Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

Mostrar mensagens com a etiqueta Engº Luís Gonçalves. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Engº Luís Gonçalves. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Mudança nos comandos do futebol portista: Sai Antero Henrique e entra o Engº Luís Gonçalves.


Comunicado do FC Porto, ao final da tarde de 1 de Setembro:

« Antero José Gomes da Ressurreição Diogo Henrique, por motivos de ordem pessoal e a seu pedido, deixa hoje de desempenhar quaisquer cargos no grupo FC Porto
Compreendendo as razões invocadas para esta decisão não podemos deixar de registar e agradecer todo o trabalho efetuado no grupo FC Porto, com total dedicação e disponibilidade ímpar ao longo dos últimos 26 anos.
No que ao futebol diz respeito será substituído, com efeitos imediatos, por Luís Manuel Beleza Vasconcelos Gonçalves, antigo vice-presidente e sócio número 2287.
Porto, 1 de setembro de 2016
O FC Porto »

Com efeito, por este comunicado, O F.C. Porto oficializou a saída do administrador com a pasta do futebol, "por motivos de ordem pessoal".

"A seu pedido, Antero Henrique deixa hoje de desempenhar quaisquer cargos no grupo F. C. Porto. Compreendendo as razões invocadas para esta decisão não podemos deixar de registar e agradecer todo o trabalho efetuado no grupo FC Porto, com total dedicação e disponibilidade ímpar ao longo dos últimos 26 anos", pode ler-se na nota portista.

"No que ao futebol diz respeito será substituído, com efeitos imediatos, por Luís Manuel Beleza Vasconcelos Gonçalves, antigo vice-presidente e sócio número 2287", acrescenta o comunicado, publicado no site oficial do F. C. Porto e também enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Luís Gonçalves desempenhava, até agora, a função de diretor de "scouting" do Shakhtar Donetsk, na Ucrânia.

= O Engº Luís Gonçalves nas suas funções enquanto diretor da revista Dragões =

Antero Henrique, transmontano, de 48 anos, chegou ao F. C. Porto em 1990, desempenhando inicialmente funções de coordenação na revista Dragões, de onde passou para a assessoria de imprensa, ainda durante a década de 1990. Com a criação da SAD, em 1997, foi o principal responsável pela reestruturação do departamento de Relações Externas, de que era diretor. Em 2005, foi promovido a diretor geral, passando a funcionar como braço direito de Pinto da Costa na gestão da pasta do futebol, com voz ativa, e por vezes decisiva, no que diz respeito a contratações, vendas e dispensas de jogadores. Foi a cara do projeto "Visão 611", que pretendia reforçar a aposta na formação e revolucionar todo o sistema de "scouting" do clube, acumulando títulos atrás de títulos no futebol durante quase uma década, com destaque para o tetracampeonato, conquistado pelos dragões entre 2005/06 e 2008/09, e para a vitória da Liga Europa, em 2010/11. Já este ano, antes de ter sido mais uma vez eleito vice-presidente do clube, na lista liderada por Pinto da Costa, Antero foi de novo promovido, desta vez a administrador da SAD portista, passando a ter o mesmo cargo de Adelino Caldeira, Fernando Gomes e Reinaldo Teles, sempre com a pasta do futebol profissional.

Entendendo as razões, depois de tanta contestação e campanhas, embora sabendo-se que ele é portista, contrariamente ao que certas campanhas transmitiram, está assim dado mais um passo rumo ao futuro. Sem ingratidão, sendo que ele esteve nos tempos recentes de insucessos como esteve antes nas épocas de vitórias, ficamos gratos pelo que de positivo proporcionou no FC Porto e ficamos a desejar que o sucessor tenha um frutuoso trabalho. Admirando o brilho que imprimiu na revista Dragões (quando sucedeu ao primeiro diretor Dr. Monteiro Pinho) e o cunho que deu ao futebol, a pontos de ter sido convidado para um clube estrangeiro, na Ucrânia.


Ora o Engenheiro Luís Gonçalves, depois de haver estado ligado ao futebol juvenil e de permeio ter sido diretor da revista “Dragões de 1986 a 1998, foi diretor e vice-presidente do clube de 1994 a 1997, tendo passado de seguida a diretor da SAD no setor da prospeção e observação de jogadores, até haver recebido convite para exercício correspondente no estrangeiro, pelo Shakhtar Donetsk. Regressando agora, como passa a ser do conhecimento público.


Se Antero Henrique não era muito dado a falar publicamente, pecando por se manter algo silencioso, quando um lugar desses requer muita ação verbal, também – à imagem do que Nuno Pinto da Costa conseguiu fazer como, ao tempo, chefe do Departamento de Futebol do FCP – ficamos esperançosos que o Engº Luís Gonçalves seja mais ativo publicamente, na defesa dos sagrados interesses do FC Porto. 

Felicidades sr. Engº Luís Gonçalves, no novo trabalho em prol do FC Porto!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))