Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

12º Aniversário da Inauguração do Estádio do Dragão


Faz nesta data doze anos o novo estádio do F C Porto. Perfazendo assim uma dúzia de anos desde que, a 16 de Novembro de 2003, se realizou a inauguração solene do Estádio do Dragão.

O Estádio do Dragão, substituto mais avantajadio do velhinho, histórico e muito querido Estádio das Antas, é na verdade uma maravilha em muitos aspetos e no próprio aspeto visual, em deslumbramento a nossos olhos e sentidos, mas também aos olhos estranhos, de quem tiver olhos de ver e sinceridade na cara. E pelo seu simbolismo também é uma maravilha da cidade do Porto e entre as construções grandiosas existentes no país, bem como pode ser considerado uma das maravilhas internacionais, estando avaliado como dos mais belos. Sendo que maravilhas públicas são aquelas que realçam, que comemoram e consubstanciam realidades fora do comum e exprimem avanços de algo universal da humanidade.

Com esse facto bem presente, assinalamos aqui mais um aniversário do nosso estádio atual. Desta feita de modo diverso a recordações rememoradas em anos anteriores.


Recordando com apreço esse dia em que, há doze anos também  estive lá, coloco aqui algumas imagens de afeto relacionado – como são alguns adereços e artefactos que foram cedidos para o nosso Museu, entre o que temos emprestado no Museu do F C Porto By BMG. E os bilhetes de ingresso, quer no Estádio do Dragão no mesmo dia da inauguração, como na posterior despedida do Estádio das Antas.


Comemoramos assim hoje a existência deste lindo estádio onde o F C Porto tem obtido muitas vitórias e dado grande felicidade a todos nós Portistas, num já extenso rol, metendo êxitos sobre grandes equipas e conquistas relevantes em títulos nacionais e eliminatórias internacionais, com expoente inesquecível no Momento K, o golo de Kelvin que, ao minuto 92, pôs de joelhos o simbolismo benfiquista.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Nota: Para recordar anteriores referências aniversariantes ao Dragão... Clicar nos links:


A.P.

1 comentário:

  1. O JOGO 16 nov 2015

    De Messi a Iker se faz a história do Dragão

    Aniversário. Recinto portista festeja hoje 12 anos desde a inauguração e já teve de tudo: estreias, despedidas, festas, rivais de joelhos e muitas estrelas.
    Cumprem-se hoje 12 anos desde que um espetáculo de magia de Luís de Matos e um jogo entre o FC Porto e o Barcelona inauguraram aquela que se transformaria na nova casa dos azuis e brancos: o Estádio do Dragão. Um recinto com um custo de construção de aproximadamente cem milhões de euros, com capacidade para receber mais de 50 mil espectadores por jogo e que viu de tudo um pouco ao longo de todo este tempo: a estreia de Messi, a despedida de Deco, jogos da fase final de Europeu, uma meia-final da Liga dos Campeões, outra da Liga Europa, festas de títulos dos portistas, goleadas ao maior rival do clube - 5-0 ao Benfica em 2010, por exemplo -, e um sem número de estrelas mundiais, como Cristiano Ronaldo, Ibrahimovic e, mais recentemente, Iker Casillas.

    Com tantos momentos marcantes ao longo destes 12 anos, o FC Porto tentou perceber junto dos seguidores da sua conta na rede social Facebook qual a maior recordação que guardam desde a inauguração do Dragão. A escolha recaiu, sem surpresas, no golo de Kelvin ao Benfica, obtido aos 90"+2" do jogo realizado a 11 de maior de 2013, que deixou Jorge Jesus de joelhos e embalou os portistas para a conquista do título em 2012/13.

    Mais de nove milhões de pessoas já cruzaram os torniquetes do Dragão em jogos oficiais do FC Porto. A receção ao Corunha, nas meias-finais da Champions de 2003/04, ainda figura como a melhor assistência de sempre, com um total de 50 818 espectadores. Helton é o jogador que mais encontros (156) disputou no recinto desenhado por Manuel Salgado, enquanto Jackson Martínez tem o "título" de melhor marcador do (ainda) novo estádio.

    ResponderEliminar