Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Lembrando: Ligação do FC Porto ao futebol argentino em imagens soltas – a propósito do Papa Francisco adepto de futebol…

Com a vinda do Papa a Portugal para a Jornada Mundial da Juventude de 2023 agora na ordem do dia, neste início de agosto, vários motivos relacionados vêm acima das atenções e lembranças. Sendo o Papa Francisco natural da Argentina e mais ainda um fervoroso adepto dum clube desportivo argentino, nesse puxar de temas vem à ideia também o futebol. E por extensão particular a ligação do FC Porto com a Argentina. Além de por cá já terem sido vários e bons os jogadores argentinos que vestiram a camisola do FC Porto em futebol e até no hóquei em patins, também há memórias interessantes de jogos com equipas argentinas.

Nesse prisma, a mais antiga memória é do famoso encontro com o San Lorenzo de Almagro, em 1947. Tendo no final de 1946 até aos inícios de 1947 esse clube, aportuguesadamente conhecido por São Lourenço de Almagro, efetuado uma célebre digressão à Península Ibérica após a conquista do título de Campeão da Argentina nessa época; e, em tal périplo, rumou a Portugal já em 1947. Nesse tempo em que não havia ainda provas oficiais de âmbito internacional, circunscrevendo-se tais encontros particulares como espetáculos de cartaz proporcionadores de experiências além-fronteiras. Começando aí o San Lorenzo seu passeio por Portugal no Porto, cuja receção se revestiu festivamente pela fama com que o campeão do país das pampas vinha aureolado. Numa notoriedade verdadeira, de tal forma que o FC Porto, que tinha tradição de bater o pé a clubes estrangeiros de nomeada, saiu copiosamente derrotado por 9-4, nesse jogo disputado no estádio do Lima a 31 de janeiro de 1947. Facto que causou parangonas mas seguidamente teve maior repercussão... Quão seguidamente, tendo a mesma equipa argentina ido jogar a Lisboa, para o segundo encontro em solo português, no início de fevereiro imediato, teve pela frente uma seleção de Lisboa formada por jogadores de Benfica, Sporting e Belenenses, com resultado ainda mais desnivelado, tal a derrota do Misto BSB: 10-4. Memorização que vem a preceito por esse dos grandes clubes argentinos, o San Lorenzo de Almagro, ser o clube do coração do Papa Francisco, como simpatizante e sócio com cotas pagas até à sua eleição papal, e agora seu sócio honorário.

Outros jogos entretanto se realizaram entre equipas portuguesas e argentinas, e quanto ao que mais interessa, para o caso, particularmente com o FC Porto. Havendo ficado na memória, esse mesmo em boa memória, um jogo disputado em 1967 no Porto, nos inícios da época de 1967/68, com receção ao Estudiantes de La Plata, ao tempo também Campeão da Argentina. Tendo aí então o FC Porto vencido o jogo e por resultado concludente: 5-0.


Encontro futebolístico este que, como tal, merece referência memorial, através de imagens elucidativas. Umas imagens soltas, por assim dizer, guardadas em arquivo pessoal aqui pelo autor destas lembranças, a servir bem, como ilustração da ligação em apreço.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário