Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

F. C. Porto nos grandes momentos das representações oficiais do futebol português…!


Terminada a participação da seleção portuguesa de futebol profissional no Europeu deste ano de 2012, com a eliminação no desempate por grandes penalidades, já nas meias-finais da prova, fica um sentimento de alguma frustração perante uma participação honrosa mas não totalmente conseguida. Especialmente depois de se ter chegado até ao penúltimo jogo do mesmo campeonato, acabando infelizmente por sair ingloriamente, a equipa lusa, ao não ter sido alcançado o desiderato da chegada à final. 

Foi, contudo, deveras honrosa esta caminhada, que superou algo das expetativas, no fim de contas. Ficando garantido para a história uma página assinalável, para a qual, como de tantas outras vezes, contribuíram atletas do F. C. Porto.

O facto proporciona, enfim, um lembrete de recordações, atendendo ao F. C. Porto sempre ter estado nos grandes momentos do futebol português a nível de seleções, no caso.



Desde a participação com um futebolista na primeira equipa formada para representar o país como seleção portuguesa, em 1921; passando pela representação lusa que esteve presente pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, como sucedeu em 1928 (e a propósito recordar particularmente Valdemar Mota, 1º Olímpico do F.C. Porto); até ao Europeu Militar, de seleções militares em 1958; ao Europeu de juniores de 1961; mais o 3º lugar do Mundial de 1966 (e extensivamente particularizar a participação do “Magriço” Alberto Festa); ao 3º lugar no Europeu de França em 1984; mais os campeonatos conquistados nas categorias jovens, etc… até ao 2º lugar no Euro 2004 e 4º no Mundial de 2008, apesar de diversas injustiças e caricatas ocorrências nas preferências dos selecionadores e outros responsáveis federativos, sempre o F. C. Porto esteve representado, dizendo presente.


De alguns desses momentos heroicos, e apenas alguns como exemplos (priviligiando feitos mais antigos, por os mais recentes ainda estarem de fresco na retina), registamos imagens e dados através de recordações foto-documentais, numa rapsódia ao sabor da memória:
















Armando Pinto 
=== Clicar sobre as imagens, para aumentar ===

1 comentário:

  1. Testemunhando o contributo do FC Porto para a Selecção Nacional.

    Obrigado, Armando. Abraço.

    ResponderEliminar