Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Uma das históricas Voltas Portistas: Cinquentenário da vitória de Joaquim Leão, na Volta a Portugal de 1964


Enquanto o futebol não retorna em força, estando-se ainda na fase preparatória da pré-época, folgam as maiores atenções que costumam incidir na bola e alargam-se raios de ação por outros motivos. Chegando entretanto o tempo da Volta a Portugal em bicicleta, em tempo de férias para muita gente, fazendo convergir focos noticiosos para o ciclismo e, assim, ao menos recordar tempos em que a modalidade ciclista tinha mais encanto, como acontecia quando alinhavam equipas dos grandes clubes portugueses a pedalar ao longo das estradas.


Com efeito, neste período de maior calor de verão, por norma, é mesmo tempo do ciclismo, ao chegar a Volta a Portugal. A corrida-rainha que provoca ainda algum entusiasmo, dando por isso mote a algumas evocações das que por vezes aqui trazemos. Vindo a talhe, aqui e agora, uma das históricas Voltas Portistas: a da vitória do grande ciclista Joaquim Leão, em 1964, que este ano de 2014 perfaz cinquenta anos desde que ocorreu.


Como de vezes anteriores, noutras oportunidades, neste e outros espaços de Memória Portista, já lembramos algumas Voltas a Portugal conquistadas por ciclistas do F C Porto e inclusive desenvolvemos currículos e lembranças de ases dos pedais que vestiram a camisola azul e branca, desta vez recordamos a brilhante vitória de Joaquim Leão, em 1964. Um triunfo também referido e ilustrado em artigos como o da Participação Portista na Volta a Portugal, por exemplo, porém desta feita mais pormenorizadamente. Deixando a narrativa a cargo de imagens documentais do arquivo pessoal do autor, de recortes e papéis preservados, algo amarelecidos pelo tempo, cujos originais temos guardados, com dobras, anotações pessoais e outras particularidades (fora as iniciais AP que, sempre de forma diversa, apenas colocamos como marca na digitalização). De material capaz de reforçar quão interessante é a história do ciclismo no seio da coletividade azul e branca, como modalidade que, em seus tempos áureos, captou muito entusiasmo e apoio à causa Portista.


Eis aí, então, algumas recordações da Volta individualmente conquistada por Joaquim Leão, e coletivamente aumentou o número de triunfos do F C Porto, em 1964.




Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário:

  1. Já me faltam palavras para comentar mais, com tanto que vejo do bom e do melhor, com tanto material que não se vê noutros. Com estas e outras vai dando força ao ressurgimento do ciclismo e a conhecer a todos a história do F C P.

    ResponderEliminar