sábado, 13 de junho de 2026

Efeméride da ida da equipa de futebol do F.C. Porto à América em 1956

 

A 13 de JUNHO EM 1956, a equipa de futebol do Futebol Clube do Porto iniciava uma digressão pela América do Sul, e depois de ida ao Brasil, após a vitória no Campeonato Nacional e na Taça de Portugal da primeira dobradinha do FC Porto no futebol sénior, seguiu para a Venezuela.  

Vem assim a propósito lembrar essa digressão, na data da efeméride do início de tal viagem da delegação portista, que rumou para o outro lado do Atlântico. Na pertinência de neste dia a mesma ser lembrada na “Newsletter” quotidiana do FC Porto, Dragões Diário” - à qual assim também se aproveita para fazer uma vénia de apreço e reconhecimento, no sentido do serviço diário que presta, atendendo ao presente.

Então, conforme é bem lembrado no “Dragões Diário” desta data:

«Neste dia, em 1956, o F. C. do Porto partia rumo a Caracas, na Venezuela, para disputar a Pequena Copa do Mundo de Clubes. Ainda a saborear a conquista da primeira Dobradinha, os Dragões disputaram seis jogos em 20 dias, somando duas vitórias, um empate e três derrotas, registo que valeu a medalha de bronze num torneio ganho pelo Real Madrid. Os portistas Acúrcio e Teixeira foram eleitos o melhor guarda-redes e o melhor avançado da competição, respetivamente.»

Dessa digressão, registou o jornal O Porto diversos aspetos de tão longa estada pelos ares americanos. Dando conta de peripécias da época. Como agora se recorda, deitando olhos pelas páginas do mesmo antigo órgão informativo e historiador do FC Porto, a começar por imagens sugestivas do capitão Virgílio com galhardetes oferecidos em nome do F. C. Porto durante a digressão.

Atente-se então nas diversas reportagens e apontamentos extensivos, até á crónica do jogo final de encerramento.









Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário