Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Congratulação pelo projeto para o edifício da antiga Sede Sócio-desportiva do FC Porto


Correndo ainda Janeiro quase pela metade, o FC Porto consegue fazer brilhar algo no panorama deste mês normalmente pouco atrativo. Tendo, além da superação que está a acontecer no futebol, também conseguido materializar um projeto que há muito estava nos planos, com o início das obras de transformação e salvaguarda do prédio onde durante décadas esteve instalada a histórica Sede do FC Porto.


Esse nobre edifício durante anos meteu respeito na zona central da sala de visitas da cidade do Porto, sito mesmo ao lado da Câmara Municipal, em plena Praça cimeira da Avenida dos Aliados. Sendo com o peito a pulsar que, entrando no nº 325 da então Praça do Município, subíamos as escadas de acesso à secretaria, para tratar pessoalmente de assuntos relacionados com o FC Porto, perante a situação de sócio e mesmo de colaborador-correspondente do jornal O Porto, quando era possível ao autor destas linhas deslocar-se à Invicta (porque normalmente eram mais por correio os respetivos contactos, pagamentos de cotas, pedidos de envio de publicações e remessas de artigos da colaboração gratuita ao órgão oficial do clube).

= Duo de ciclistas do FC Porto que participaram nos Jogos Olímpicos de 1960, José Pacheco e Mário Silva

= Aspetos do antigo Museu do FC Porto -  oficialmente com o nome de Sala-Museu Afonso Pinto de Magalhães

E então, quando lá ia, era de mexer bem cá dentro aquilo, sempre com os olhos rasos a poder ver todos aqueles quadros de grande valor estético e sentimental, por ali expostos nas paredes em volta, desde os campeões da primeira Liga, à equipa da Caravana da Saudade e aos campeões de 1956 e 1959; mais os vencedores da Taça de 1968; como ainda os Olímpicos até então, Valdemar Mota, Mário Silva e José Pacheco; até grandes símbolos como Pinga, Araújo, Hernâni, inclusive Américo com a sua Baliza de Prata e o Troféu Somelos-Helanca de melhor do campeonato português de 68, etc., etc. Bem como acima havia a sala da galeria de fotos dos Internacionais seniores e juniores de futebol e depois a sala-muséu Pinto de Magalhães, onde os sentidos ficavam abarrotados de boas sensações. E tudo o mais…


Ali foram festejadas grandes vitórias, das conquistas das Taças de Portugal e do Campeonato Nacional, bem como dos ciclistas do FC Porto que venceram s Voltas a Portugal em bicicleta. Como recordamos, intercalando por aqui algumas fotos, quer de vitória de taças, de campeonatos, tal como das vitórias da Voltas de Carlos Carvalho e José Pacheco, por exemplo (vendo-se na foto o célebre Rei da Montanha e vencedor da Volta de 1959 acompanhado pelos colegas de equipa Emídio Pinto e Artur Coelho, na ocasião da entrega da taça de vitória coletiva a da equipa na mesma Volta: Bem como os vencedores da Volta de 1962, estando o vencedor individual Pacheco junto com os colegas que triunfaram também na classificação por equipas ).


Agora, com a solução encontrada, parece que vai ser bem salvaguardada a memória desse edifício e respeitada a história do FC Porto. Visto entretanto ter deixado de conter serviços do clube, após a transferência para o estádio das Antas e atualmente todas as secções do clubes estarem sediadas no estádio do Dragão. Concluindo-se por fim o que estava já projetado e entretanto fora anunciado, como aqui também foi referido na devida ocasião, em 2014.

Disso tudo, para não se repetir o que tem sido publicado, respigamos com a devida vénia o texto correspondente vindo na página informática oficial do FC Porto:

« Antiga sede esteve associada ao crescimento do FC Porto e ficou ligada a diversos momentos históricos do clube

A antiga sede do FC Porto na Avenida dos Aliados vai ser reabilitada e convertida num hotel de charme, com preservação da fachada exterior e de outros elementos originais do edifício. É um novo capítulo para um local emblemático no coração da cidade do Porto, um espaço que esteve associado ao crescimento do clube portista e que ficou ligado a diversos momentos históricos do FC Porto.

No dia em que se anunciou o futuro (na segunda-feira, dia 21), com abertura prevista do hotel para o primeiro trimestre de 2020, importa recordar o passado e a importância deste espaço para o FC Porto.

O início da história remonta a 1933, quando o clube alugou ao proprietário César Augusto Bordallo o piso do primeiro andar para ali instalar os serviços de sede e secretaria. As obras de ajustamento do espaço estiveram a cargo de Eduardo Coutinho, arquiteto e antigo sócio do FC Porto.


A sede do FC Porto foi inaugurada em março de 1933, mês em que se realizou igualmente a primeira reunião da Direção presidida por Sebastião Ferreira Mendes naquele espaço, equipado com sala de espera, sala de secretaria/balcão de atendimento, sala de leitura, salão de bilhar, bar, sala da Direção, sala dos chefes de secção, sala de troféus e um ginásio servido por bengaleiro, vestiário e chuveiro.

= "Quadro" que fez parte da decoração da Sede da então Praça do Município. 

Entre as décadas de 1930 e 1970 era frequente as equipas vencedoras ou atletas vencedores serem homenageados na sede localizada na Praça General Humberto Delgado (que se designou anteriormente como Praça Sidónio Pais e depois ainda Praça do Município). Em 1935, por exemplo, os vencedores da primeira edição do campeonato nacional de futebol em formato de Liga foram alvo de uma receção com ‘Porto de Honra’ no espaço.

= Plantel da época da conquista do campeonato Nacional de 1958/1959, cuja foto estava também emoldurada em quadro da sede. 

A varanda da sede do FC Porto foi o palco de consagração de diversos campeões e vencedores, o destino de autênticas romarias azuis e brancas. A Taça Arsenal foi entregue ao clube neste local, em outubro de 1949. O troféu resultou de uma subscrição pública para homenagear os vencedores do célebre jogo contra o Arsenal, disputado no ano anterior, a 6 de maio de 1948, no Campo do Lima.


As conquistas da Taça de Portugal em 1956 e 1958 também foram festejadas à frente da sede do clube, após vitórias frente a Torreense (2-0) e Benfica (1-0), respetivamente. Pedroto e Virgílio eram os capitães dessas duas equipas do FC Porto mas a grande figura das finais foi Hernâni, autor dos golos que garantiram os triunfos no Estádio do Jamor. Em maio de 1966, as ruas do centro do Porto voltaram a encher-se de adeptos, entre a Estação de São Bento e a sede, para saudar os juniores do clube, vencedores do Torneio de Limoges (França), a primeira grande conquista internacional do clube nos escalões de formação de futebol.

= Homenagem a Cristiano, pela sua participação na conquista portuguesa do Europeu de hóquei em Patins de 1971, quando ao fim de muitos anos (depois de Acúrcio Carrelo em 1957) o FC Porto voltou a ter um hoquista internacional sénior. Sessão solene que teve lugar na Sala-museu Afonso Pinto de Magalhães, tendo o mesmo hoquista recebido uma recordação das mãos do presidente do FC Porto cujo nome era também oficialmente do museu.

=  Reconhecimento ao então jovem diretor de modalidades amadoras Jorge Nuno Pinto da Costa, também na Sede do FC Porto da Praça do Município, sob testemunho memorial de alguns grandes nomes do passado patentes em fotos pendentes na parede (do fundo visual). Sendo-lhe colocado na lapela uma distinção, pela mão de Alfredo Borges, ao tempo diretor do Departamento de Futebol, na presença de Artur Peixoto Júnior, então diretor do Atletismo, em tempo inicial da gerência do Dr. Américo Sá.

Outro momento de enorme celebração portista remonta a 5 de maio de 1972, já após a reabertura da Sala-Museu do FC Porto (1967). Uma vitória frente ao Luanda e Benfica por 93-63 permitiu à equipa de basquetebol sagrar-se campeã nacional pela primeira vez desde 1953. A festa começou no Pavilhão Infante de Sagres, palco do jogo e continuou junto à sede do clube, pela noite dentro. Uma das grandes figuras dessa equipa era Dave “Flash” Dover, para muitos o melhor basquetebolista de sempre a jogar em Portugal.


Os serviços administrativos do FC Porto foram transferidos para o Estádio das Antas em 1982, ano em que o edifício na Avenida dos Aliados deixou de ser oficialmente a sede do clube. Porém, a atividade no espaço manteve-se. Em 1990, foi inaugurada a nova Sala de Bilhar do clube, considerada uma das melhores da Europa. Naquele espaço, o FC Porto organizou a Taça da Europa de bilhar em 1994 e 1998, assim como a Taça da Europa de Clubes em 2011, antes da mudança final da Secção para a Academia de Bilhar do Estádio do Dragão, em 2014. »


A propósito, para recordar e enquadrar, reveja-se o que em 2014 neste mesmo blogue ficou registado (clicando) sobre o “futuro da antiga sede do FC Porto”.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário: