Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 1 de novembro de 2014

Em memória dos Fiéis Defuntos Portistas: Mausoleu e Jazigos do FC Porto, com Glórias Portistas


Neste fim de semana do princípio de Novembro lembram-se os nossos mortos, celebrando-se os dias de Todos os Santos e dos Fiéis Defuntos. Este ano em dias coincidentes, por acaso, com os presentes sábado e domingo, estando de boa disposição o semblante comum portista, perante agradável vitória da equipa principal de futebol do F C Porto e comportamentos das outras equipas concorrentes ao título nacional desta época – em virtude de copiosa derrota do Sporting e desonroso resultado do Benfica, que venceu pela diferença mínima graças à anulação de um golo que daria empate… num favorecimento mais do que tem sido norma do sistema, que já está a ser demasiado.

Então, a celebração desta data, de comemoração e lembrança, consta do rito antigo cristão, pela grande importância que antes era dado, na vida cristã, ao mistério da morte e à esperança da ressurreição; mas agora nem tanto, conforme se insere por, em cedência aos efeitos da política social, ter sido aceite a eliminação de tal efeméride dos dias santificados, deixando de ser feriado de dia santo.

Ora, neste dia 2 de Novembro celebra-se o Dia de Finados, momento de fazer memória aos parentes, amigos e pessoas de que gostamos e entretanto faleceram. Sendo assim propício, numa conjunta manifestação de afeto, ainda, para lembrar piamente os que serão nossos familiares não pelo sangue, mas pelo coração, como todos os que admiramos ao longo da vida desportiva, como representantes do F C Porto.  

Tem o F C Porto um mausoléu, onde, precisamente, repousam Glórias do F C Porto. E ainda outras sepulturas, nas quais, ao longo dos anos, ficaram sepultados mais outros valores do clube. Além de contar com a imensidão de fieis à causa azul e branca. Assim, porque a memória humana por vezes se dilui, e por isso se torna necessário sempre haver lembrança, de modo a que ninguém esqueça, existe no cemitério citadino de Agramonte, na cidade do Porto, o mausoléu do Futebol Clube do Porto, numa feliz iniciativa da presidência de Afonso Pinto de Magalhães, honrando o sentimento clubista, a denotar que os que serviram e valorizaram o F C Porto jamais serão esquecidos. Ali repousam notáveis atletas, treinadores e dirigentes, lado a lado: Acácio Mesquita, atleta de futebol e outras modalidades, João Augusto Silva, dirigente, Pinga e Pavão, futebolistas carismáticos, Soares dos Reis, grande guarda-redes internacional e dirigente; Joaquim Pereira Lopes (o sr. Lopinhos), massagista, mais José Maria Pedroto, o treinador Mestre. Mas não só, pois, dentro da mesma linha, a gratidão portista está assinalada na campa do refundador do clube, em jazigo da família de José Monteiro da Costa, e pensamos que também (senão há que fazê-lo) no jazigo da família do fundador António Nicolau de Almeida. Bem como, na campa de Miguel Siska, lá está, através duma bola alusiva. Outrotanto, também no cemitério de Paranhos existe, propriedade do F C Porto, o túmulo onde ficou o corpo de Jorge Orth, treinador célebre falecido ao tempo que comandava a equipa do futebol portista.

Pois, diante do mistério do desaparecimento físico, quer pessoal, quer social, em que Jesus Cristo ensinou a olhar a morte além da angústia, ao vencer o lado obscuro da morte, através da sua Ressurreição, aí está a questão: Onde está ó morte a tua vitória? – tal qual está escrito na sepultura-mausoléu do F C Porto. E nós reforçamos, pois os que admiramos como representantes do F C Porto continuam vivos na nossa memória!


Armando Pinto
»»» Clicar sobre a imagem, para ampliar «««

1 comentário:

  1. Muito oportuna evocação daqueles que serviram com devoção o Clube que hoje somos. Nada vale uma instituição que não honra e esquece aqueles que a serviram com muito amor e dedicação.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar