No dia 16 de Outubro de 1993 realizou-se o jantar de encerramento das comemorações do centenário do F. C. Porto, tendo sido descerrada uma placa comemorativa na Sala-Museu do Estádio das Antas. Em memória do tempo da fundação, como testemunhava em tempos um quadro emoldurado figurante do mesmo Museu das Antas (ao qual se refere a imagem de cima), reportando a uma notícia do Jornal de Notícias de 1893, comprovativa da original criação do clube; e depois, volvido um século, então em 1993, com direito a lugar Vip no museu do F. C. Porto.
Ora, na atualidade e passado 19 anos desse acontecimento, estando-se ainda em período comemorativo do 119.º Aniversário do F. C. Porto, lembra tal efeméride uma relação existente com o historial do clube e um dos mais emblemáticos representantes, o futebolista Hernâni. A propósito de numa publicação alusiva ao centenário, também do JN, ter sido colocado esse nosso antigo ídolo dos estádios num pedestal digno da História Portista, qual símbolo clubista – como se dá conta, de página e meia respetivas dessa revista. Juntando ainda, depois, um recorte dum artigo jornalístico sobre o mesmo figurante do Memorial do F. C. Porto, cujo texto fala por si só.
Assim, na linha do trilho de preservação e transmissão que aqui se tem procurado fixar e comunicar, damos sequência à transmissão de algumas particularidades mais, de modo a procurar elevar a valorização de factos e casos do clubismo que nos enche as medidas.
Nesse intuito, continuamos enquanto a memória permitir, de modo a que não esqueça e ainda se passe a conhecer algo mais do que merece memorização, no âmbito azul e branco.
Armando Pinto
»»» Clicar sobre as imagens, para ampliar «««
As lembranças são poucas, mas o que bebi sobre Hernâni foi muito, o suficiente para dizer: foi um dos melhores e tivemos e ainda temos, grandes craques.
ResponderEliminarAbraço
"MEMÓRIAS DUM TRANSMONTANO
ResponderEliminarNO PASSADO E NO PRESENTE"
HERNÂNI foi o ídolo da minha adolescência (décadade 50); sem ele nunca me tornaria
num adepto do FC do PORTO.
FOI E SERÁ SEMPRE O MAIOR FUTEBOLISTA
QUE O PORTO TEVE.
Alguns transmontanos serviram o FC do PORTO e
fazem parte da história do clube:
- CORONEL CERQUEIRA; foi presidente do FC do PORTO. Era natural de Sanfins/Valpaços onde viveu durante muitos anos. Portanto, meu conterrâneo.
- PAVÃO e SÉNINHO naturais de Chaves, jogaram
no Grupo Desportivo da Chaves, antes de ser transferidos para o PORTO.
O PAVÃO faleceu durante uma partida no Estádio das Antas!
-O treinador Jesualdo Ferreira natural de Mirandela; que conquistou títulos e troféus
importantes para o nosso Clube. E Antero Henrique o "cérebro"; da SAD também é um transmontano de gema, radicado no PORTO.
Neste contexto, o FC do PORTO também faz parte de nós; pois os seus limites não de confinam somente à cidade.
Actualmente o FC do PORTO está representado
em todo o mundo e no coração dos portistas
da diáspora.
Em suma, SER PORTISTA É SER DIFERENTE;
É SER DRAGÂO; É SER CAMPEÃO.
PS: Brevemente o novo MUSEU do FC do PORTO
ostentará a NOSSA MEMÓRIA.
brevemente mas quando??ha datas previstas???
ResponderEliminarobrigado
Ao anónimo - que responde ao comentário anterior de Foreval (Alemanha):
ResponderEliminarEmbora sem mandado para isto, penso dever responder: refere-se à abertura do futuro museu do Dragão, pelo que percebo. O que, como todos tivemos conhecimento público, esteve agendado inicialmente para a ocasião dos 30 anos da Presidência de Pinto da Costa, portanto em Abril passado, mas por imprevistos ou atrasos, não explicados, o caso se tem atrasado. Mas confiamos que não de,morará assim já muito, teremos que aguardar.
Ao amigo Foreval:
ResponderEliminarPelo que conseguir saber, através de dicas que descortinei por um comentário noutro blogue, tendo o amigo diversos livros publicados e apreciável veia poética, além de dominar o estudo da história, porque não fazer um livro de poemas épicos sobre o nosso F. C. Porto? E, entretanto, se o vier a fazer, avise!