Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Amplexo de Parabéns ao grande “Américo do Porto”!


O nascimento é associado a entrada para a vida, sendo abertura da luz vista na chegada a este mundo. Qual Natal de cada um, enquanto a realidade natalícia é um facto marcante. Tanto que a passagem aniversariante da data de “fazer anos” será sempre especial e por associação extensiva a ternurenta temporada natalícia é propícia a afinidades próprias.

»»»»»» Américo ainda nos Juniores do FC Porto ««««««

Vem ao caso que na recente quadra de Natal, como época de partilha, atrita a ofertas pessoais de prendas, houve propositado enquadramento pessoal em sentido restrito, tendo oferecido à família um livro particular de cunho autobiográfico, personalizado, em edição de autor limitada a poucos exemplares, pelas características de narrativa familiar. Entre cuja descrição, contando o que veio à ideia, de lembranças de uma vida, e narrando factos desde a infância, deixei ali recordados também os tempos em que me lembro de ter começado a simpatizar com o grande Futebol Clube do Porto. E em trechos dessas rememorações, acabei por anotar como então passei a admirar o então guarda-redes do F C Porto, o Américo. Por entre diversas curiosidades e recordações em tal remanso existencial do percurso de vida.

= Américo na equipa vencedora da Taça de Portugal de 1968 = 

Ora o “Américo do Porto” faz anos precisamente no dia em que escrevo estas linhas, agora, a 27 de fevereiro (dia de seu nascimento, embora tenha sido registado depois com data fictícia de 6 de Março, devido às burocracias da época, quanto ao registo civil). Assim sendo, como homenagem também pessoal a esse meu amigo, com um abraço de parabéns ao meu grande ídolo de infância e adolescência, junto aqui imagens de duas páginas (das provas, sem a numeração das páginas) desse livro privado, onde Américo ficou “registado” como alguém que me toca muito…


Parabéns Sr. Américo Lopes. Feliz aniversário, com felicidades para agora e sempre no que também nos une, que é sobremaneira o FC Porto!


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário