Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 26 de outubro de 2013

Visita ao Museu F C Porto


Já lá estive, já também entrei no Museu do F C Porto!

 Logo pela manhã deste sábado dia 26 de Outubro, tendo assistido ao cerimonial da dança do Dragão, desperto por Jorge Nuno Pinto da Costa, mais uma vez. E, na companhia do meu filho, Nuno Cristiano, foi tudo passado diante dos olhos como que a fotografar mentalmente tudo o que consegui ver, durante cerca de duas horas e meia. Num naco de tempo em que nada mais me bailou no cérebro, a não ser o que tinha diante dos sentidos.


Nem vou procurar descrever o que vi e senti. Naturalmente. Quanto registei intimamente  e, para sempre recordar, pude captar nalgumas imagens fotográficas. Entre as quais (dentro do possível, por a legendagem não estar ainda bem iluminada)  fixei na objetiva duas das legendas de lembranças com que também contribuí. E outras curiosidades, do que pude ali viver em tais momentos de especial sentimento Portista. Do que guardarei sempre, tal qual o bilhete de convite de entrada, que no fim o nosso presidente me autografou. Aqui reproduzido, em digitalização, em anexo com o pin da abertura inaugural e a minha roseta de prata só usada em ocasiões especiais, como esta em que pude marcar presença.


Junto algumas fixações fotográficas desta minha primeira visita ao Museu F C Porto by BMG, no dia da abertura pública deste autêntico mundo do universo azul e branco.


Armando Pinto
~~»»» Clicar sobre as imagens, para ampliar «««~~

7 comentários:

  1. É Armando, fica difícil explicar, só estar e sentir.

    Abraço

    ResponderEliminar

  2. O antigo guarda-redes do FC Porto Vítor Baía teceu rasgados elogios ao museu dos dragões, que este sábado abriu pela primeira vez as portas ao público, admitindo que se trata de «uma obra de arte» por parte dos azuis-e-brancos.

    «Este é um espaço fantástico. Já tinha estado em museus de outros grandes clubes, como Real Madrid, Barcelona, Manchester United e Arsenal, e devo dizer que o FC Porto está de parabéns. Estamos na vanguarda, uns patamares acima dos outros. É mais um motivo de orgulho para o maior clube português e um dos maiores do mundo», afirmou Vítor Baía, em declarações ao Porto Canal.

    Entre tantos troféus que Baía conquistou ao serviço do FC Porto, o da taça UEFA de 2003 assume particular destaque para o ex-guardião.

    «Tem a ver com um sonho de criança. Quando vi a final da Liga dos Campeões de 1987 sonhei um dia viver algo semelhante. Quando penso na final da Taça UEFA e na conquista desse troféu, a emotividade vem ao de cima», explica Baía.

    O antigo internacional português sublinhou ainda que o patamar a que o FC Porto chegou não seria alcançável sem o contributo do presidente Pinto da Costa.

    «A cidade e o clube confundem-se. Isto só é possível pela liderança de um homem forte, a pessoa mais importante na história do clube», concluiu.

    Mais de mil pessoas visitaram o museu no primeiro dia
    O museu do FC Porto abriu este sábado portas ao público e, segundo dados do clube, foram mais de mil as pessoas que o visitaram.

    O FC Porto revelou este sábado que o primeiro dia do Museu do FC Porto by BMG foi visitado por mais de 1000 pessoas.



    O visitante número 1000, divulgou o FC Porto, foi um inglês, garantindo o meu teve mais de 1000 visitantes no primeiro dia da abertura ao público.

    Os responsáveis do FC Porto esperam que o número aumente durante este domingo, dia em que o Estádio do Dragão será palco do clássico entre portistas e sportinguistas.

    26-10-2013

    ResponderEliminar







  3. Reparei nessa carta Armando Pinto, e por momentos pensei em si. Depois disse para mim " não pode ser, deve ser uma coincidência de nomes". Afinal e mesmo!!! Parabéns, e obrigado, por ter sido um dos que levou e incentivou Pinto da Costa a chegar a presidência.
    Paulo Bizarro

    ResponderEliminar
  4. Os meus parabéns, pois sendo um seu admirador e seguidor aqui no blog, não fazia ideia que iria fazer parte do Nosso Museu.
    Agradecido pelos momentos da sua visita que aguça ainda mais o apetite para quem deseja visitá-lo um destes dias.

    ResponderEliminar
  5. Os meus parabéns pois fico muito satisfeito de saber que faz parte do NOSSO MUSEU

    ResponderEliminar
  6. parabéns! pela referência no Museu :D
    (é inteiramente merecida)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar