Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 14 de agosto de 2016

F C Porto triunfa na Taça de Portugal em ciclismo, com vitória do portista Juan Ignácio Perez e da equipa W52-FC Porto-Porto Canal


Juan Ignácio Perez Martin, da formação W52-FC Porto-Porto Canal, vence a Taça de Portugal de ciclismo, que o FC Porto também venceu coletivamente. Prova concluída na tarde deste domingo de meio de Agosto, em plena semana imediata ao final da Volta a Portugal. Sendo Juan Perez Martin o ciclista mais pontuado na respetiva classificação final, após as diversas corridas pontuáveis ao longo da época, e das quais vencera a segunda, tendo nas restantes amealhado pontuação superior a todos os concorrentes. Enquanto a equipa W52/FC Porto somou também mais pontos que a concorrência, vencendo a classificação por equipas.


Anteriormente o colega de equipa Daniel Freitas liderou a classificação até ao período anterior à Volta, tendo neste fim de semana decorrido as duas últimas corridas, com Joaquim Silva, também do FC Porto a tomar a liderança dos pontos correspondentes ao fim de penúltima prova, ao passo que na última corrida foi Juan Ignácio Perez a chegar ao fim com a melhor pontuação.


Indo por partes, na penúltima etapa Hugo Sancho, da equipa LA Alumínios-Antarte, venceu na tarde de sábado o Grande Prémio de Mortágua, corrida pontuável para a Taça de Portugal de Elite. Enquanto Joaquim Silva, da W52-FC Porto assumiu o comando da geral. Porque, de entre os corredores que partiam em vantagem na geral da Taça, o melhor foi então Joaquim Silva, jovem trepador penafidelense que chegou na 13.ª posição mas, com esse resultado, assumiu a dianteira da Taça de Portugal, com 135 pontos, seguido por dois colegas de equipa, Juan Ignácio Perez, com 130, e o anterior comandante, Daniel Freitas, com 126. O primeiro ciclista de outra equipa era Luís Mendonça, embora à distância com 109 pontos.

= Equipa Portista vencedora da Taça de Portugal da Elite em ciclismo =

Por fim, na tarde deste domingo terminou a mesma Taça de Portugal de Elite, com a meta instalada em Águeda, terra das bicicletas, onde findou a última etapa pontuável para esta competição. Aí deu-se a vitória de César Fonte, da Rádio Popular-Boavista, primeiro na chegada do Grande Prémio Anicolor. Concluída assim a última prova da Taça de Portugal de Elite, o espanhol Juan Ignácio Perez Martin, do FC Porto, conquistou a Taça de Portugal, sucedendo ao compatriota Diego Rubio.


Assim sendo, Juan Ignácio Perez, que partiu para o último dia na segunda posição da geral da Taça, ao ser o sétimo a cortar a meta amealhou 40 pontos, pecúlio suficiente para ser proclamado vencedor da edição de 2016 da Taça de Portugal.

Juan Ignácio Perez chegou ao fim do troféu com 170 pontos, mais 11 do que o luso Luís Mendonça, da Sicasal. Ficando César Fonte em terceiro do pódio da classificação geral, com 156 pontos.

Mais uma vitória do ciclismo do FC Porto, individual e coletivamente, em total demonstração da superioridade da equipa, durante esta época de 2016. Numa verdadeira mostra do acerto da parceria do FC Porto com a W52, e continuidade do apoio do Porto Canal à equipa, sendo aposta ganha a criação desta nova equipa com o nome do FC Porto, no regresso portista ao ciclismo.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. Boa Nacho Perez e boa ciclismo do FC Porto. O Memória do sr. Armando Pinto faz justiça. Grande adepto do ciclismo portista, um obrigado portista a um dos maiores defensores da retoma do ciclismo no Porto.

    ResponderEliminar