Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Recordando um Nome Portista do passado: João Leite Faria, primeiro presidente da Associação de Futebol do Porto


Um grande Clube como o FC Porto sempre teve e terá grandes pessoas que honram a coletividade em terem representado o seu e nosso clube com ações dignificantes, desde os mais ilustres dirigentes e atletas, aos normais apoiantes, todos os que serviram e prestam serviços em prol do bom nome do Dragão. Em suma, quem cuida o FC Porto com grande dedicação.  

Entre a Gente do FC Porto que passou pela vida clubista, havendo associados mais lembrados e outros nem tanto, é de sempre evocar todos os que algum motivo leva a que em determinados momentos ou datas haja razão de fazer memória sobre eles, em torno do que representam na História do FC Porto. Tal como é o caso desta vez propício, em data coincidente com uma efeméride que, podendo nem ser feliz, calha para dar o mote.

Ora, como bem lembra a missiva oficial "Dragões Diário", a 9 de fevereiro de 1934 morreu «Leite Faria, sócio n.º 3 do FC Porto e primeiro presidente da Associação de Futebol do Porto. O nosso clube foi decisivo na organização do futebol nacional, primeiro através da criação de estruturas locais que regulassem um desporto ainda incipiente no nosso país. Leite Faria desempenhou um papel fundamental para tornar o futebol da região organizado.»

Em homenagem a esse associado portista e dirigente associativo que representou o FC Porto, recordamos tal vulto da história azul e branca. Curvando-nos diante de sua memória, através do que sobre ele está impresso na História do FC Porto escrita por Rodrigues Teles:


ARMANDO PINTO

((( Clicar sobre as imagens para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário