continua a ter enfoque e a receber prémios, mas os jornalixos não referem isso nem dizem nada sobre essas saliências. Para os jornaleiros lindos são o galinheiro e o wc. Admiro que haja quem entre nós puxe a nossa brasa como o amigo Pinto vai fazendo. Merecia reconhecimento mas enfim, como os antigos também os novos olham mais aos que vivem perto. Diz-se não quererem beneficiar os apoiantes e atribuem o dragão dourado aos que não foram apoiantes, para procurarem unir a massa adepta. Continue a olhar só para o nosso Porto acima de tudo.

    ResponderEliminar
  3. Grato pelas amáveis mensagens, quero acrescentar o seguinte: Como sempre, não procuro nada mais que apenas que o FC Porto seja mais engrandecido, fazendo algo pelo FC Porto. Quanto ao que aparece subjacente pelo menos num dos comentários, até agradeço não ser nomeado para os galardões do clube do modo que são depois atribuídos por votações. Embora não haja maneiras de fazer isso perfeitas, penso que por votações, em apernas determinado número de pessoas, podem ganhar os que tiverem mais amigos com aptidões para manejar os meios informáticos, visto haver ainda muita gente que não sabe mexer nisso. Como se tem visto em votações de televisões e revistas, por exemplo. Quanto a mim seria melhor não indicar ninguém, para haver justiça de escolha, e poder-se votar por iniciativa da ideia de cada um. Ou seja, votava-se para as categorias respetivas sem nomeações antecipadas, perguntando quem gostaríamos mais disto e daquilo, entre todos os do mundo portista, e quem pudesse votar escolhia à sua vontade qualquer atleta ou sócio, conforme os casos. E então quem tivesse mais votos ganhava, podendo vencer quem do modo que está nunca seria nomeado. Uma mera opinião, mas que é a minha.
    A. P.

    ResponderEliminar
  4. Inquérito aberto, sem qualquer lista de sugestões. Concordo.

    ResponderEliminar
  5. Curioso o facto, ou melhor curiosos certos factos: Como eu referi, são várias as pessoas que estão a comentar que o link indicado para a votação não está a funcionar. Embora nesses casos indo à página do clube, na notícia aparece local acessível para votar. Mas além disso, em sinal de haver quem não se queira manifestar publicamente mas discorda, tenho recebido diversas mensagens particulares, por os comentadores não saberem aceder à caixa de comentários do blogue, às quais naturalmente tenho respondido que nada tenho a ver com nada deste tema. Mas ficando ciente que há muito quem veja artigos e páginas e não se manifeste por motivos vários. Aliás como se vê pelos números de visitas, que o gestor de um blogue ou página vê, comparativamente com as reações públicas. Entretanto, voltando atrás, quanto às votações, o melhor ainda seria a Direção indicar um nome apenas, como faz com as outras categorias, pois afinal é a Direção que fica com o alvo das atenções nas atribuições. De qualquer forma, tudo isto só demonstra como boa parte dos portistas de sempre sentem bem o FC Porto.

    ResponderEliminar