Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 19 de outubro de 2014

Ser Portista…!



Ontém e hoje, antigamente e agora, antes e depois, sempre, ser Portista é algo especial, uma crença infinita, um sentimento verdadeiro… Uma fé que até também já moveu um treinador adversário, a pontos  que acabou por se ajoelhar diante de nós, quando o clube protegido do regime sofreu um golo sobre a hora, em tempo extra, de tal forma evidente e surpreendente que não pôde ser anulado pelo árbitro… E é ainda, também, um entusiasmo que leva a suplantar historicamente em números e factos desportivos o segundo clube de Lisboa, sempre à espera de migalhas que caiem, esticando-se em falsa nobreza para esconder misérias, quão se ufana como rico pedinte, quixotescamente… Mas mais que tudo, ser Portista é já ter vivido o tal de gostinho especial minuto 92, depois de se ter visto levantar a inesquecível taça que todos agarramos em nos sentirmos como o João Pinto, tal qual foi sentir o frio de Tóquio de coração quente como o Gomes a sorrir para a Intercontinental, idem aspas na Supertaça europeia que deu volta de honra nas Antas agarrada por Gomes e Lima Pereira mais acompanhantes, tal qual fizeram Jorge Costa e Baía anos depois em Sevilha, e tudo o mais que se seguiu… E também ter sentido o que se passou de permeio, assim como atualmente.

Não serão precisas mais palavras que isto, para enquadramento. Servindo-nos do exemplo dum lapidar panfleto distribuído há uns anos largos, colocando nomes de antigos atletas e dirigentes. Como se tivesse sido noutras épocas, e anos depois, poderiam ter sido apontados nomes duns Araújo, Hernâni, Américo, Gomes, Pedroto, Baía e Pinto da Costa, transplantando o tribunal das Antas para a modernidade do estádio do Dragão, e … contando com o sangue que corre e pulsa em Portistas que se identificam nestas definições.


À atenção dos atuais timoneiros e de toda a massa adepta, em suma. Sendo preciso conhecer a História do F C Porto, para reconhecer os nomes antigos e entender o significado das respetivas associações, mas também a história recente e a permanente de quanto custa quando o Porto perde… bem como o que representa quando o Porto ganha! Enquanto uma bola pula e avança...

Armando Pinto

3 comentários:

  1. Vejo, leio e releio, concordo mas fico sem palavras. Não admira que por enquanto não apareçam comentários, porque qualquer tipo, um adepto, nem sabe o que dizer mais. Está tudo aí, mais ou menos sentimos isto. Todo o que é Porto, dirigentes, treinadores, jogadores, sócios e simpatizantes, devem e devemos ter isto presente.

    ResponderEliminar
  2. Sendo portista desde quando comcei a ter consciência de mim não sei explicar hoje muio bem , passadas que já estão muitas décadas a partir de então, porque é que me tornei um indondicional adepto do Futebol Clube do Porto. Do que tenho certeza é que, à medida que fui conhecendo a realidade das das coisas, principalmente dos previlégios de que gozavam os clubes da capital do império em relação ao resto do país mas tendo como alvo a abater o baluarte da Invicta, é que
    verdadeiramente soube o que é na realidade ser portista: um combatente, um resistente, um indomável e devotado militante de um Clube único, diferente, indomável e guerreiro, qualidades que estão na origem da cidade que deu o nome a Portugal e da região onde nasceu e cresceu.

    Ser portista é ser bravo, intemerato, orgulhoso, combatente, desejar ser sempre mais e o melhor, ser fiel é ter uma única bandeira sempre defraldada e dar a vida por ela.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  3. Realmente é daquelas coisas que não se consegue explicar.

    ResponderEliminar