Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Recuperação à Porto…


Champions League, 2.ª jornada: F C Shakhtar - F C Porto, 2-2. 
Marcadores : Alex Teixeira (aos 52 minutos) e Luiz Adriano (85 m) para os anfitriões; Jackson (aos 88 m e 90+4 m) para o FCP.

O F C Porto acaba por conseguir amenizar o resultado do segundo jogo da Liga dos Campeões, na Ucrânia, conseguindo um empate, após uma recuperação assinalável. Facto que aqui nos leva a vangloriar o acontecimento com uma ilustração especial, como é (na imagem ao cimo) através duma alusiva pintura do Albertino, nosso antigo ídolo dos campos de futebol onde jogasse o F C Porto e atualmente pintor de méritos firmados no panorama artístico.


De destacar, como merece e deve ser meditado:  Jackson Martínez foi decisivo ao marcar os dois golos que deram a igualdade ao FC Porto na Ucrânia, diante do Shakhtar Donetsk. Ele que costuma privilegiar a habilidade, com apetência por golos bonitos, por entre golos falhados que levam por vezes a reações de desânimo das multidões de apoiantes, desta vez fez o golo do empate como mandam os cânones, e de instantânea forma que só aos melhores é possível. Curiosamente, na rotatividade que tem imperado esta época no seio da equipa, o mesmo avançado só entrou no segundo tempo, mas ainda bem a tempo...

Mantém-se assim o horizonte em tonalidade azul-branca, quando a nossa equipa que esteve em campo deixou no ar alguma surpresa pelo desempenho, contudo sabendo superar tudo na parte final, como num arregaçar de mangas e cerrar de dentes que, por tradição, é apanágio dos jogadores à Porto.


Não costumamos comentar efusivamente empates, assim como só em momentos mais decisivos e empolgantes costumamos dedicar espaço à atualidade, neste cantinho de memórias. Precisamente abrindo alas ao presente apenas em ocasiões mais concludentes. Mas desta vez temos de registar este empate, porque a comunicação social, como vimos na televisão dita nacional, já afiava os dentes para cortar a eito um naco de carne ainda fresca, e mesmo uma fatia de adeptos já se perfilava para conclusões mais que derrotistas. Como se ia lendo entretanto pelo facebook, por exemplo. Ainda que se entenda alguns desabafos, quando a vida não corre como devia, sabendo como a muita gente é custosa a sobrevivência e vê depois tudo ao invés, como soe dizer-se...

Hilariante, porém, pelo gozo que provoca, é como por Lisboa nas televisões já esfregavam as mãos e queriam espalhar pelo país... antes do jogo acabar!

= ... mas o jogo terminou 2-2...!

Deixemos essas atoardas que nem são inéditas... Apenas se demonstra como os adversários só vêm o que lhes interessa... 

Ora o futebol tem destas coisas, tanto como se diz em gíria. Depois da equipa do F C Porto ter falhado um penalti e de ter facilitado no escorreganço de que resultou oferta do primeiro golo do encontro, e mais ainda após ter surgido um segundo golo dos ucranianos contra a corrente do jogo, embora pela descrença que se apoderou do grupo, por fim a nossa equipa soube reagir e acreditar, como nem sempre se tem visto. 

Assim, não vimos para aqui lançar postas, tão só queremos assinalar esta vistosa e saborosa recuperação, para memória de agora e vislumbre do porvir. Quem soube fazer um mea culpa e se lançou para a frente, em busca de algo sempre possível, quão tão bem conseguiu fazer este brilharete, afinal de contas, pode muito bem fazer mais e melhor daqui em diante. 

Desta vez, felizmente à luz da mística Portista (como epicamente discorreu Pedro Homem de Melo em seu poema Aleluia)... «deram tudo por nós estes atletas. O seu trajo tem a cor das próprias veias e a brancura das asas dos poetas...»!

= Equipamentos usados pelos futebolistas do F C Porto, incluindo apetrechos do guarda-redes, no Shakhtar-F C Porto =

Houve uma mudança radical no futebol do Porto, como disse ainda há dias o Presidente Dragão, e tem de haver tempo, necessariamente, para assimilação da nova identidade futebolística. Sendo contudo essencial o ter de aparecer resultados vitoriosos. Algo que será naturalmente possível com a atitude demonstrada na parte final deste jogo, ao deixar tudo em aberto e, especialmente, com o F C Porto sem ainda ter perdido esta época, bem como na frente da classificação do respetivo grupo europeu. Ao contrário das outras equipas de clubes portugueses.  Também porque em provas europeias, como nesta Liga dos Campeões, os árbitros são estrangeiros… e não há atmosfera de inventonas de apitos dourados falsos e apitos encarnados branqueados…! 

ARMANDO PINTO

1 comentário:

  1. Está tudo aqui. Lapidar. À atenção dos nossos e também dos outros. Muito bem. à Porto.

    ResponderEliminar