Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 14 de julho de 2013

Futebol Portista de volta…com vitória na Taça Valais 2013!


Aí está de novo a bola a rolar nos pés dos futebolistas do F C Porto, ainda que em jogos de preparação, mas já com as camisolas azuis e brancas coladas ao corpo. Tendo-se disputado entretanto alguns jogos de caráter particular, um dos quais, o mais recente, integrado num torneio e consequentemente já com atribuição dum troféu, por sinal bem bonito e significativo.


Ora, na pré-época em andamento, a equipa principal do futebol do F C Porto começa a desenhar os contornos do futuro, através de alguns jogos. Com uma agradável imagem que tem sido visível. Inicialmente perante equipas de menor potencial, mas mesmo com resposta apreciável, tal qual com os jogadores a meterem o pé, como se costuma dizer. Repare-se que, por exemplo, enquanto na época passada a nossa equipa se viu e desejou para vencer, “à rasca” por um golo, a um Santa Eulália, da 3ª Divisão (curiosamente classificado abaixo do "F C Felgueiras 1932", por exemplo, ao fim do campeonato respetivo), nesta fase de preparação, nesta época, viu-se um carrocel de jogadas que redundaram em goleadas, como corolário dum bom desempenho. E, de seguida, no primeiro embate com alguma coisa mais atrativa, como foi a Taça Valais 2013, na Suiça, o F C Porto venceu e convenceu diante dos franceses do Marselha, por concludente 3-0.


Não vamos por ora fazer festa e atirar foguetes, apenas queremos registar quão agradável é sentir esta motivação presente.


Assim, sem necessidade de fanfarronices, como outros por vezes se vangloriam, fixamos a atualidade, por quanto nos satisfaz quando os nossos, aqueles que nos representam, sabem dignificar a nossa causa. Mahatma Gandhi disse uma vez que «quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito. Para cobrir esta distância precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente. Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para se ouvirem entre si, através da grande distância. Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão contentes, felizes? Falam suavemente. E porquê? Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena. Às vezes estão tão próximos seus corações que nem falam, mas somente sussurram…» É isso, afinal, que acontece quando há situações próximas, em afinidade e proximidade. Com as devidas distâncias proporcionais e diferenças de estado, também quando o F C Porto ganha tudo está bem connosco. E assim, sem ser preciso alardes de grandes manifestações, basta estarmos de bem com a vida e sentirmos que vale a pena andar por aqui…


Vistas já quase todas as caras novas do plantel, com o tempo possível a ser ainda pouco, importa sempre que haja frutos e isso é o que anotamos em nosso íntimo - que os números constam em espaços mais vocacionados aos temas da atualidade cronológica.


MARSELHA, 0 - FC PORTO, 3 !!! - O F. C. Porto somou, este fim de semana, em jogo disputado sábado à noite, a terceira vitória na pré-época, ao bater os franceses do Marselha por 3-0, em Sion (Suíça), perante moldura humana vibrante de muitos portugueses radicados na região. O triunfo permitiu aos dragões conquistarem a Valais Cup. O que fica para a história. Entre o que de bom e menos bom aconteceu, pois não se pode esconder que quando o resultado estava ainda em branco houve situações de apuro que podiam ter alterado o rumo da história, no sentido que daria azo a esta hora poder haver alguma campanha de menosprezo nos jornais lisboetas. Assim, com o empenho que acabou por imperar, os nossos futebolistas conseguiram pôr em prática já algo das diretrizes do novo visual. Ficando água na boca para o bom aí a raiar no porvir. 

Armando Pinto

1 comentário:

  1. Sinto-me incluído no grupo daqueles que se sentem tranquilos em relação ao que se está a passar na nossa equipa. Há uma sensação de confiança que transparece face ao (bom ) comportamento da equipa, não apenas pelos resultados alcançados mas acima de tudo pela qualidade e quantidade do plantel. Mesmo para quem não esteja atento senão aos resultados, notam-se alterações na forma de jogar muito positivas que não custa a admitir que ainda serão melhoradas com mais tempo de treino e adaptação de novas unidades. Também começam a dissipar-se as dúvidas que alguns alimentavam sobre a verdadeira valia de Paulo Fonseca e dos seus colaboradores.

    Tudo resumido, é legítimo esperar um grande Porto na época que se avizinha, mais forte, ainda mais coeso e sempre mais vencedor.

    Abraço.

    ResponderEliminar