Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 4 de julho de 2025

Efeméride de bela recordação: o Título de Campeão de Portugal conquistado pelo FC Porto em 1937 !

A 4 de julho de 1937, o FC Porto bateu o Sporting por 3-2 em Coimbra e conquistou pela quarta vez o Campeonato de Portugal de futebol. Os comandados do austríaco François Gutkas venceram então graças aos golos de Lopes Carneiro (aos 8 minutos de jogo), de Carlos Nunes (60 m) e de Vianinha (76 m), este de grande penalidade, acrescido da confiança atrás proporcionada pela espetacular exibição de Soares dos Reis e o bom desempenho dos restantes elementos. Assim o treinador Gutkas ergueu aí o primeiro troféu ao cabo de apenas um mês de trabalho ao serviço do FC Porto. Nesse tempo em que, além da equipa principal, o mesmo responsável técnico orientou a escola de futebol dos Dragões (onde também deixou marca como massagista; e enquanto professor de futebol, foi nesses idos tempos o primeiro a ensinar José Maria Pedroto, quando o Mestre tinha apenas nove anos).


Depois de ultrapassar ao longo da prova, por eliminatórias, o Leixões com duas vitórias de 5-0 e 5-1, nas duas mãos, mais o Boavista por outras duas vitórias de 5-2 e 6-1, e o Belenenses por 0-1, única derrota  depois superada com concludente vitória de 4-0, o FC Porto chegou à final para disputar com o Sporting, cuja equipa saíra vitoriosa da série de seus jogos. Acabando o FC Porto por vencer por 3-2 na final.


Ora, depois de em 1921/22 ter sido disputado pela 1.ª vez uma prova futebolística de abrangência nacional, o Campeonato de Portugal, que o FC Porto logo venceu e como tal foi o primeiro campeão português, repetindo a graça depois em 1924/25 e ainda em 1931/32; bem como depois de em 1935 se ter intrometido a realização da Liga (mais tarde apelidada de Liga Experimental, por ter voltado a ser chamado de Liga o Campeonato Nacional muitos anos depois), que o FC Porto também venceu, manteve o FC Porto a tradição de primeiro vencedor e continuou em 1936/37 a saga no Campeonato de Portugal, que o então Campeão do Norte voltou a vencer, tornando-se Campeão de Portugal.  

Foi essa uma façanha que entusiasmou as gentes portuenses, a pontos da receção na cidade do Porto ter dido triunfal. Como dão testemunhos imagens da época, tal o exemplo que se recorda:  Na chegada à estação de São Bento. no Porto, em camioneta de caixa aberta. (Com uma legenda escrita pela mão de Soares dos Reis: "Ao lado a ofertante do coelhinho"... referindo-se à admiradora  que lhe ofereceu o célebre coelho com que ele se treinava a lançar-se para agarrar as bolas)!

É pois sobre essa autêntica epopeia de 1937 a eterna lembrança que apraz avivar. Deitando mãos e olhos da memória por publicações narrativas e historiadoras da época. A registar o acontecimento.

Do jornal O Primeiro de Janeiro:

Da Revista “Stadium”: imagens da chegada dos Campeões ao Porto!


E da mesma revista, uma galeria dos Campeões!


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário