Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Nova camisola principal do F C Porto: Versão final!


Foi agora divulgada a que será a definitiva representação visual da nova camisola oficial do F C Porto, com uma apresentação mais interessante, felizmente. Dando isso, assim, um novo ânimo, afinal de contas, ao interesse simbólico relacionado com a imagem do clube.

Com efeito, depois de acertos e retoques, após a primeira mostra surgida nos meios oficiais da comunicação clubista, a atual vista da nova camisola do F C Porto surge agora mais vistosa. De bom grado tomamos conhecimento do facto, embora apenas com informação, pelo que foi por ora possível, da frente da mesma camisola, sem vislumbre ainda da parte lateral e a parte das costas. Ou seja, especialmente, faltando noção das vistas de lado (onde consta também outra faixa), para melhor ideia quanto à camisola à Porto, tradicionalmente histórica – conforme recordamos numa fotografia dos tempos em que não se inventava e se faziam camisolas simplesmente com as características portistas de longos anos.

                  
Registamos, porém, a nova realidade com agrado, contudo sem esquecer certos comportamentos entretanto verificados, porque o clube é de todos os sócios e especialmente diz muito a quem o sente.

= Um curioso instantâneo fotográfico, dando para ver as camisolas tradicionais de frente e de costas, incluindo numeração; em tempos de afirmação afetiva  entre gerações Portistas...

De permeio, não nos referimos às camisolas dos equipamentos alternativos, porque o que interessa mais para o caso é a camisola principal. Porque no resto, em tempos mais recentes, já é costume haver algo mais esquisito, desde que, aqui há uns anos atrás, durante um ano tivemos de ver os nossos representantes com uma camisola laranja, quase avermelhada. Se entre quem gosta do azul, como naturalmente todos nós Portistas gostamos, há também quem aprecia uns tons mais a fugir ao encarnado, ok...

De qualquer modo, apesar das listas atuais ainda não serem mais largas que o distintivo, tal como essas duas riscas não ligarem pelos ombros da frente para trás e, assim, sem ainda serem em campo branco a camisola que irá vigorar para a próxima época  já está mais parecida com a tradicional. Ainda bem.


Armando Pinto

1 comentário:

  1. Aqui está uma análise bem pensada e explicada. Soube dar a volta como sabe historiar, muito bem. Eu confesso que continuo a não gostar totalmente, olhe gostava mais das antigas como a de Viena e essa antiga vestida pelo Rolando e pelo Armando Mahiça por cerca dos anos setenta, mais ou menos. Mas concordo consigo, agora está melhor e tem algumas coisas parecidas com a verdadeira.

    ResponderEliminar