Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 21 de janeiro de 2017

Luís Ferreira Alves: Outro Presidente Portista ligado à realização do antigo sonho do Estádio do FC Porto…


Luís Ferreira Alves tomou posse como Presidente do FC Porto a 21 de janeiro de 1944, quatro meses depois das eleições respetivas.

Ferreira Alves entrou para a frente dos destinos do clube quando já haviam sido adquiridos terrenos para o estádio (conforme se dá nota por um trecho da História do FC Porto, da autoria de Rodrigues Teles), mas sem o processo ter avançado conforme era desejado, a pontos que o terreno comprado da Vilarinha nem foi onde acabou por ser edificado o estádio, como se sabe, servindo porém para transação posterior na compra do sítio das Antas.


Ferreira Alves, como era mais conhecido popularmente em seu tempo, nos meios desportivos, fez um périplo pela Europa e América do Sul para captação de fundos junto das comunidades emigrantes antes de assumir a presidência do clube azul e branco e quando regressou tinha o dinheiro necessário para tornar realidade o sonho de construção do Estádio as Antas – mesmo assim ainda seria preciso esperar oito longos anos para o clube ter casa nova. O primeiro Estádio do FC Porto, como aliás sempre foi oficialmente chamado o até 2003 reduto desportivo do clube, mais conhecido como estádio das Antas, que substituiu em 1952 o velhinho Campo da Constituição… e em 2003/04 foi revezado pelo atual estádio “Fortaleza” do Dragão.

Como ilustração de mais este Ilustre Nome Histórico do FC Porto, respigamos da História do Futebol Clube do Porto, escrita por Rodrigues Teles na década de cinquenta, o que testemunhou o pioneiro historiador do FC Porto.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário