Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 10 de dezembro de 2017

Grande vitória do futebol do FC Porto em Setúbal, a fazer lembrar outra goleada há já mais de meio século...


O FC Porto teve ao final deste domingo diluviano também uma cheia de golos marcados, numa goleada no terreno sempre difícil do Setúbal, um dos clubes cujas equipas nos últimos anos têm andado com muitas simpatias perante o Benfica. Tendo o FC Porto superado tudo, mandando às malvas a pressão que os outros queriam colocar sobre as camisolas azuis e brancas, que por sinal este domingo foram do equipamento alternativo laranja. Num resultado tradutor da saúde respirada no Porto, por mais chuva que caia e frio que passe, a fazer pressão sim, mas sobre os adversários diante dos resultados. Tanto que depois de ter havido impedimento de vencer o Benfica, tamanha a roubalheira acontecida, o FC Porto vence de seguida dois difíceis e importantes encontros, por margens dilatadas. Desta feita com 3 golos de Aboubakar e 2 de Marega, no estádio do Bonfim. O que até faz lembrar uma outra histórica goleada há já 61 anos e também com dois grandes avançados do FC Porto a fazerem o gosto ao pé por diversas vezes.


Com efeito (conforme curiosamente foi recordado de véspera no “Dragões Diário"), «em 1956 como agora em 2017, o segundo domingo de dezembro marcou no calendário do FC Porto uma deslocação a Setúbal, não para a 14.ª jornada (como a deste domingo, dia 10), mas para a 13.ª do campeonato. No Campo dos Arcos, o antigo recinto dos sadinos, a equipa orientada pelo brasileiro Flávio Costa começou o jogo praticamente a perder, mas depressa deu a volta ao marcador e acabou por golear impiedosamente por 7-1. O avançado Hernâni foi a figura da tarde, ao apontar um hat-trick, mas o extremo direito Carlos Duarte, com dois golos, também brilhou, entrando numa lista de marcadores que também foi assinada por Jaburu e Perdigão. Tem 61 anos a vitória mais expressiva de sempre dos Dragões em casa dos setubalenses» a que, além de outros resultados anteriores, numa história interessante, se junta mais o resultado deste fim de semana segundo de Dezembro, em que a equipa treinada por Sérgio Conceição triunfou por 5-0 no estádio do Vitória setubalense.

Continua assim o FC Porto no 1º lugar, em dezembro de 2017, a comandar o Camponato da LIGA NOS, como é altualmente o nome oficial da prova maior do futebol português.


Há 61 anos fora Hernâni e Carlos Duarte que mais golos marcaram, enquanto neste domingo foram Aboubakar ao também apontar um hat-trick e Marega a bisar. A quem prestamos aqui homenagem com devida saliência na sequência de imagens com que se ilustra esta crónica alusiva a mais uma alegria, com mais uma vitória. E que vitória!

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário