Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Haja paciência… e coerência! Não recado, mas constatação aos anti-Porto e a Portistas mais descontentes ou menos pacientes!!!


No sábado o FC Porto, no jogo em que esteve em campo a equipa principal de futebol portista, fez uma exibição plena de golos obtidos, com conta e medida, marcando quatro, contra dois sofridos. Ou seja, ganhou, que é o que interessa e marcou golos suficientes… mas apareceram logo comentadores da comunicação social a dizer, escrever e contar que marcou quase tantos golos como as oportunidades criadas (embora esquecendo a bola enviada à barra pelo Jota e mais um ou outro lance)…  enquanto antes, nalguns dos jogos anteriores, quando o Porto não conseguiu vencer, apesar de ter havido diversas oportunidades de golo em jogadas criadas, disseram que faltou eficácia…

Sábado passado também, sim este do meio deste mês, quando o FC Porto sofre o primeiro golo do Rio Ave, apareceram alguns infiltrados, daqueles que se querem fazer passar por portistas, mas sabemos não ser (como um que eu conheço como benfiquista daqueles que é como os touros que só vêm vermelho à frente!), e, quais aves agourentas, desataram a culpar o Casillas nas redes sociais, e de seguida não faltaram portistas, dos que pensamos que sejam mesmo, a ir na onda… E refiro apenas a rede social do facebook, por ser a única que sigo de modo mais atento (mas mais valerá deixar de seguir tanto em certas ocasiões, quando os aziados aparecem, pois noutras alturas perdem a ligação…), tal como nem vale a pena mencionar canais televisivos, por exemplo. Quão, pelo contrário, se esquecem de louvar o guarda-redes do Porto quando Iker Casillas salva a situação com defesas arrojadas e valorosas, em lances de possíveis golos. Além que no remate do jogo de sábado o facto da bola ter ressaltado no poste o impediu de safar aquilo de melhor forma - mas sem culpas, é preciso dizer, a bem da verdade.

No mesmo jogo, ainda, quando no primeiro golo do FC Porto, a bola aparece a beijar as redes pelo lado de dentro, ficavam logo uns tantos atentos às imagens, a ver se descortinavam alguma coisa, e, eis que vendo que o homem da camisola à Porto tinha meia cabeça à frente dos outros, toca de berrarem que o golo era ilegal… quando em cerca de 19 penaltis antes acontecidos nos jogos anteriores tiveram dúvidas ou nem viram, nos foras de jogo mal assinalados não estavam a ver o jogo de frente, mas talvez a conversar com alguém ao lado… Ah, e no mesmo jogo deste passado sábado não lembram o fora de jogo mal assinalado que cortou uma jogada que podia dar golo a favor do FC Porto.

Enquanto isso, portistas houve que no decorrer do jogo iam na onda, mais uma vez. Não na mexicana dos estádios, mas na de maldizer, só por dizer, embora também possivelmente a desabafar, mas não só.

Hoje, já em plena segunda-feira, o FC Porto contrata o Tiquinho Soares, que ainda no dia anterior, domingo, marcou um dos golos com que o Guimarães derrotou o seu rival Braga. E na primeira volta do Campeonato apontou sete golos, mesmo sem ter sido avançado principal em diversos jogos. Mas sendo um avançado de que até agora, sobre ele, só se ouvia e lia boas indicações… Ora, ele assina pelo Porto e não falta quem já venha apontar defeitos e levantar questões. O homem ainda nem entrou em campo com a camisola azul e branca e já parece que perdeu qualidades e deve ter havido alteração na situação de antes haver poucas alternativas no ataque…

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. E quem gosta do FC Porto tem de saber distinguir o trigo do joio. Não falta quem pretenda fazer mal ao clube, que não sejam ao menos os que gostam do clube. Já é antigo o “slogan” verdadeiramente atual: - O FC Porto ama-se ou deixa-se.

Sabe-se que há portistas que estarão descontes com alguma coisa, talvez por uma situação ou outra acontecida ou não atendida, mas não se pode misturar leite com água, para não se criar nata esfarrapada. Nada pode agradar a todos e os homens passam e o clube fica. O FC Porto tem de estar acima de tudo e todos.

Armando Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário