Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Albertino: Pintor de Afeições Portistas!


Albertino antes pintava a manta, como se diz popularmente, jogando e fazendo jogar na equipa do F C Porto, em pleno relvado das Antas e nos campos onde jogasse o clube Dragão. Tal como antes ainda, quando deu nas vistas aos responsáveis portistas e até foi convidado a integrar uma comitiva portista, antes mesmo de pertencer aos quadros do clube. E entretanto ficou associado com um episódio que levou Jorge Nuno Pinto da Costa a decidir-se por gerir o futebol portista, naqueles idos tempos de meio da década de setenta. Conforme sabemos pelo que nos recordamos de seguir atentamente a vida do F C Porto, bem como pelo que o próprio já contou e narra também o nosso Presidente nalgumas das suas conversas difundidas na comunicação social. De permeio já pintava em telas o que lhe ia na alma e atualmente está um senhor pintor, como artista desse mister do talento expressivo através de pincéis.

Ora Albertino presentemente está em exposição no Museu F C Porto by BMG, através de alguns seus quadros. Numa exposição individual que ficou logo famosa na abertura, como vimos pela transmissão no Porto Canal. (Vendo atentamente, tanto quanto nos foi possível, por meio das imagens televisivas do canal do clube. Pois... Isto de vivermos relativamente distante da Invicta e a mistura de motivos de saúde e outros, não nos permitiu ainda ver pessoalmente essa mostra, mas é quase como se lá tivéssemos ido, pelo que seguimos tudo com os olhos de admiração e apreço.)

Como resultado dessa atual exposição e do que Albertino representa no mundo azul e branco, o Jornal de Notícias dedicou-lhe durante este fim de semana um espaço na rubrica "Património Nacional", do caderno/suplemento “Ataque” saído a público no sábado, dia 10 deste Outubro outonal.

Dessa coluna damos conta agora, registando aqui também neste nosso espaço portista um recorte digitalizado dessa referência sobre o pintor Albertino Eduardo, o futebolista portista Albertino – deixando fluir melhor o que ficou escrito na referida edição do JN.


((( Clicar sobre o recorte digitalizado, para ampliar )))

Armando Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário