Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Encontro de antigos hoquistas do Hóquei em Campo do FC Porto


Em tarde húmida e reluzente, enquanto na baixa do burgo portuense se preparava o ambiente do ascender das iluminações natalícias e a tradicional grande árvore de Natal aparecia já à vista da cidade, decorria mais acima, no velhinho campo da Constituição, «um almoço de confraternização dos antigos atletas de Hóquei em Campo do F.C. do Porto».


«Repasto que contou com cerca de meia centena de praticantes». Entre os quais será de destacar, pela sua representatividade, «duas das grandes glórias da modalidade, Carlos Monteiro e Carlos Amaral. Atletas, que deixaram de representar as cores do F.C.do Porto, há mais de 45 anos. Ali estiveram pelo menos, cinco gerações de atletas, em franco convívio, recordando bons momentos» que todos eles passaram naquele histórico campo da Constituição.


Antigo Campo da Constituição, que após ter sido remodelado através de obras de modernização, é agora oficialmente chamado “Vitalis Park”, embora tal recinto seja popularmente também conhecido por  “Dragon Force”, em virtude de ali funcionar a estrutura dessa valência da formação juvenil do FC Porto.


Do evento tomou conhecimento o autor deste blogue, como certamente muitos outros seguidores, através de um amigo que também esteve ligado a essa modalidade, agora desativada dentro do ecletismo portista. Sendo por meio de publicação no facebook do amigo Carvalho Brochado, antigo colega das lides de colaboração no jornal O Porto, que foi possível saber da louvável iniciativa, que com todo o gosto registamos agora neste espaçozinho de memória portista. E quão agradável é haver momentos assim a fazer memória, como a que decorreu então nesse recinto onde outrora houve o campo pelado de jogos de futebol, andebol de onze e hóquei em campo, e um rinque de patinagem para o hóquei em patins, «hoje completamente transformado num complexo desportivo de excelência», designado por “Vitalis Park”.

= Carlos Amaral e Carlos Monteiro foram homenageados pelos amigos do Hóquei em Campo do FC Porto. Momento alto do evento, entre significativos atos então vividos no “Vitalis Park”. Duas Glórias, que muito contribuíram para o engrandecimento do Hóquei em Campo em Portugal e do F.C.do Porto, em particular.

Disso, o que se fica a saber pela partilha do amigo Carvalho Brochado anota-se entre parênteses, sob crédito do que informou. Como, adiantando mais ao que o mesmo refere, por ele se fica também a saber que «ficou agendado já o próximo encontro para 2020 no mesmo local»


Está pois de parabéns a organização desse encontro, cujo evento permitiu entre eles rever antigos colegas e entre os mesmos conviverem em amena cavaqueira, possibilitando desse modo um reencontro de velhos companheiros, que defenderam sempre galhardamente as cores do F.C.do Porto, numa das chamadas modalidades olímpicas.

= Dois antigos atletas, Adriano e Rui, responsáveis pelo convívio do Hóquei em Campo do FC Porto.

Modalidade já historiada aqui neste recanto de Memória Portista, o Hóquei em Campo foi uma modalidade em que pontificaram alguns nomes que são considerados Estrelas do FC Porto, como, entre outros, se podem contar Carlos Amaral e Carlos Monteiro (este o do rótulo duma garrafa que originou haver já ter sido homenageado com um artigo neste blogue); assim como, no FC Porto (pela perspetiva mais pessoal aqui do autor destas linhas) foi também onde jogou Adriano, um felgueirense que orgulha como tal outro felgueirense portista. Além que o atual presidente da Federação respetiva, Armindo Vasconcelos, é também um natural de Felgueiras que até já foi alguém no antigo jornal O Porto, por exemplo.  

- Rui, antigo atleta e responsável pela organização e Tiago Marques, um dos apresentadores do F.C.do Porto do Porto Canal, filho do antigo hoquista Adriano.

Porque as imagens valem por muitas palavras, remata-se esta cronica de rememoração com algumas imagens sugestivas, reportando o acontecimento.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário