Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 25 de abril de 2015

Na pertinência do Benfica-F C Porto atual


Aí está mais um jogo clássico e importante entre o Benfica e o F C Porto em Lisboa, desta vez a atingir raias de decisivo, para a classificação no campeonato da Liga Portuguesa, a nível da alta competição de futebol sénior. Ainda que não totalmente definitivo na atribuição do título, pois haverá mais alguns jogos a disputar depois e muita coisa poderá acontecer entretanto.

Em todo o caso, perante o cenário atual, embora se anseie que o F C Porto consiga triunfar pelo menos por mais de um golo de vantagem, para poder ficar a depender apenas de si, como se sabe, o mais importante é o F C Porto vencer, precisamente por depois ainda poder haver outros contornos. O que se adivinha difícil, atendendo ao favorecimento que as arbitragens têm sistematicamente dado ao Benfica, obrigando a que os rapazes da equipa principal do F C Porto se tenham de agigantar ainda mais, porque só com uma superioridade que dê para superar tudo, o F C Porto poderá ultrapassar tais dificuldades e contrariedades.

Como se propicia rememorar, a propósito, num jogo em que, há muitos anos, o F C Porto conseguiu ultrapassar a malapata que se abatia sobre a equipa, conseguindo então vencer enfim o clube do regime, conforme adiante lembramos...

= Cubillas, autor do golo, posando junto a Eusébio, para a posteridade.=

Neste ambiente, por norma recordam-se números e factos, andando na comunicação social diversas lembranças, conforme as conveniências e proveniências. Vindo a talhe estatísticas e diversas curiosidades.

Como já de outras vezes recordamos diversos jogos da história destes confrontos, e por se estar a referir a importância essencial de uma vitória portista, neste caso, recordamos agora uma vitória acontecida há muitos anos que nos ficou na memória, por então ter ocorrido num tempo em que o F C Porto já não ganhava no antigo estádio da Luz há uma série de anos.

= Uma caixa sobre o jogo em apreço, de 1974, inserta num dos livros da coleção Ídolos (de Henrique Parreirão) – com a curiosidade da imagem ter sido impressa ao contrário (como se pode ver pela numeração da camisola do então defesa do F C Porto Gabriel). =

Triunfo esse, retumbante por ser como foi, resultante ainda dentro do período de longa espera por vitórias no campeonato, mas já numa aragem ambiental de prenúncio de mudança, como haveria de acontecer, no seguimento do 25 de Abril que já se havia dado meses antes. Sucedendo essa saborosa vitória através de um golo de Cubillas, corria a época de 1974/75, sendo treinador o brasileiro Aimoré Moreira. E o F C Porto alinhou com Tibi, Murça, Alexandre Alhinho, Carlos Simões e Gabriel; Rodolfo, Vieira Nunes, Adelino Teixeira e Cubillas; Oliveira (depois Ailton) e Abel (depois F. Gomes).

= Foto da equipa do F C Porto da vitória de 1974 no antigo estádio da Luz (imagem colhida do blogue "Memória Azul", do amigo Helder Russo). =

Fica a recordação, por então ter surgido depois de tantos anos em que nem nos lembrávamos do F C Porto vencer no recinto desportivo de Carnide, às portas de Lisboa. Mas finalmente aconteceu, como se deseja agora se possa repetir, dando ânimo de ver na autoestrada para o Norte a placa indicativa do Porto, com o peito cheio de satisfação.  

Armando Pinto

((( Clicar nas imagens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. Fomos a melhor equipa em campo,fomos a única que procurou a vitória. Mas ou por incapacidade ou falta de sorte não marcamos um golo nas oportunidades que tivemos. Este ano cada vez mais se torna difícil ganhar o campeonato. Mas há 12 pontos em disputa e tudo pode acontecer.
    Mas como sempre o colinho
    continua,minutos 43,63 e 75.
    Nos dois primeiros dois penaltis que ficam por marcar e no ultimo a expulsão perdoada ao jogador do Benfica.
    Mas este ano foram jogos após jogos a serem levados ao colo,mas que também não nos retira erros em alguns jogos.
    Mas um treinador que chegou este ano ao futebol Português que tem que fazer uma equipa nova e com jogadores jovens.
    Ao menos fizemos uma grande época na liga dos campeões.

    ResponderEliminar