sábado, 28 de julho de 2018

Apresentação da equipa principal do futebol do FC Porto


Todos os anos há algo de similar no começo de cada época, para lá das esperanças e fé que move os passos ao local da apresentação oficial da equipa portista do futebol sénior, para ver a equipa principal, afinal, do FC Porto, sendo o futebol o desporto rei. Diferindo apenas a amplitude, através dos tempos.

Em épocas de outrora tudo se processava inicialmente no antigo confessionário dos balneários, com a equipa técnica a ser apresentada pelo presidente e pelo chefe do departamento de futebol, seguindo-se inicial palestra do treinador e posterior reunião de conjunto a definir as linhas mestras para a época, até que os jogadores subiam ao relvado do estádio das Antas, perante a curiosidade dos sócios e restantes adeptos ciosos e sequiosos de ver futebol através dos jogadores do FC Porto. Muito diferente dos tempos atuais, em que a apresentação aos sócios e apoiantes acontece já com os trabalhos de preparação em curso, após treinos e estágios, metendo programa festivo deveras atrativo, como hoje se verifica.

Não faltam fotos desses momentos, dos mais variados modos e feitios. Contudo, para assinalar mais um início de época a sério, desta feita em dia de apresentação oficial da equipa portista para a época que se perfila após a grande conquista ainda de fresca memória, ilustra-se esta singela memorização com uma imagem pessoal nas bancadas do estádio das Antas no dia de apresentação de há uns anos bons – quando em 1996 o autor deste blogue, mais uma vez, se deslocou propositadamente ao Porto, nesses tempos em que ainda nem havia autoestrada de ligação do interior do distrito do Porto para a capital do Norte, por exemplo, para presenciar in loco a apresentação do FC Porto. Por sinal em dia da chegada do Jardel e entrada em cena do restante plantel que, mais uma vez teve uma grande época, depois. Entre cujo lote estava Sérgio Conceição, então a ingressar no plantel de honra do FC Porto, vindo de estada no FC Felgueiras por empréstimo, após alguns tempos de rodagem nalguns clubes.


Na pertinência, como que a dizer que vem a propósito, complementa-se pois este assinalar dessa tal vez, dum dia da apresentação, através de algumas páginas da revista Dragões, como ilustração acrescida, com correspondentes páginas de reportagem alusiva.


Ontem como hoje, a fé move os nossos passos, agora para o estádio do Dragão!

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário