Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Entrada portista de pé direito no campeonato, com cartão amarelo na visão pública para a estrutura do futebol…



O F C Porto venceu concludentemente o primeiro jogo a contar para o campeonato principal agora iniciado, num terreno sempre difícil. Tendo a equipa portista vencido onde noutros anos não conseguiu triunfar, obtendo assim um bom começo que nem sempre aconteceu em recentes épocas.


Começado com o pé direito este campeonato da Liga portuguesa, pela equipa do FC Porto, não começou tão bem na prestação da estrutura do clube, por mais que custe expressar. Íamos escrever na referência à equipa portista como azul e branca, mas temos de frisar apenas ser do FC Porto, pois ultimamente tem sido mais de outras cores que em tons azuis e brancos… Vem isto ao caso, especialmente, por se estar a perder a soberania do clube, deixando que sejam agentes ou marcas a impor vontades, como se vê no caso dos equipamentos. Tem acontecido demasiadas vezes e está a passar das marcas. Não se entende como neste jogo, diante dum adversário que equipa de verde e branco, suceda que a equipa do FC Porto use um dos equipamentos alternativos. Primeiro porque em caso de confusão cabe à equipa visitada essa alteração, e segundo porque não pode haver confusão entre verde e azul. Mas se houvesse, repete-se, teria de ser o clube da casa, neste caso o Rio Ave, a mudar para o equipamento alternativo. Porque raio então desta vez jogou a equipa do FC Porto de amarelo, quando do outro lado do campo estava uma equipa vestindo de verde e branco? Não se colocando em causa tanto a cor amarela, pois seria o mesmo se fosse o outro alternativo equipamento preto, mas o facto. Sendo isto como mero exemplo, entre o trabalho de casa que parece estar a ser feito de modo muito diferente do que era habitual nas presidências de Pinto da Costa e seus pares. Anda-se a facilitar demais em pormenores que mexem com os sentimentos e a brincar com coisas sérias. O FC Porto a que nos habituamos não costuma ser assim... Algo menor está a confundir a situação. Haja sentido de responsabilidades e bom senso, que no FC Porto conta o passado, presente e futuro, além de haver património histórico e humano, que vem de longe e com largo alcance.


Fica assim, à imagem do equipamento usado, um cartão amarelo para a estrutura do futebol portista, porque não se pode andar sempre a deixar lá… Ao mesmo tempo que se deixa, como adepto, um outro cartão, esse mais avermelhado, para o sistema do futebol português, olhando à habilidosa arbitragem. Será que o andor vai continuar para o clube do sistema e a haver colinho para as bandas das aproximações às margens do Tejo?!


Foi positiva, em suma, desta feita a exibição da equipa do FC Porto e o que não esteve tão bem naturalmente pode vir a ser corrigido e melhorado. Ficando a sensação que a equipa portista pode fazer uma boa época, à medida de nossos anseios.

De realçar o apoio dos adeptos portistas à nossa equipa, tendo-se registado um mar de gente com as cores azuis e brancas no estádio dos arcos, mesmo com as entradas no recinto deveras dificultadas pela deficiente organização.  


Em suma, o F.C. Porto venceu, esta sexta-feira, no terreno do Rio Ave, por 3-1, no jogo inaugural da I Liga portuguesa de futebol da época 2016/17, disputado em Vila do Conde.

Depois do Rio Ave ter inaugurado o marcador, aos 36 minutos, o F.C. Porto deu a volta com tentos de Corona, aos 40 minutos, pouco depois, portanto, ainda na primeira parte, e depois já na segunda Herrera, aos 52, e André Silva, aos 60, estabelecendo o resultado.


Com os três pontos na estreia oficial de Nuno Espírito Santo como técnico, o F.C. Porto é o primeiro líder do campeonato português.

Posto isto, importa reter que o FC Porto obteve para já os primeiros três pontos, saiu vitorioso e está na frente, dando uma alegria aos apoiantes portistas e uma grande desilusão aos simpatizantes de outros clubes, dos normalmente contra o Porto. Isso já faz ser um bom começo. E arrebimba o malho… que em tempo de festas, a festa é nossa!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

3 comentários:

  1. Lamento que haja alguém, como quem enviou um comentário para aqui mas anonimamente, com sua opinião, a querer dizer mal do que neste artigo se expressa. Primeiro se essa pessoa se acha com tanta razão devia assinar, sem vergonha do que quer dizer, e depois nada nem ninguém está acima do que deva merecer reparo ou reprovação. O FC Porto é dos sócios, moralmente, e não de uns poucos. O Portismo é sentir o FC Porto, verdadeiramente. E a identidade do clube devia contar muito para todos os portistas. ok.
    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  2. Uma explicação e mais nada, para comentadores/as recentes: Não basta colocar um nome, sem conta oficial e acessivel/identificável, quando se trata de pessoas que nunca comentaram aqui nada. Porque não se sabe de quem se trata afinal e pode até ser alguém do contra o Porto, como por vezes acontece. Quem não gostar que faça um blogue seu e aí expressa-se por sua conta. Isto dá trabalho e tem dono, ok.
    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  3. Anda aí um ou uma, ou as duas coisas misturadas, do contra, a tentar minar... Vendo-se bem que é pessoa que quer virar o bico ao prego, mas daqui não leva nada... Já agora é uma satisfação saber que isto chateia a mouraria, pelo menos.
    Armando Pinto




    ResponderEliminar