terça-feira, 6 de outubro de 2015

Carlos Alves - o “luvas pretas” também do F C Porto


Não é muito lembrado em certa comunicação social afeta a memorizações, mas o original “luvas pretas”, Carlos Alves (avô do antigo futebolista João Alves, do Boavista e do Benfica), alinhou também no Futebol Clube do Porto, depois de ter representado o Carcavelinhos e o Académico do Porto. Havendo jogado apenas uma época no F C Porto, por motivos de saúde.  A tempo de ter estado nos 10-1 infligidos ao Sporting, num jogo em que Carlos Nunes marcou 4 golos!

Vem a talhe recordar esse facto, da passagem de Carlos Alves pelo clube ao tempo sediado no campo da Constituição, do Porto, no dia em que perfaz oitenta anos em que esse futebolista se estreou pelo F C Porto.

Com efeito, foi a seis de Outubro de 1935 que Carlos Alves, o referido “luvas pretas”, se estreou com a camisola do FC Porto. Jogou uma época no FC Porto, em 1935/36, então quase a fazer 33 anos, mas ainda foi dos jogadores mais utilizados nessa temporada. Tendo de seguida sido forçado a abandonar o futebol derivado a doença pulmonar que o atacou. Jogava a defesa e tornou-se célebre por jogar sempre de luvas pretas (como é bem lembrado no "Dragões Diário"): «tudo porque uma adepta lhe ofereceu as luvas antes de um jogo da sua equipa de então, o Carcavelinhos, com o Benfica, pedindo-lhe para as usar. Alves recusou mas ao intervalo, com o resultado desfavorável, pensou que ia dar sorte e usou-as na segunda parte. O Carcavelinhos deu a volta ao jogo e Carlos Alves passou a jogar sempre de luvas pretas.»

= Carlos Alves na Seleção Nacional que alinhou no jogo de estreia de Pinga pela equipa representativa de Portugal. Em dia que a equipa portuguesa teve vários futebolistas do F C Porto, como se pode ver pela legenda. Carlos Alves, antes ainda de ingressar no F C Porto,  figura em primeiro plano, de luvas. =

Como ilustração juntam-se algumas imagens, primeiro, em pose junto de dois futebolistas do F C Porto (Avelino Martins e Valdemar Mota), como colegas da seleção nacional; depois como integrante da seleção no jogo de estreia de Pinga com a camisola das quinas.

Entretanto, e por fim, anexam-se ainda extratos de duas publicações alusivas, através dum relato da história das suas luvas, duma página das Seleções Desportivas (nº 10, de Julho de 1978); e uma nota biográfica inserta na Enciclopédia do Desporto, edição Quidnovi (volume 1, editado em 2003).


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens e digitalizações, para ampliar )))

1 comentário:

  1. Aí esta mais um nome histórico do futebol nacional que passou pelo F.C. Porto.
    Muita gente desconhece que Carlos Alves (o avô de João Alves)vestiu a nossa camisola e quem tinha o direito e o dever de dar esse conhecimento simplesmente não quer saber, como o caso da nossa tão querida comunicação social.

    Sobre Carlos Alves também eu escrevi no meu blog em 2012, como se pode ver aqui:
    http://estrelas-do-fcp.blogspot.pt/2012/03/carlos-alves.html

    Abraço

    ResponderEliminar