sábado, 3 de julho de 2021

Ciclismo: O Nacional de Fundo e os 10 títulos do FC Porto (e não 6 ou 7) … no exemplo do título de Fernando Moreira em 1946 - e não só !

 

Na linha do que nos dias que correm se vai discorrendo sobre a geração que ouvia seus antecessores e respeitava a verdade, no sentido de não fazer as coisas à toa, como quem diz à pressa, mas antes com preocupação de estudo da realidade passada, calha a preceito um puxar de tempo atrás para não deixar que inverdades passem a enganos sucessivos. Como sucede por estes dias com o caso dos títulos Nacionais de Estrada do ciclismo, em que na história desse galardão já por 10 vezes ciclistas com a camisola do FC Porto inscreveram seus nomes da lista de honra dos campeões nacionais – e não menos como apareceu nalgumas publicações, nuns sítios 6, noutros 7. Com a agravante da página informática oficial do FC Porto ter ido na onda e pior ainda, mesmo depois de neste blogue, por exemplo, ter sido colocada a quantidade verdadeira, passados dias na revista Dragões (conforme se lê na versão on line entretanto já publicada da respetiva edição de julho) continuar esse erro acumulado. Acrescido ainda duma confusão entre os irmãos Moreira de Sá em 1950 e 1951, anos em que venceram à vez, uma cada um.  

Há que estudar e investigar, antes de publicar, para não levar até sucessivos lapsos - que depois passam a fazer história errada.

Curiosamente na equivocada relação, que enganosamente apareceu nessas publicações recentes, falta logo o primeiro título, que foi obtido por Fernando Moreira em 1946. Além de outros, obviamente.

Assim sendo (junto com a publicação de fotos de equipas de ciclismo do FC Porto com seus campeões nacionais de 1981 e 1982… Fernando Fernandes e Marco Chagas), a bem da verdade, regista-se aqui o verdadeiro rol de ciclistas Campeões Nacionais de Fundo (Estrada) do FC Porto, numa lista de honra que consta dos triunfos obtidos em (anos) e por (ciclistas em representação do FC Porto):

1946 - Fernando Moreira

1950 - Luciano Moreira de Sá    

1951 - Fernando Moreira de Sá

1953 - Onofre Tavares

1960 - Azevedo Maia

1962 – José Pacheco

1978 - Fernando Mendes

1981 – Fernando Fernandes

1982 - Marco Chagas

2021 – José Neves

Como se diz que por vezes quão pior que o que é feito contra vindo de fora, entre adversários, é ainda o que é feito dentro, não se pode deixar passar o caso sem reparo. Para que não subsistam dúvidas e não haja continuidade de mais esse erro transmitido. 

Ora, assim sendo, para provar o que se está a apontar, de modo que deixe de haver mais equívocos, neste caso particular, pelo menos, respiga-se o que foi publicado na revista Stadium de 24 de abril de 1946. Servindo o caso também para se ver como há coisas que vêm de longe… Tal o facto de nessa revista lisboeta já em 1946 não terem disfarçado certa azia por ter sido então um nortenho a ser campeão nacional. A pontos de, além do mais, nem terem publicado qualquer foto de Fernando Moreira como triunfador!


Também internamente, nos meios informativos do clube, ao tempo, foi o caso deveras assinalado. Como ficou a constar no "Boletim do F. C. P.", caderno-suplemento do jornal O Porto.


Obs.: - Desde já se adianta que não se aceitam nem publicam comentários abusivos sobre este tema, pois naturalmente quem teve tais enganos foi concerteza involuntariamente. Nem se alimentam polémicas, como por vezes acontece, quando há aproveitamentos de descontentes com outras situações. Este local é apenas de memória portista com ideia construtiva e de reposição de verdade, a bem do FC Porto.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário