Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 27 de janeiro de 2019

No rescaldo da Taça da Liga-2018/19



Passadas a tristeza e desilusão da decisão dos penaltis (sim, porque aqui não há hipocrisias nem falsas desculpas), e embora sabendo que isto pouco vale num universo imenso como é o mundo do FC Porto, tem de se registar também aqui o facto do FC Porto não ter vencido essa taça agora chamada da Liga Allianz, mas vulgarmente conhecida por taça da Liga, como já foi da cerveja, Lucílio Batista, dos tuneis. Etc.

Tudo o que reporta ao caso está narrado e difundido nos mais diversos quadrantes, não valendo a pena bater em teclas gastas. Apenas se regista o caso como marcação de posição, para de uma vez por todas todo o mundo ver como o FC Porto realmente é grande e mete obstáculo aos adversários. Então se uma taça de meio de inverno, que nem dá direito a qualificação para nada, ganha tanta importância só porque o FC Porto perdeu… e na decisão de penaltis… o que não vale o Campeonato Nacional que o FC Porto ostenta em título e os títulos europeus e mundiais que fazem parte do orgulho portista e da história do desporto universal? Senão repare-se e compare-se futuramente quando o FC Porto voltar a ser Campeão, qual vai ser a difusão nacional…! Sendo o FC Porto como é atualmente o único representante português ainda em prova na mais importante competição da Europa. Além de na História ser o único clube de Portugal que tem no seu historial as taças mais importantes disputadas por clubes europeus, a Taça dos Campeões Europeus e Liga dos Campeões, a Taça UEFA e Liga Europa, mais a Taça Intercontinental/Mundial de Clubes.

Claro que o mundo de adeptos do Sporting ficou contente com o resultado final. Embora demonstrando não saberem ganhar, como se viu no comportamento tido na descida da tribuna dos elementos do FC Porto. Contudo entendendo-se para quem está desabituado de vitórias e se contentam com uma taça de meio de época. Porque mesmo na outra Taça, a chamada de Portugal, se perderem voltará a haver molho… enquanto os outros, que já não conseguiam nada por seus próprios meios, ficaram em êxtase com o que os tais outros alcançaram… quase na imagem corriqueira da vida.


Agora, quanto ao mundo portista, o assunto fica como alerta para todo o mar azul se unir em torno do globo do símbolo portista e deixar de haver quem se deixe ir em enxurradas de opiniões dos infiltrados que metem por vezes água de correntes contrárias.

O FC Porto perdeu desta feita nos penaltis, como na época passada idem aspas, na mesma taça, mas já ganhou em penaltis um dos dois Mundiais de Clubes que ostenta e também uma Supertaça nacional, pelo menos. Tal como Oliver Torres teve o azar que teve, mas também ainda nos lembramos dum célebre erro de Herrera que passado pouco tempo já era e bem esquecido. Quem dera, dizemos, que a história se volte a repetir e daqui a algum tempo, tal como Herrera no golo na sala de festas de Lisboa, o batalhador Óliver seja aplaudido nos corações de pulsações portistas.

Ainda falta muito da época e nem sempre se poderá vencer. Mas é preciso não esquecer que o FC Porto é quem vai à frente do campeonato português. E com a união do mar azul isso pode continuar, com atenção evidente do que há que corrigir e a melhorar. Sem perder noção das manobras de bastidores (como ainda agora com a aquisição por parte do Benfica dum jogador atualmente boavisteiro, em vésperas do confronto entre as duas equipas amigas… com a curiosidade agravante de terem levado de paleio o FC Porto com o empréstimo do Bueno quando havia intromissão de mouro na costa… ah, e sobremaneira salta demasiado à vista a troca de treinador a poucas horas do embate, como tem acontecido doutras vezes em casos similares).

Naturalmente que o polvo ainda mexe, com a ajuda dos poderes reinóis, e haverá outros comparsas que continuarão a entrar no jogo. Mas se o FC Porto conseguir fazer uma boa campanha como tem acontecido na primeira volta do Campeonato, terão de haver mais promessas a outros santos, via padrecos encomendados… para impedir a justiça de se concretizar. E então, caso algo assim acontecesse, não faltaria histeria entre quem não se importa de ganhar à batotice.

Armando Pinto

2 comentários:

  1. Caríssimo Armando Pinto,
    Li com atenção e subscrevo as suas palavras quanto à grandeza do nosso clube. Só não vê quem não quer ver! Todavia, há que saber ganhar e saber perder, e no sábado passado não soubemos perder, as atitudes da equipa técnica envergonham ou devem envergonhar qualquer adepto. Não se pede bajulação aos vencedores, pede-se respeito e fair-play. Nós perdemos porque falhámos mais penalties, é a dura realidade. Mas além do desgosto, custou-me ver certas atitudes que não são dignas dos nossos pergaminhos, desculpe-me a franqueza. Cair e levantar, sim, cair e ter mau perder não é o FCPorto, não pode ser, não podemos ser iguais aos outros...
    Pedro Pereira

    ResponderEliminar
  2. Também estamos de acordo com certas atitudes, mas há que ver uma coisa: Os jogadores e os elementos da equipa técnica do FC Porto ao subirem e descerem a tal bancada para as medalhas foram insultados e quase agredidos autenticamente. Há testemunhos de quem lá estava por perto, a dizer isso. Apenas que, como de costume, só chega ao público a parte que interessa aos adversários. Salvo aquela foto que também apareceu na internet do cumprimento dum adepto, mas que não está a ter o devido tratamento. Mas isso nem é de admirar, recordando-nos todos do que se passou na célebre final do Jamor em que os adeptos do Sporting não queriam que a taça fosse entregue ao FC Porto e além das agressões até garrafas de água voaram. Quem não se lembra? Agora de condenar é o facto das medalhas não terem sido entregues no relvado e terem obrigado ao acontecimento que era de esperar. Por isso, cosmo se costuma dizer, quem não se sente...
    Armando Pinto

    ResponderEliminar