Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 28 de junho de 2025

Centenário do 2.º Título Nacional do FC Porto com o triunfo no 2.º Campeonato de Portugal de futebol em 1925

  

A 28 de JUNHO de 1925 o FC Porto venceu pela segunda vez o pioneiro Campeonato de Portugal, ao vencer o Sporting por 2-1 na final disputada em Viana do Castelo.

Depois do 1.º Título do FC Porto e do futebol português, alcançado em 1922 e respeitante à época de 1921/22, o FC Porto voltou a ganhar o Campeonato de Portugal em 1925, correspondente à época de 1924/25. Cuja conquista ocorreu a 28 de junho de 1925 – faz pois um século agora em 2025.

Sobre o tema, para melhor ilustrar o facto, deitamos os olhos da memorização por algumas páginas historiadoras que narram o acontecimento.

Assim, começa-se em modo mais reduzido por pequena referência contida numa pequena revista, duma edição especial da antiga revista Equipa, contendo entre os textos da autoria de Luís Cesar, também referência ao Campeonato de Portugal de 1924/1925.

(Embora com um erro no ano, pois não foi em 1924 mas sim 1925, entende-se ter havido lapso simples na escrita do algarismo correspondente.)

Continuando por uma página inteira do livro de formato grande “Fragmentos da História de Um Clube Secular, de Rui Anjos, edição do autor em 2010.

E por fim, em remate forte, algumas páginas da obra “Glória e Vida de 3 Gigantes”, da parte referente ao F C Porto, através de narrativa bem descrita por António Simões.




Fica assim documentado esse campeonato, há 100 anos conquistado pelo FC Porto, na tabela de 1925/2025!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

quinta-feira, 26 de junho de 2025

FC Porto Campeão Nacional de Hóquei em Patins de 2024/2025. Bicampeão - com o título festejado em casa do adversário finalista!

 

- 25/6/2025 – Hóquei em Patins/Equipa Sénior – Futebol Clube do Porto conquista o título de Campeão Nacional da época de 2024/2025, ao vencer o 4.º jogo da final por 3-2, em Barcelos, totalizando 3-1 em jogos vitoriosos entre os 2 finalistas – através de 2 vitórias no Dragão Arena, Porto, mais 1 em Barcelos, esta decisiva da atribuição da vitória final no Campeonato. Festejando assim a vitória, que deu o triunfo no jogo decisivo, em casa do adversário da final. Conseguindo também o FC Porto pela segunda época consecutiva o 1.º lugar no Campeonato Nacional, tornando-se Bicampeão.

Para a História que fica na Memória Portista, regista-se em partilha a devida nota informativa da página oficial do Clube:

«FC Porto voltou a vencer o OC Barcelos (3-2) e repetiu um feito que já remontava a 2002/03

O FC Porto é Bicampeão Nacional de hóquei em patins! Nesta quarta-feira, no Pavilhão Municipal de Barcelos, os Dragões derrotaram o OC Barcelos (3-2) pela terceira e última vez na final do Play-off e conquistaram o 26.º título nacional do palmarés azul e branco, aumentando assim a diferença para Benfica (24) e Sporting (9). Desde 2002/03 que o FC Porto não era Bicampeão Nacional de hóquei em patins e na altura foi o segundo de 10 campeonatos ganhos de forma consecutiva.

Em mais um duelo com lotação esgotada, o FC Porto entrou com a corda toda e aos cinco minutos já vencia por 1-0: Rafa recuperou a bola na meia pista barcelense e ofereceu o golo a Gonçalo Alves, que não perdoou na cara de Conte Acevedo. A boa entrada dos Dragões teria continuidade pouco depois com o remate fulminante e certeiro de Carlo Di Benedetto, o autor do 2-0. Já dentro do último minuto da primeira parte, Miguel Rocha reduziu a diferença para o OC Barcelos.

O descanso não retirou fulgor a nenhuma das equipas, mas tal como na etapa inicial, foi o FC Porto a entrar melhor na etapa complementar. Em grande forma neste final de época, Gonçalo Alves bisou na conclusão de um contra-ataque e voltou a dar dois golos de vantagem aos Dragões, mas o OC Barcelos não se deixou ficar e voltou a encurtar a diferença, desta vez por intermédio de Pedro Silva. No lance seguinte, o mesmo Pedro Silva viu o cartão azul e o FC Porto dispôs de um livre direto.

No frente a frente com Conti Acevedo, Gonçalo Alves não logrou o hat-trick e o guarda-redes minhoto levou a melhor, inclusive nas investidas portistas no powerplay que se seguiu. Do outro lado, a castigar a 10.ª falta do FC Porto, Luís Querido também não conseguiu bater Xavier Malián na cobrança do respetivo livre direto. Apesar do forcing final do OC Barcelos, o FC Porto uniu-se como nunca dentro da pista e segurou com tudo a vitória que valeu a conquista de mais um título de campeão nacional. À semelhança da temporada passada, também festejou na condição de visitante.

FICHA DE JOGO

OC BARCELOS-FC PORTO, 2-3

Campeonato Nacional, Play-off, final, jogo 4

25 de junho de 2025

Pavilhão Municipal de Barcelos

Árbitros: Joaquim Pinto, Manuel Oliveira e João Silva

OC BARCELOS: Conti Acevedo (g.r.), Luís Querido (cap.), Miguel Rocha, Pol Manrubia e Danilo Rampulla

Suplentes: Luís Barbosa (g.r.), Santiago Chambella, Pedro Silva, Poka e Miguel Vieira

Treinador: Rui Neto

FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Hélder Nunes, Rafa, Gonçalo Alves (cap.) e Carlo Di Benedetto

Suplentes: Leonardo Pais (g.r.), Telmo Pinto, Edu Lamas, Ezequiel Mena e Diogo Barata

Treinador: Ricardo Ares

Ao intervalo: 1-2

Marcadores: Gonçalo Alves (5m e 31m), Carlo Di Benedetto (14m), Miguel Rocha (25m), Pedro Silva (35m)»

( fcporto.pt )

Depois de durante a época a equipa portista ter passado por dificuldades várias, sobretudo devido a lesões de alguns dos hoquistas que impediram de ter todas as suas peças em momentos decisivos, finalmente a temporada culminou com toda a equipa em pleno, terminando em apoteose, muito justamente. Sendo o FC Porto Campeão e Bicampeão Nacional.


E a taça de Campeão veio para o Porto!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

quarta-feira, 25 de junho de 2025

De vez em quando: Uma crónica antiga com seu quê de atualidade… em lembrança de mais um dos antigos d’ O Porto” – José Viana!

 

Na linha do anterior artigo publicado neste blogue, desta feita deita-se os olhos da recordação sobre um artigo da lavra de José Viana, publicado também na edição do jornal O Porto de 21/8/1975. Dando esta crónica de opinião e análise um vislumbre ao que se passava no FC Porto naquele tempo, no defeso do futebol no verão de 1975, mostrando a curiosidade de, pese a distância e os pormenores de nomes diferentes, se assemelhar a algo que vai ocorrendo tantos anos depois… Ao mesmo tempo que, com este artigo, se lembra ainda mais um antigo colaborador d’ O Porto, desta vez o já falecido José Viana, ao tempo Sub-Chefe de Redação, e que mais tarde chegou a ser Diretor do mesmo jornal do FC Porto.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

terça-feira, 24 de junho de 2025

De vez em quando… Uma crónica dum jogo particular, em lembrança de dois antigos colaboradores d’ O Porto - Alfredo Machado e Fernando Timóteo!


No defeso do futebol, da transição de uma época para a seguinte, é normal haver jogos particulares. Como no caso desta vez a memorizar, de um jogo da equipa principal do FC Porto diante duma equipa soviética, ao tempo, em 1975. Sendo a tema propício para lembrar dois antigos elementos do jornal O Porto, entretanto já falecidos. A calhar em tempo que os antigos colaboradores do extinto jornal do FC Porto de vez em quando se vão reunindo em convívio dos ainda sobreviventes.

Lembra-se assim desta vez o antigo colaborador de redação, Alfredo Machado, naquele tempo também membro do Conselho de Gestão do jornal, através de sua crónica sobre o jogo que desta feita se recorda. Sendo as fotografias da lavra do sr Fernando Timóteo, fotógrafo oficial do jornal do FC Porto e mesmo um senhor da arte fotográfica. 

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

sexta-feira, 20 de junho de 2025

Falecimento de Carlos Amaral – histórico do Hóquei em Campo do FC Porto

Faleceu Carlos Amaral, um dos históricos do Hóquei em Campo do FC Porto, modalidade extinta no tempo da presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa, mas que ficou na memória portista como uma modalidade familiar que gerava grandes simpatias e amizades portistas. 

A notícia de seu falecimento chegou no decurso deste dia quente de sexta-feira 20 de junho, deixando uma transpiração de saudade e laivos de recordação.

Atleta do Hóquei em Campo do FC Porto, em cuja modalidade e na sua secção portista «foi Campeão Nacional em 1961/62, 1963/64, 1967/68 e 1968/69» (quatro títulos nacionais – conforme está registado assim no volume de fascículos encadernáveis “FC Porto figuras & factos 1893-2005”, de J. Tamagnini Barbosa e Manuel Dias, ed. O Comércio do Porto e produto oficial FC Porto licenciado em 2005). 

Carlos Amaral era sempre lembrado em referências ao Hóquei em Campo azul e branco. Tanto que foi em 1968 reconhecido como referência da sua modalidade do FC Porto com a atribuição do Trofeu Pinga, máximo galardão de honra do FC Porto ao tempo e antecessor do atual Dragão de Ouro. 

Enquanto jogador foi internacional pela Seleção Portuguesa. E após  terminar a carreira  em 1970 (no fim da época de 1969/70), logo em 1970/71 passou a treinador do FC Porto (tendo comandado a equipa na fase preliminar da Taça dos Campeões Europeus disputada em Itália no final da década de 1970), bem como desempenhou o cargo de selecionador e treinador da seleção nacional (como por exemplo em 1974 esteve no comando da seleção que disputou em Madrid o Campeonato da Europa, ele então como treinador e Belmiro Medeiros como selecionador).

Carlos Amaral ficou na História entre campeões merecedores de saliência na história da modalidade no FC Porto, como Venceslau Teixeira, Mário Capitão, e pelo tempo adiante mais uns Lino Ferreira, Victor Lopes, Manuel Amaral, Ferramenta, Carlos Pinto, Miguel Coelho, Daniel Pinto, Carlos Monteiro, Marinho, José Luís, Joaquim Leite, Fernandito, etc. Sendo Carlos Amaral, em seu tempo, um dos colunáveis mais vistos, como aparecia nas gravuras identificativas da modalidade no clube.

= Imagem de um jogo no campo da Constituição, em 1969/70 (recorte do jornal O Porto, de arquivo do autor)

Na página oficial da Federação Portuguesa de Hóquei é referido esse grande hoquista assim:

«Carlos Amaral foi jogador do Futebol Clube do Porto e da Seleção Nacional, destacando-se pela sua qualidade, dedicação e espírito desportivo. Posteriormente, assumiu também funções de selecionador nacional, continuando a contribuir com enorme competência para o desenvolvimento da modalidade em Portugal.

É, com justiça, considerado uma das maiores referências do hóquei em campo do FC Porto e um nome que ficará para sempre ligado à história do nosso desporto.»

A sua úiltima aparição pública conhecida foi em 2019, num encontro de antigos Hoquistas do hóquei em campo portista, realizado no Porto. Como se pode recordar (clicando) em

https://memoriaporto.blogspot.com/2019/12/encontro-de-antigos-hoquistas-do-hoquei.html

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))


terça-feira, 17 de junho de 2025

Visita de um amigo e colecionador Portista - Paulo Jorge Oliveira

 

- Hoje foi dia de receber a visita de um amigo Portista, com quem mantenho contacto regular via Internet e telemóvel, e de vez em quando também pessoalmente em encontros, sobretudo no estádio e no museu do Dragão, mas também nalgumas vindas dele aqui ao meu espaço doméstico. Como no caso de hoje, em que estando ele de férias, aproveitou para me fazer uma visita. E então, como por vezes acontece, trocamos entre nós material portista do que um e outro vamos tendo repetido e assim passa a completar as nossas coleções.

Foi mais uma tarde de Portismo com a visita do Paulo Jorge Oliveira, que se assinala nesta vida de Dragão.

Abraço amigo.

Armando Pinto

((( Clicar sobre a imagem )))

segunda-feira, 16 de junho de 2025

Mais um fim-de-semana com História no FC Porto (de 13 a 15/6/2025)

 

- 13, 14 e 15/6/2025 – FC Porto com a New Balance em Nova Iorque, na celebração de 10 anos da parceria do FC Porto com a marca New Balance.

Sexta, sábado e domingo houve festiva celebração dos 10 anos de parceria FC Porto-New Balance.  Na sexta o Presidente do Futebol Clube do Porto, André Villas-Boas, foi recebido num momento de confraternização com a New Balance, que contou com a presença, entre outros responsáveis, de Andrew McGarty, Diretor de Marketing Desportivo da marca. A modelo Sara Sampaio, que deu a cara pelos equipamentos 2025/26 do FC Porto, também esteve presente. Enquanto no sábado foi proporcionado aos adeptos azuis e brancos presentes nos Estados Unidos um momento de confraternização e festejo pela primeira década lado a lado, na proximidade de arrancar o Mundial de Clubes, nos Estados Unidos. E no domingo, data do jogo de estreia do FC Porto frente ao Palmeiras, a New Balance teve aberto um espaço cuidadosamente preparado para receber a nação azul e branca, localizado na 45 Grand Street de Nova Iorque, região do Soho. Cujo espaço estava devidamente preparado para celebrar o FC Porto, contando com surpresas para os adeptos, incluindo distribuição de brindes, mais a presença das mascotes Draco e Viena, e ainda um café com produtos portugueses, como também a venda de produtos FC Porto e New Balance, perante destaque para os equipamentos da temporada 2025/26. Por fim, também no domingo, aquando do jogo com o Palmeiras, houve uma “Watch Party” privada, destinada a parceiros para acompanhar a estreia do FC Porto no Mundial de Clubes da FIFA.

- 13/6/2025 – Presidente do FC Porto André Villas-Boas, participou no “Podcast Men In Blazers”. André Villas-Boas foi convidado do podcast Men in Blazers, a maior empresa de media norte-americana focada exclusivamente no futebol. No âmbito do Mundial de Clubes.

Com interesse alargado na Champions League, Premier League e outras ligas de topo ao redor do globo, a Men in Blazers inclui podcasts disponíveis nas principais plataformas de distribuição, bem como um programa televisivo, que já vai na 11.ª temporada, na Peacock. Quer o podcast, quer o programa televisivo já receberam figuras de proa do desporto mundial como Lewis Hamilton (F1), Carmelo Anthony (NBA) ou Rory McIlroy (Golf), além de pessoas do futebol como Wayne Rooney ou Megan Rapinoe, entre outros.

- 14/6/2025 – Futebol/Equipa FC Porto Vintage – Participação da equipa Vintage do FC Porto em jogo de beneficência a favor do IPO do Porto, com um Leixões-FC Porto em Velhas Guardas, (“Derby Solidário – Ajuda ao apetrechamento IPO-Pediatria”)disputado no Estádio da Maia, entre as respetivas equipas de veteranos. Encontro organizado pelo Lyons, a favor do IPO do Porto, visando angariação de fundos para aquisição de máquinas do cancro infantil. Tendo o jogo solidário terminado com a vitória do FC Porto Vintage por 7-0. 

- 14/6/2025 – Futebol Feminino/Sub-19 – FC Porto vencedor da Taça Nacional Sub-19.

Mais um título de Campeão Nacional no futebol feminino, com a vitória sobre o GD Ilha na segunda mão da final da Taça Nacional de Sub19 – o 2.º título a nível nacional (juntando a este o de Campeão Nacional da 3.ª Divisão de equipas seniores e 3º contando o primeiro Distrital (título de Campeão Distrital da 1.ª Divisão de Sub-19 da AF Porto, em janeiro)

Confirmando a vitória por 2-1 obtida em casa na 1.ª mão, a 31 de maio, diante do CD Ilha, da Associação de Leiria, no culminar da 2.ª Fase da Taça Nacional e disputa da final, a duas mãos, a equipa do FC Porto do escalão foi vencer também a casa da equipa adversária, por 3-0 a favor. E assim a equipa portista venceu a prova, Taça Nacional de Sub-19 (antigo escalão de Juniores).

- 14/6/2025 – Presidente do FC Porto André Villas-Boas participou e falou na “Columbia Business School”. Tendo o Presidente e o Chief Strategy Officer do FC Porto participado na Distinguished Speaker Series, em antecipação ao Mundial de Clubes da FIFA, em Nova Iorque para intervir na Columbia Business School, onde foi convidado a participar no ciclo de conferências da na Distinguished Speaker Series, que reúne algumas das figuras mais influentes do mundo empresarial. O Presidente do FC Porto esteve acompanhado por Michele Montesi, Chief Strategy Officer do clube - ambos antigos alunos da Columbia Business School - e juntos partilharam com estudantes e professores a visão estratégica do FC Porto, numa sessão moderada pelo Professor Jonathan Knee. No âmbito do Mundial de Clubes da FIFA 2025 ser apontado como uma oportunidade estratégica para reforçar a visibilidade internacional e aprofundar a ligação emocional com um público global cada vez mais alargado.

- 15/6/2025 – Desporto Adaptado / Ténis de mesa – Equipa do FC Porto conquistou sete medalhas (2 de prata e 1 de bronze por equipas, mais 1 de prata e 3 de bronze individuais) no Campeonato Nacional de Singulares e Equipas.

Tendo estado representado por nove atletas no campeonato disputado em Leiria, o FC Porto, através da sua equipa de ténis de mesa adaptado, arrecadou um total de sete medalhas no Campeonato Nacional de Singulares e Equipas que decorreu durante o fim-de-semana no Pavilhão Municipal do Lis: Joaquim Ferreira alcançou a medalha de bronze na classe 2-3 e na classe 6 houve dois portistas no pódio: Fabiano Rodrigues em 2.º e Nuno Machado em 3.º. Também Luca Vasconcelos (classe 11) e João Oliveira (classe Síndrome de Down conquistaram medalhas de prata. Na vertente coletiva, a dupla Alberto Fernandes/Joaquim Ferreira trouxe o bronze para a Invicta, enquanto Luca Vasconcelos e Hélder Monteiro ascenderam ao degrau intermédio do pódio, no 2.º lugar.

- 15/6/2025 – Futebol Sénior-Mundial de Clubes/FIFA Club World Cup 2025 ]–  Estreia da equipa do FC Porto, na primeira jornada do Grupo A do Mundial de Clubes. 

A equipa principal do FC Porto teve estreia no Mundial de Clubes com um empate de 0-0 diante do Palmeiras do Brasil, no novo formato com grupos de equipas de todo o mundo. 


Na ocasião o Presidente do FC Porto, André Villas-Boas, e a Presidente do Palmeiras, Leila Pereira, trocaram lembranças alusivas ao acontecimento, assinalando o jogo entre os dois clubes na primeira jornada do Grupo A do Mundial de Clubes. 

- 15/6/2025 – Desporto Adaptado/Boccia – Equipa do FC Porto conquistou 4 medalhas de prata no Nacional de Pares e Equipas em Boccia BC1/BC2, BC3 e BC4/BC5.

= A equipa de boccia portista formada por Pedro Ferreira, David Araújo e Dinis Monteiro subiu ao pódio para a medalha de prata do 2.º lugar em BC1/BC2, enquanto os pares Tiago Tavares/Nuno Mesquita e Virgílio Ferreira/Rolando Ferreira repetiram o feito na primeira divisão de BC3 e Alice Moreira/Ezequiel Moreira e Diogo Castro/Rui Castro no segundo escalão da mesma categoria. O medalheiro coletivo ficou completo com o 2.º lugar conquistado pela dupla Carla Oliveira e Tiago Silva em BC4/BC5, no Campeonato Nacional de Pares e Equipas, que decorreu em Viseu.

- 15/6/2025 - FC Porto distinguido com o Prémio Forever Green 2025”. Distinção entregue pelo Real Betis, de Sevilha, que premeia o trabalho do clube na área da sustentabilidade ambiental

= O FC Porto foi distinguido com um Prémio Forever Green 2025, entregue pelo Real Betis, de Sevilha, a reconhecer o compromisso ambiental de entidades, meios e profissionais. A distinção vem destacar o trabalho realizado pelo clube na área da sustentabilidade, premiando a gestão eficiente de recursos na categoria “Liderança Ambiental no Desporto”.

(A Forever Green é a plataforma de sustentabilidade ambiental do Real Betis, que nasceu com o propósito de consciencializar para a luta contra as alterações climáticas, aproveitando a projeção do futebol a nível global para o usar como ferramenta de transformação social. Na Gala deste anom2025, que foi a terceira, o FC Porto foi o clube de futebol distinguido. Além dos Dragões, foram premiadas a National Geographic, o Aquário de Sevilha, o Ministério da Agricultura, Pescas e Ambiente das ilhas baleares e, a título individual, o divulgador ambiental Javier Peña e o explorador e ativista Nacho Dean.)

15/6/2025 – Futebol/Sub-13– FC Porto venceu o Torneio Internacional Fernando Pilar da Cunha, do FC Marinhas, em Esposende.

A equipa de futebol Sub-13 do FC Porto venceu o Torneio Internacional do Marinhas, com o nome de Fernando Pilar da Cunha, sucedendo ao anterior vencedor, Roma. Torneio que contou ainda com mais o Celta e outras equipas que totalizaram 8, divididas por portuguesas e estrangeiras, entre os quais se contavam o Inter de Milão, o Benfica, Sporting, etc. Tendo o FC Porto vencido o Sporting, o Marinha e o Celta de Vigo, na fase de apuramento, adversários que o FC Porto superou só com vitórias, concluindo a fase de grupos em 1.º lugar, apurando-se para a final, na qual defrontaram o Braga e vencerem por 2-0. E além do trofeu de vencedor da prova, o FC Porto ainda venceu o troféu da melhor defesa.

 Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

sábado, 14 de junho de 2025

FC Porto vencedor da Taça Nacional Sub-19 de Futebol Feminino!

 

- 14/6/2025 – Futebol Feminino/Sub-19 – FC Porto vencedor da Taça Nacional Sub-19 !

Mais um titulo de Campeão Nacional no futebol feminino, com a vitória sobre o GD Ilha na segunda mão da final da Taça Nacional de Sub19 – o 2.º título a nível nacional (juntando a este o recente de Campeão Nacional da 3.ª Divisão de equipas seniores) e 3º total, contando o 1.º Distrital (título de Campeão Distrital da 1.ª Divisão de Sub-19 da AF Porto, em janeiro), na 1ª época do futebol feminino no FC Porto!

Confirmando a vitória por 2-1 obtida em casa na 1.ª mão, a 31 de maio, diante do CD Ilha, da Associação de Leiria, no culminar da 2.ª Fase da Taça Nacional e disputa da final, a duas mãos, a equipa do FC Porto do escalão foi vencer também a casa da equipa adversária, por 3-0 a favor. E assim a equipa portista venceu a prova Taça Nacional de Sub-19, escalão de Juniores. Com o total de 5-1 nas duas mãos da grande final disputada no Olival e em Pombal.

Para a história: Com golos de Joana Senra e Matilde Vaz, as juniores portistas impuseram-se por 2-1 no jogo da primeira mão, disputado a 31 de maio no relvado sintético do CTFD PortoGaia. Na segunda, jogada sábado 14 de junho, no Campo das Lagoas, o bis de Isabela Pereira e outro remate certeiro de Rosa Fontes construíram a vitória por 3-0.

No site da Federação Portuguesa de Futebol foi descrita a mesma vitória, em crónica que para constar se respiga, com a devida vénia:

«Vitória na segunda mão, diante do GD Ilha, assegurou título. Presidente Pedro Proença felicita portistas

A equipa de sub-19 do FC Porto conquistou, este sábado, a Taça Nacional de sub-19. No segundo jogo da final, diante do Grupo Desportivo da Ilha, em Pombal, as portistas venceram, por 3-0, e festejaram no final.

Depois da vitória no primeiro jogo, por 2-1, o FC Porto adiantou-se no marcador, por Rosa Fontes, a fechar a primeira parte. Na segunda parte, a grande figura do encontro foi Isabela Pereira, autora de mais dois remates certeiros (49 e 69, este de penálti).

Depois de uma primeira fase com quatro vitórias e uma derrota, as portistas avançaram para os quartos de final. Depois de ultrapassarem o Viseu 2001, encontraram o Vitória SC na meia-final, última fase antes da final com o GD Ilha, representante da AF Leiria. Com esta vitória, e no espaço de uma semana, o FC Porto assegura o segundo título no Futebol Feminino, depois da conquista, por parte da equipa sénior, do Campeonato Naconal da 3.ª Divisão.

O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, felicita as sub-19 do FC Porto pela conquista do título. "Em meu nome e em nome da Federação Portuguesa de Futebol, felicito o FC Porto pela conquista da Taça Nacional de sub-19. Parabéns a todas as jogadoras, equipa técnica, staff, Direção e adeptos pelo segundo título de Futebol Feminino, no primeiro ano de aposta do clube", afirmou o Presidente da FPF.»

(fpf.pt/pt )

Armando Pinto

((( Clicar sobre as fotos – também da página fpf.pt )))

segunda-feira, 9 de junho de 2025

Mais um fim-de-semana para a História Portista!

- 08/6/2025 – Futebol Feminino/Sénior – FC Porto Campeão Nacional da 3.ª Liga – na 1ª época do futebol feminino no FC Porto. Alcançando o 1.º  título do futebol feminino sénior.  

O FC Porto venceu a Final do Campeonato Nacional. Triunfando também no último jogo, da 2ª mão, depois de ter vencido o primeiro. O FC Porto é campeão no futebol feminino! Culminando em apoteose a época vitoriosa, após os primeiros lugares conquistados em ambas as fases da zona Norte e conquistada a subida de divisão, foi conquistado também o título nacional.

Depois de na 1.ª Mão da Final o Campeão da zona Norte FC Porto ter vencido por 4-1 o Real de Massamá no estádio do Dragão, desta vez e por fim, no jogo da 2.ª Mão o FC Porto foi a casa do adversário do Sul, a Massamá, voltar vencer, desta feita por 2-1, e assim foi terminado o Campeonato e a época em beleza.

Concluída a primeira temporada do futebol feminino, o FC Porto acabou totalmente vitorioso o Campeonato Nacional da 3.ª Divisão e venceu 34 dos 36 jogos disputados em todas as competições, tendo perdido apenas contra adversárias da Primeira Liga: o Marítimo na terceira eliminatória da Taça de Portugal (0-1) e o Valadares Gaia na final da Taça AF Porto (0-3). No dia seguinte o trofeu da vitória foi entregue no Museu do FC Porto, em cerimónia presidida pelo presidente André Villas-Boas, que criou a modalidade do futebol feminino no FC Porto.

- 08/6/2025 – Bilhar/ às 3 tabelas – José Miguel Soares sagra-se Campeão Nacional de bilhar às três tabelas. O Bilharista do FC Porto terminou à frente do companheiro de equipa Rui Manuel Costa, anterior campeão.

José Miguel Soares é o novo Campeão Nacional de bilhar às três tabelas. O atleta do FC Porto foi o grande vencedor da fase final, disputada no Centro Bilharista da Amadora. O bilharista de 30 anos consagrou-se como um dos mais jovens campeões da história, com seis vitórias e um empate, frente a Rui Manuel Costa - anterior detentor do título e colega de equipa que terminou no segundo lugar. Manuel Santos Oliveira, do Leça FC, fechou o pódio.

- 08/6/2025 – Seleção Portuguesa principal de futebol sénior – A Seleção A de Portugal venceu a Liga das Nações, com 2 portistas: Diogo Costa a guarda-redes titular e Rodrigo Mora a suplente não utilizado. 


Tendo, na prova realizada na Alemanha, a seleção portuguesa eliminado a Seleção Alemã na meia-final por 2-1; e na final derrotou a Espanha na marcação de penaltis, visto o jogo ter terminado empatado 2-2, resultado que se manteve após prolongamento. Nos penaltis Diogo Costa foi herói ao defender um penalti, que deu a vitória a Portugal.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

domingo, 8 de junho de 2025

FC Porto Campeão Nacional de Futebol Feminino da lll Divisão, a divisão inicial no 1.º ano da equipa do FC Porto na modalidade! Depois da Subida de Divisão, o título do 1.º lugar do Campeonato!!!

O FC Porto venceu a Final do Campeonato Nacional. Triunfando também no último jogo, da 2ª mão, depois de ter vencido o primeiro. O FC Porto é campeão no futebol feminino! Culminando em apoteose a época vitoriosa, após os primeiros lugares conquistados em ambas as fases da zona Norte e conquistada a subida de divisão, foi conquistado também o título nacional.

O FC Porto é Campeão Nacional no Futebol Feminino, na divisão inicial em que participou no 1.º ano da equipa portista na modalidade! Depois da Subida de Divisão, eis o título do 1.º lugar do Campeonato! 

Depois de na 1.ª Mão da Final o Campeão da zona Norte FC Porto ter vencido por 4-1 o Real de Massamá, no estádio do Dragão, desta vez e por fim, no jogo da 2.ª Mão, o FC Porto foi a casa do adversário do Sul, a Massamá, voltar vencer, desta feita por 2-1, e assim foi terminado o Campeonato e a época em beleza.

Como foi a primeira temporada e logo a vencer, ficando para a história este domingo 8 de junho de 2025, ajusta-se à medida o título com que no site do FC Porto foi encimada a crónica respetiva: VENCEDORAS COMO SEMPRE, CAMPEÃS COMO NUNCA

FC Porto ganhou em Massamá (2-1) e conquistou o primeiro título no futebol feminino

O FC Porto é oficialmente Campeão Nacional da terceira divisão feminina. Seis semanas depois de garantirem a subida e duas após golearem o Real SC no Estádio do Dragão por 4-1, as portistas impuseram-se por 2-1 em Massamá, selando a conquista do título com um registo perfeito de 26 vitórias, 221 golos marcados e apenas nove sofridos nas 26 jornadas do campeonato.

Neste último jogo, o conjunto da casa adiantou-se em cima do intervalo (aos 43 m) na cobrança de uma grande penalidade e a reviravolta azul e branca só surgiu para lá do minuto 90: primeiro, Beatriz Amorim aproveitou uma defesa incompleta da guardiã adversária para empatar (1-1); depois, Verónica Khudyakova assistiu Cristina Ferreira e a camisola 29 rematou cruzado para o fundo das redes de Gabriela Cultura (1-2).

Tatiana Beleza, Ema Gonçalves, Joana Ferreira, Mariana Queirós, Karoline Lima, Cláudia Lima (cap.), Inês Valente, Joana Neves, Adriana Semedo, Cristina Ferreira e Verónica Khudyakova foram as onze eleitas por Daniel Chaves, que ainda lançou Matilde Vaz (55m), Inês Oliveira (55m), Beatriz Amorim (77m) e Marta Rodrigues (86m) a partir do banco de suplentes.

Concluída a primeira temporada do futebol feminino, o FC Porto teve um percurso invicto no Campeonato durante toda a época e venceu 34 dos 36 jogos disputados em todas as competições, tendo perdido apenas contra adversárias da Primeira Liga: o Marítimo na terceira eliminatória da Taça de Portugal (0-1) e o Valadares Gaia na final da Taça AF Porto (0-3).»

(fcporto.pt)

= Daniel Chaves: O Treinador Campeão da primeira época! Correspondendo às esperanças e expetativas. Fazendo valer a iniciativa do Presidente André Villas-Boas com a criação da modalidade do Futebol Feminino no FC Porto!

Agora na próxima época vai ser a participação também primeira na 2.ª Liga Nacional. E… FC Famalicão, Estoril Praia, Clube de Albergaria, Vilaverdense FC, Benfica B, SC Braga B, Amora FC, Sporting B, CF Benfica, Gil Vicente, Tirsense, Guia FC, CA Ouriense, SC Rio Tinto, FC Porto e Real SC são as 16 equipas que vão integrar o segundo escalão português na época 2025/26.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))