Comunicado do FC Porto, ao final da tarde de 1 de Setembro:
« Antero José Gomes da Ressurreição Diogo Henrique, por
motivos de ordem pessoal e a seu pedido, deixa hoje de desempenhar quaisquer
cargos no grupo FC Porto
Compreendendo as razões invocadas para esta decisão não
podemos deixar de registar e agradecer todo o trabalho efetuado no grupo FC
Porto, com total dedicação e disponibilidade ímpar ao longo dos últimos 26
anos.
No que ao futebol diz respeito será substituído, com efeitos
imediatos, por Luís Manuel Beleza Vasconcelos Gonçalves, antigo vice-presidente
e sócio número 2287.
Porto, 1 de setembro de 2016
O FC Porto »
Com efeito, por este comunicado, O F.C. Porto oficializou a
saída do administrador com a pasta do futebol, "por motivos de ordem
pessoal".
"A seu pedido, Antero Henrique deixa hoje de
desempenhar quaisquer cargos no grupo F. C. Porto. Compreendendo as razões
invocadas para esta decisão não podemos deixar de registar e agradecer todo o
trabalho efetuado no grupo FC Porto, com total dedicação e disponibilidade
ímpar ao longo dos últimos 26 anos", pode ler-se na nota portista.
"No que ao futebol diz respeito será substituído, com
efeitos imediatos, por Luís Manuel Beleza Vasconcelos Gonçalves, antigo
vice-presidente e sócio número 2287", acrescenta o comunicado, publicado
no site oficial do F. C. Porto e também enviado à Comissão do Mercado de
Valores Mobiliários (CMVM). Luís Gonçalves desempenhava, até agora, a função de
diretor de "scouting" do Shakhtar Donetsk, na Ucrânia.
= O Engº Luís Gonçalves nas suas funções enquanto diretor da revista Dragões =
Antero Henrique, transmontano, de 48 anos, chegou ao F. C.
Porto em 1990, desempenhando inicialmente funções de coordenação na revista
Dragões, de onde passou para a assessoria de imprensa, ainda durante a década
de 1990. Com a criação da SAD, em 1997, foi o principal responsável pela
reestruturação do departamento de Relações Externas, de que era diretor. Em 2005, foi promovido a diretor geral, passando a funcionar
como braço direito de Pinto da Costa na gestão da pasta do futebol, com voz
ativa, e por vezes decisiva, no que diz respeito a contratações, vendas e
dispensas de jogadores. Foi a cara do projeto "Visão 611", que pretendia
reforçar a aposta na formação e revolucionar todo o sistema de
"scouting" do clube, acumulando títulos atrás de títulos no futebol
durante quase uma década, com destaque para o tetracampeonato, conquistado
pelos dragões entre 2005/06 e 2008/09, e para a vitória da Liga Europa, em
2010/11. Já este ano, antes de ter sido mais uma vez eleito
vice-presidente do clube, na lista liderada por Pinto da Costa, Antero foi de
novo promovido, desta vez a administrador da SAD portista, passando a ter o
mesmo cargo de Adelino Caldeira, Fernando Gomes e Reinaldo Teles, sempre com a
pasta do futebol profissional.
Entendendo as razões, depois de tanta contestação e
campanhas, embora sabendo-se que ele é portista, contrariamente ao que certas
campanhas transmitiram, está assim dado mais um passo rumo ao futuro.
Sem ingratidão, sendo que ele esteve nos tempos recentes de insucessos como
esteve antes nas épocas de vitórias, ficamos gratos pelo que de positivo proporcionou no
FC Porto e ficamos a desejar que o sucessor tenha um frutuoso trabalho. Admirando o brilho que imprimiu na revista Dragões (quando sucedeu ao primeiro diretor Dr. Monteiro Pinho) e o cunho que deu ao futebol, a pontos de ter sido convidado para um clube estrangeiro, na Ucrânia.
Ora o Engenheiro Luís Gonçalves, depois de haver estado ligado
ao futebol juvenil e de permeio ter sido diretor da revista “Dragões de 1986 a
1998, foi diretor e vice-presidente do clube de 1994 a 1997, tendo passado de
seguida a diretor da SAD no setor da prospeção e observação de jogadores, até haver
recebido convite para exercício correspondente no estrangeiro, pelo Shakhtar Donetsk. Regressando
agora, como passa a ser do conhecimento público.
Se Antero Henrique não era muito dado a falar publicamente, pecando por
se manter algo silencioso, quando um lugar desses requer muita ação verbal,
também – à imagem do que Nuno Pinto da Costa conseguiu fazer como, ao tempo, chefe
do Departamento de Futebol do FCP – ficamos esperançosos que o Engº Luís
Gonçalves seja mais ativo publicamente, na defesa dos sagrados interesses do FC
Porto.
Felicidades sr. Engº Luís Gonçalves, no novo trabalho em prol do FC Porto!
Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))




