Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Grande Vitória no Dragão…!


Vendo a reportagem do Porto Canal antes do jogo do F C Porto com o Bayern, ouvimos um pequeno adepto, entrevistado, a dizer que confiava na vitória mas que o Porto antes era melhor, segundo lhe parecia do que ouvia falar de 1987. Fruto do imaginário, está bom de ver, de como tudo parece com outro semblante à luz do tempo. Mas o F C Porto desta quarta-feira foi Porto, mesmo à Porto também.

«FC Porto über alles. Há jogos que ficam para a história e a vitória de ontem sobre o Bayern Munique é uma delas. Na competição em que melhor se estabelece a verdade das equipas, o FC Porto mostrou talvez frente à melhor de todas, com cinco campeões do mundo no onze inicial, que não tem medo de competir com ninguém. O resultado foi 3-1, mas até podiam ter sido mais. E que melhor convidado poderia haver para a vitória 200 no Estádio do Dragão…» Assim sintetiza tudo o que se passou o “ Dragões Diário”, novo espaço informático portista.

Embora ainda falte a outra metade da eliminatória para a concretização de mais um sonho, o certo é que esta vitória se torna emblemática em diversos campos, pois que não faltavam adversários, adeptos de outros clubes, a augurar uma abada, ou seja uma derrota com muitos golos sofridos, como diziam. Mas afinal nós Portistas é que para já estamos com a barriga como um abade, à maneira romântica, perante uma concludente vitória sobre uma das melhores equipas mundiais da atualidade. O que mostra bem que o F C Porto só não tem conseguido a liderança em Portugal devido às falsidades do sistema desportivo português, diante de vergonhosas arbitragens e jogos de bastidores a favorecer o clube do sistema, o SL Benfica, e a prejudicar descaradamente o clube representante de Portugal no estrangeiro, o F C do Porto.

Agora há que encarrar à luz da realidade indígena o próximo compromisso a nível nacional sabendo-se como o Benfica está já a afastar meia equipa do Belenenses, adversário que se está a prestar ao papel de vassalagem, talvez para não ter jogadores expulsos… durante o jogo. Interessando que a equipa principal do F C Porto consiga ao menos fazer a sua parte, vencendo a Académica. De modo a poder manter-se a pressão sobre o clube dos lampiões, a ver no que param as modas… Enquanto não chega o outro jogo. Mas, sempre com um único jogo na cabeça e sabendo que a equipa do F C Porto tem de marcar golos suficientes para superar os que possam ser anulados pela arbitragem, tanto como jogar como se estivesse sempre a chegar a hora h, contando com a habitual perseguição dos árbitros aos azuis e brancos.

Por ora, saboreamos esta vitória estrondosa, na noite mágica de ontem, a quarta-feira europeia em que o Bayern foi vergado no relvado do Dragão. Uma vitória inesquecível, daquelas para sempre recordar. Como recordamos bons momentos sempre que olhamos para a camisola de Pavão que temos em mãos (falando na terceira pessoa como mandam os cânones, mas, isto é, a camisola é minha – a que está na imagem cimeira deste artigo). Camisola à Porto oficial que em 1972 foi oferecida pelo Fernando Pascoal das Neves “Pavão” ao autor destas linhas.

Ilustramos assim isto, com uma recordação pessoal de outros tempos, porque imagens do jogo aparecem felizmente em muito lado. E convirá dar a conhecer às gerações presentes e futuras como era a camisola do F C Porto em tempos idílicos de afeição emblemática, tanto como o F C Porto não foi melhor antes ou depois. É sempre o F C Porto. Tudo fazendo parte da Memória Portista viva, que diz muito a muita gente.


Armando Pinto

3 comentários:

  1. Até parece que os nossos leram o artigo daqui de antes do jogo. Estamos bem e Deus queira que seja para continuar.

    ResponderEliminar
  2. E foi mesmo uma grande noite e um grande jogo.
    Ainda vai a meio a eliminatória mas esta grande vitória já ninguem nos tira. Agora venham dizer que só ganhamos a equipas fracas e que o nosso grupo era fraco.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Isto é ser Porto. Merecedor que todo o mundo portista se reveja assim e se enfarinhe nisto.

    ResponderEliminar