Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Efeméride: O jogo com o Dínamo de Kiev nas Antas – 1.ª mão da Meia-Final da Taça dos Campeões Europeus em 1987

No dia 8 de Abril de 1987, em noite europeia memorável, o FC Porto venceu o Dínamo de Kiev por 2-1 na primeira mão das meias-finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus. No jogo de “cá” com o então campeão Russo – pois que “lá” voltou a ser repetida a dose – como está bem gravado na memória de todos os bons Portistas.

Muito tempo se passou e tanta coisa também, inclusive com a separação dessa antiga União Soviética e agora com a invasão da Rússia à Ucrânia. Sendo pois Kiev algo que transporta tempo e memória, mais sensibilidades afins a tudo o que é subjacente. Vindo isso acima agora, também na passagem da efeméride desse primeiro jogo disputado com o Dínamo de Kiev em 1987. Jogo inesquecível que aqui o autor destas lembranças também viu e sentiu de corpo e alma presente no estádio das Antas. De cujo acontecimento ficou e está bem guardado o bilhete de entrada no mesmo jogo. Do qual para aqui se transpõe comprovativo de imagens correspondentes, reproduzindo a frente e o verso do mesmo “ingresso” de sócio (ao tempo de bancada Superior) – com anotações manuscritas sobre tal vitória por 2-1, com golos de André e Futre (mais o que acresceu depois através de nova vitória em Kiev, materializada por golos de Celso e Gomes). Qual “passaporte” para a final de Viena.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário