Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

22.ª “Supertaça António Livramento” de hóquei em patins do FC Porto e Boxe portista em destaque no “Golden Gloves 2018”


Entrado o outono com sensações de transição das réstias de verão, o domingo 7 de outubro de 2018 ficou assinalado nos anais desportivos e no historial portista com mais um triunfo do Hóquei do FC Porto, desta vez na SUPERTAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO, a Super Nacional, e com um destacável desempenho de dois dos pugilistas do FC Porto numa importante competição do calendário do boxe, como é o GOLDEN GLOVES 2018.

Continuou pois a senda do FC Porto, como sempre que seus representantes conseguem juntar empenho com valor na vontade de vencer, quão é apanágio tradicional no seio do FC Porto.


Assim sendo, no hóquei os Dragões venceram o Sporting por 4-1 na Mealhada, no jogo de atribuição de mais uma Supertaça portuguesa. Somando a 22ª Supertaça para o FC Porto, na conquista de sete competições nos três anos recentes, desde que se iniciou o projeto hoquístico azul e branco com a supervisão de Cabestany e núcleo duro de hoquistas dos quais se mantêm Hélder Nunes, Gonçalo Alves, Rafa, Reinaldo Garcia, Telmo Pinto e Nelson Filipe.


Então o FC Porto Fidelidade conquistou neste domingo a 22.ª Supertaça (terceira consecutiva) da história do clube. Tendo os Dragões vencido concludentemente o Sporting por 4-1 no jogo realizado no Pavilhão Municipal da Mealhada.


A formação orientada por Guillem Cabestany, vencedora da última edição da Taça de Portugal, superiorizou-se ao campeão nacional em título com golos de Rafa, Hélder Nunes (2) e Gonçalo Alves. (Ferran Font marcou o único golo do Sporting).


FICHA DE JOGO
SPORTING CP-FC PORTO FIDELIDADE, 1-4
Supertaça António Livramento-2018
Pavilhão Municipal da Mealhada
FC PORTO FIDELIDADE: Carles Grau e Nélson Filipe (guarda-redes), Telmo Pinto, Giullio Cocco, Rafa, Hugo Santos, Poka, Reinaldo García, Gonçalo Alves e Hélder Nunes.
Treinador: Guillem Cabestany
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: 0-1 por Rafa (8 m), 1-1 por Ferran Font (27 m), 1-2 e 1-4 por Hélder Nunes (aos 32 m e 47 m) e 1-3 por Gonçalo Alves (35 m)

BOXE - PORTISTAS EM DESTAQUE NO GOLDEN GLOVES 2018, tendo ganho os cinturões de suas categorias de pesos respetivos. 

Assim, dois atletas do FC Porto conquistaram no primeiro domingo de outubro os cinturões nas categorias de 60 kg e 64 kg no torneio Golden Gloves 2018, realizado no Complexo Municipal de Ténis da Maia.


Destaque para Bertinho Júnior (de 18 anos), o mais jovem na história do torneio a ganhar o cinturão na categoria de 60 kg. Por sua vez Pedro Ribeiro, de 22 anos, conquistou o cinturão na categoria de 64 kg.


O Golden Gloves foi criado em 1923, em Chicago, e tornou-se o mais prestigiado torneio de boxe amador dos Estados Unidos da América, sendo a rampa de lançamento para nomes icónicos como Muhamed Ali, Mike Tyson, Evander Holyfield ou Oscar de la Hoya.

O Boxe do FC Porto ainda há pouco tempo tinha tido destaque com a vitória na Taça de Portugal em masculinos e segundo lugar na mesma taça em femininos.


Com efeito, a equipa masculina do FC Porto venceu recentemente a Taça de Portugal de boxe, no Centro Social Luso Venezolano, em Nogueira da Regedoura. Enquanto na competição feminina, a equipa portista terminou honrosamente no 2.º lugar da competição. Tendo então a decisão da Taça de Portugal de boxe contado com a presença de atletas das Associações de Boxe de Porto, Aveiro, Setúbal, Lisboa e Algarve.

Desta vez, o Boxe do FC Porto voltou a fazer história no Torneio Golden Gloves 2018, com dois grandes triunfadores:
-Bertinho Júnior sagrou-se o campeão mais jovem da história do torneio na categoria 60 kg
-Pedro Ribeiro sagrou-se pela segunda vez campeão do torneio Golden Gloves na categoria 64 kg.

ARMANDO PINTO
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário