Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Um envelope com história… expedido da Longra para o Porto, com selos sobre o FC Porto


Aqui há tempos foi o autor deste blogue surpreendido com a descoberta num blogue de apreço com uma imagem que de imediato chamou e clama atenção. Tratando-se dum sobrescrito que faz parte da coleção dum dos maiores colecionadores portugueses de artigos vários relacionados com literatura, filatelia, desporto, temas do FC Porto e outras valências.

Ora, no blogue referido, “Dragaodoporto”, no post correspondente consta em título
«Filatelia - Sobrescrito circulado em correio azul, da Vila da Longra para o Porto no dia 13/12/2005
E, a seguir à imagem do envelope, acrescenta:
«Esta peça selada, foi expedida, com dois selos diferentes da temática "Futebol Clube do Porto"


Pois a boa surpresa remete para uma das ocasiões em que houve troca de comunicações escritas, através de correio (como era mais normal até há pouco tempo, ainda) entre aqui o autor deste blogue e um grande senhor da Filatelia, o Dr. Paulo Sá Machado – de quem fiquei a ter algum contacto desde nossos primeiros contactos aquando da 1ª (e única) Mostra Filatélica e Exposição Museológico-Postal da Casa do Povo da Longra, que organizei em 1995, durante o tempo (cerca de 12 anos) em que estive na direção daquela associação local.

Esse envelope agora faz parte da coleção de outro colecionador, portanto. E dos bons! Um grande Portista e dos que mais material têm sobre o FC Porto, pelo menos, também. 

Aqui há tempos já foi publicado no blogue "Longra Histórico-Literária" (também do autor deste "Memória Portista") certas amostras de adereços com o carimbo comemorativo dessa exposição, integrante duma Semana Cultural. Agora regista-se o facto de ter ficado também bem preservado um dos envelopes da correspondência derivada, tratando assuntos em anos seguintes. Sobretudo por constar em tão importante coleção de inteiros postais, havendo já integrado exposições filatélicas e mesmo de outras temáticas.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário