Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Pena: um avançado-goleador que fez história.


O espaço informático já muito badalado “Dragões Diário” relembra hoje a figura de Pena, na calha de mais uma marca:

« Não era um exemplo de elegância, de fineza técnica, mas teve o seu tempo como goleador temível. Cumprem-se hoje 15 anos que Pena marcava pelo 11.º jogo consecutivo, ao bisar no 5-1 ao Salgueiros, da 13.ª jornada do campeonato. Em 11 jogos Pena festejou por 14 vezes, números sem dúvida impressionantes.»


Ora Pena foi um avançado que o F C Porto adquiriu já após iniciado o campeonato dessa época, em 2000/2001, precisamente na temporada em que no F C Porto houve alteração da camisola principal, deixando de ser de duas listas como desde a década de trinta era do figurino portista. Então, apesar de ter vindo depois de estar cumprida a 2ª jornada do campeonato nacional, e no fim o clube nem ter conseguido ser primeiro nessa competição, Pena ainda foi o artilheiro-mor da equipa do F C Porto e até da prova, consagrado como melhor goleador dos estádios portugueses. Tendo, por fim, ajudado à conquista da Taça de Portugal, inclusive contribuindo com um golo na festa da final vitoriosa sobre o Marítimo, por 2-0 (com golos de Pena  e Alenitchev).


Renivaldo Jesus Pereira "Pena" nasceu em Conquista, Brasil, a nove de Fevereiro de 1974 e 
veio do Palmeiras para o F C Porto.

É sabido que depois não teve tanto sucesso, em veia goleadora, na época seguinte e acabou por sair, mas ficou na memória clubista pela sua acutilância na dianteira, mormente com arrancadas decisivas e remates certeiros, além naturalmente de figurarar no rol dos goleadores do campeonato português.


Olhando à efeméride relembrada, aproveitamos neste nosso espaço portista, também, para lembramos esse fogoso avançado, através de imagens da revista Dragões, com uma coluna da tal goleada ao Salgueiros em que Pena, molhando a sopa por duas vezes dessa vez, marcava em onze jogos seguidos. Com a particularidade da foto cimeira, da capa da “Dragões” de Outubro de 2000, destacar as contas do clube, que, tal como agora, têm  números em bom nível.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário