Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Campeões… Tricampeões… Vencedores do 27º Campeonato Nacional… e gozo pelo mau perder dos bombos de festa…!!!

 

Somos Campeões, o F C Porto é Campeão Nacional de futebol.

...Não, não "Era uma Vez"… Mas sim, connosco, Portistas: - É mais uma vez: Campeões!


Pois... Não, não é como com os outros, que só de tempos a tempos, com alguns ou até muitos anos de intervalo, podem ver-se campeões, ou seja conseguem ver o seu clube a vencer o campeonato português. Nós habituamo-nos e é sempre de enfiada, é sempre a aviar!

   

Ora… Mais uma vez, somos campeões. Campeões… Tricampeões… Vencedores pela 27ª vez do Campeonato Nacional… e, desta feita, tal como antes, há uns anitos, vimos os adversários remoerem-se de inveja, desesperados até terem de desligar a luz para tentarem que não se visse a festa do F C Porto – este ano deu mais gozo também pelo mau perder dos bombos de festa…!!!

     
Desde jornalistas, como os televisivos gordos da RTP e da Bola, por exemplo, até aos treinador, dirigentes e alguns adeptos benfiquistas, foi triste ver quem não sabe perder e perceber que eles pensam que têm de ser sempre beneficiados e os competidores diretos prejudicados… Enquanto nós saboreamos a vitória. 


E... outros que tais se mostraram aziados, quais perdedores maus profissionais e nojentos comunicadores, uns mal encarados quanto aqueles e outros jornaleiros desses e mais outros órgãos de comunicação, outros que só sabem arrotar asneiras de azia, mais uma cara feia como um raio que não se sabe ao certo se é homem ou mulher, apesar do nome (que escondeu quando se intrometeu num livro batoteiro, há alguns anos), enfim, de permeio com satisfação nossa, como vencedores – Campeões.

   

Quando eu – permita-se referência na primeira pessoa, pois também me sinto, e como, Campeão! – pois, quando eu andava nos primeiros ares de Portista, ou por outra, estava em meus primeiros anos de vida, ainda criança, ouvia os outros falarem nos campeonatos e a gabarem-se do benfica dar uma cabazada em número de títulos obtidos, por comparação com os que o F C Porto alcançara até então… 


Passados estes anos, o F C Porto tem muito mais títulos no total, já, e em campeonatos (que é ainda no que o clube do regime consegue manter alguma distância vinda da velha senhora) então a diferença está a ficar diminuta… e a superioridade Portista cada vez mais evidente.

 

Para a História: Depois de ter recuperado a liderança do campeonato na penúltima jornada da prova, com uma vitória por 2-1 frente ao rival Benfica, o FC Porto sagrou-se este domingo tricampeão nacional de futebol, ao derrotar o Paços de Ferreira por 2-0, com golos de Lucho Gonzalez e Jackson Martínez. Sem haver o desaire tão ansiado pelos adversários, terminando de modo invicto o campeonato.

   

Foi bonito sermos Campeões, nós F C Porto, a estrutura e os adeptos, a Família Portista, contra a má vontade dos competidores vermelhos. Somos Campeões, tal como dias antes no andebol e hóquei, também agora em futebol. E sempre com os mesmos a servirem de bombos de festa, quer dentro do campo, bem como na expetativa de espetadores forçados, enquanto a caravana passa. E nós vencemos, nós Portistas somos vencedores.


O nosso F C Porto é o triunfador, é Campeão.


Foi linda a festa... pahhh!

AP

5 comentários:

  1. Boas Armando,

    3 dias 3 campeonatos, é fantastico ter esta paixão, contra tudo e contra todos ganhamos no andebol, no hoquei e a cereja no topo do bolo o TRI CAMPEONATO em futebol.
    Parabens a todos os adeptos, estrutura, todos os jogadores e fundamentalmente aos 3 treinadores com especial incidencia para Vitor Pereira.

    Até os comemos CARAGO !!!

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Não tenhas dúvidas,dos fracos não reza a história,só quem acredita e tem valor é que pode chegar ao podium

    ResponderEliminar
  3. Sim, vencedor justo e sem mácula, contra tudo e contra todos.

    No entanto, não deixo de registar que a equipa teve uma quebra abrupta, incompreensível, que poderia ter sido fatal e mesmo fazendo uma ponta final de muita regularidade, nunca conseguiu exibir-se com o brilhantismo que chegou a entusiasmar.

    Ainda bem que conseguiram acreditar até ao fim, quando eu próprio já temia não ser possível, ainda por cima com as papoilas saltitantes a beneficiarem de Capeladas e Baptistadas.

    Somos Campeões e o resto são tretas:

    TRI TRI TRI


    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Nós portistas somos uns felizardos.

    Foi um fim-de-semana em cheio, sempre em festa.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Caro Armando Pinto,
    Antes de tudo o resto, obrigada equipa! Obrigada equipa técnica, principalmente a Vítor Pereira! Obrigada estrutura, principalmente a Pinto da Costa! Obrigada
    por nunca desistirem! Obrigada por lutarem por este título até ao último jogo! Obrigada por todos juntos sermos tricampeões!Quanto ao jogo, não se esperavam
    facilidades, pois do outro lado do relvado estava tão só o terceiro classificado deste campeonato, o FC Porto fez o que tinha de ser feito, marcou dois
    golos, venceu e sagrou-se tricampeão!

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar