Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Rememorando: Inícios do FC Porto


Em 1893!

No dia 8 de Outubro de 1893

... o FC Porto realizou o primeiro treino, entre 22 sócios alinhados em duas equipas do mesmo clube,  e de seguida o primeiro jogo da sua história: o treino no Campo Prado, em Matosinhos, e o jogo logo depois, no hipódromo da mesma cidade. O adversário foi uma equipa de Aveiro capitaneada pelo histórico Mário Duarte.



(In Tábua Biográfica da Fotobiografia do Futebol Clube do Porto)

Efeméride esta assim rememorada no dia seguinte à data em apreço, à imagem de como as notícias eram por esses tempos dadas a público um dia depois. 

Evocado fica também assim esse facto histórico digno de registo e que apraz frisar, por quanto faz o FC Porto o clube de alta competição desportiva mais antigo em Portugal  por muito que isso custe a adversários maldizentes, por a história não estar dependente de árbitros nem de manobras de bastidores do sistema nacional!

ARMANDO PINTO

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

4 comentários:

  1. Porque como de costume vão aparecendo comentários de adversários, explico de uma vez por todas:
    Segundo está bem explícito na Tábua Biográfica da Fotobiografia do Futebol Clube do Porto, e conforme os documentoss que Rui Guedes pesquisou e compilou, depois entregues na Torre do Tombo em Lisboa: Houve mais... Pois... No dia 15 de Outubro de 1893 o FC Porto realizou o segundo jogo da sua história, contra a mesma equipa aveirense que havia defrontado na primeira partida, uma semana antes.
    Para que conste e deixe de haver quem não saiba ver a história tal qual é. O FC Porto foi fundado em 1893 e depois de pequeno interregno refundado em 1906 (não a 2 de agosto, que foi data inventada, ou atirada à toa, pois não condiz com o dia indicado no que posteriormente foi escrito). Mas era e é o mesmo FC Porto, inclusive com o fundador Nicolau de Almeida a acompanhar o refundador José Monteiro da Costa, como se vê em fotos existentes.
    Então, caso não houvesse tal ligação, como houve e há outras... como explicar que Portugal tenha sua fundação oficial em 1143 quando em 1580 passou para o domínio espanhol e só em 1640, após 60 anos de interregno, foi restaurada a independência portuguesa?!

    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  2. Pode também chamar-se a José Monteiro da Costa o Restaurador, olhando ao cognome de D. João IV, em circunstâncias idènticas, fora as distâncias. E como D. Afonso Henriques no país, António Niciolau de Almeida foi o fundador do clube FCP.

    AM

    ResponderEliminar
  3. Ao comentador anónimo: Está enganado! Nunca tive oportunidade de assitir em pessoa, fisicamente, a quaisquer romagens ao mausoleu do FC Porto ou a sepulturas de antigos portistas, como em tempos acontecia todos os anos em visitas cerimoniais de representantes do clube. O facto de ter vida profissional até há pouco tempo nunca permitiu que tivesse folga nessas ocasiões. A que se juntava condicionante pela residência algo distante. Já estive diante desses locais sagrados mas em momentos de recolhimento particular, nunca em ocasiões públicas. Ou seja se tinha ideia de me ter visto em fotos ou imagens nesses dias está equivocado. Tal como no resto. Já o amigo sim, inclusive há fotos em reportagens da revista Dragões há uns bons anos... a comprovar. No tempo em que Pinto da Costa tinha ao lado na Direção Alexandre Magalhães, o sr. Morais, etc, entre os que estavam presentes nessas cerimónias. Querendo com isto dizer que sei quem é.
    Posto isto, a partir de agora se continuar com esses comentários anónimos não mais terá qualquer resposta, passará a falar sozinho. Entendidos?
    Armando Pinto

    ResponderEliminar