Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

119.º Aniversário do Futebol Clube do Porto - "A Melhor Coisa" que existe!


Passam 119 anos nesta data desde que foi fundado o Futebol Clube do Porto, para nós “a melhor Coisa” que existe, a nossa causa mais importante, algo profundo e transcendente como é, para nós.


Ao completar-se esta soma não podíamos deixar passar a efeméride, que tanto nos toca, sem também aqui assinalar o facto. Sendo o F. C. Porto Algo Especial que nos acompanha pela vida fora, desde a infância – como assinalamos na imagem cimeira, em género figurativo.


Na sequência de evocações anteriores, contávamos nesta ocasião colocar uma digitalização alusiva, no caso reportando ao primeiro texto em que foi feita a reposição histórica, após a aprovação em Assembleia Geral da verdadeira data da fundação. Por impossibilidade momentânea (devido a limitações físicas), vamos deixar para uma melhor oportunidade essa referência. Recordando por ora apenas, para ilustração, anteriores trabalhos dentro do mesmo âmbito, como se pode conferir clicando sobre o link colocado em baixo. 

Entretanto junta-se, para constar, uma imagem da cerimónia do hastear da bandeira no nosso estádio, com Nuno Pinto da Costa presente!


Armando Pinto 

7 comentários:

  1. Do site www.fcporto.pt

    FC Porto comemora esta sexta-feira 119 anos. Criado a 28 de Setembro de 1893, sob a égide de António Nicolau de Almeida (1873-1948) e com o nome de Foot-ball Club do Porto, o clube haveria de tornar-se o mais bem-sucedido do futebol português, já com 72 títulos oficiais conquistados, e um sinónimo de sucesso na Europa e no Mundo.

    A celebração dos 119 anos do clube iniciou-se às 10h00, defronte da porta principal do Estádio do Dragão, com a cerimónia do hastear da bandeira. O emblema do FC Porto subiu uma vez mais aos céus, na presença do Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, Administração, funcionários e associados do clube, enquanto a Banda Musical de Melres entoava o hino azul e branco.

    Seguiu-se a sessão de homenagem aos atletas, dirigentes e associados já falecidos, junto aos bustos de Pavão, Rui Filipe e José Maria Pedroto e a habitual missa na Igreja de Santo António das Antas .

    À parte das acções solenes, as FC Porto Stores também vão celebrar o aniversário azul e branco com promoções especiais nos dias 28, 29 e 30: a estampagem nas camisolas para adultos e crianças compradas nestas datas será gratuita e haverá 119 produtos oficiais com descontos de 25 por cento.

    Simultaneamente, o Estádio do Dragão estará aberto para visitas todo o fim-de-semana, com 119 dos troféus conquistados espalhados ao longo de todo o percurso. A entrada é livre para crianças com menos de 12 anos.

    ResponderEliminar
  2. Boas,
    São 119 anos de história, 119 anos de luta, de alegrias, de conquistas nacionais e internacionais, porque
    desde 1893 o destino do FC Porto é vencer. Assim, o FC Porto está de parabéns! Bem como todos os portistas, afinal de contas, todos fazemos parte do clube!

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com
    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ao F.C. Porto pelos 119 anos de história.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns ao nosso clube e a toda a família portista!

    Nasci em 23 de Dezembro de 1978, e já "vivi" 57 títulos!
    21 campeonatos nacionais, 12 Taças de Portugal, 19 Supertaças Cândido de Oliveira, 2 Taças dos Campeões Europeus, 2 Taças UEFA, 2 Taças Intercontinentais e 1 Supertaça Europeia.

    Já festejei mais títulos que o "paineleiro" mouro Rui Gomes da Silva que é 20 anos mais velho!!!!!


    E como disse Luís Vaz de Camões no canto VII d'Os Lusíadas:

    "E se mais Mundo houvera lá chegara ... ".

    Abraço

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Lamento que o Pinto da Costa nos poucos erros que teve tenha sido levado. Deixar o Lima ir para os gays foi grave e podia ter vindo como se falou. A equipa do Porto não é como se pensava este ano e resultado no Rio Ave deve ficar de alarme, antes que seja mais.

    ResponderEliminar
  6. Apesar do mau resultado do FCP, no empate diante do Rio Ave, o que acabou por ser um mal menor... mais, das peripécias que já deram resposta às choradeiras do clube do regime, como no derrube ao Atsu e pontapé no pé do Kléber... mesmo assim nem tudo é mau:
    Então... pergunta-se a outros
    - Qual é a sensação de terem estado em 1º APENAS 5 MINUTOS ????
    CONTINUAM A OLHAR PARA CIMA...hehehehehe
    Quem ri no fim, ri melhor.

    ResponderEliminar
  7. URGENTE
    Gostava de oferecer a um Portista Ferranho, um Livro com a biografia do seu presidente Pinto da Costa, ou sobre a história do FCP.
    Alguém me diz como arranjar, só tenho até 14/11/2015.
    Obrigado
    Aníbal Matos
    anibalmatos@hotmail.com



    ResponderEliminar