Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 10 de abril de 2022

FC Porto brilhante vencedor da Taça de Portugal de Hóquei em Patins /2022 – com goleada na final e mau perder do derrotado Benfica…!

O FC Porto é justo vencedor de mais uma taça. Tendo saído vencedor da final da Taça de Portugal de Hóquei em Patins nesta primavera de 2002, este sábado 9 de abril, na fase final a quatro disputada em Paredes. Enquanto o finalista derrotado, Benfica, também mais uma vez, voltou a ter mau perder, através de mau comportamento e atitude de seus representantes hoquistas, técnicos e dirigentes. Havendo feito falta de comparência à entrega de medalhas e cerimónia da entrega da taça ao vencedor, em muita falta de desportivismo e sobretudo azia de não aceitação da derrota que até foi por números expressivos, tendo o jogo acabado em goleada por 5-1.

A ausência do cerimonial de consagração, além de tudo o mais, tem de ter consequências, senão daqui em diante todos os que perderem terão justificação para irem depressa para os balneários e assim se esquivarem a verem os vencedores levantar a taça que também queriam mas não souberam vencer.

Resume-se tudo em poucas palavras: Mau perder do Benfica, mais uma vez - No final da Final da Taça de Portugal de Hóquei em Patins, disputada no pavilhão de Paredes, os benfiquistas goleados pelo FC Porto como foram por 5-1, não ficaram para a entrega das medalhas e agora querem protestar o jogo... talvez por pensarem que por baixo do pavilhão de Paredes haveria toupeiras que os ajudassem!

Com efeito, no fim, segundo comunicado do clube do regime, o Benfica quer protestar o jogo, alegando um pretenso erro técnico, no desejo deles. Ora, se nas imagens não se consegue vislumbrar qualquer erro, e o golo é limpo, é mesmo desculpa essa reclamação, a tentar enganar os adeptos do costume. Talvez por estarem tão habituados a ser beneficiados, desta vez e agora não aceitam não ter sido favorecidos.

De todo o modo, e após ter eliminado na meia final o Barcelos, o FC Porto foi brilhante vencedor da final, por concludente goleada, com quatro golos de vantagem, conforme regista o resultado de 5-1. Não se entendendo o barafustar de quem perdeu e reclama por mimo. Até faz rir tal atitude de quem não sabe perder dignamente.

Para a História, regista-se o que fica historiado na página oficial do FC Porto, em fcporto.pt:

«HÓQUEI EM PATINS - QUE BEM FICA A TAÇA NO DRAGÃO - 9 DE ABRIL DE 2022

FC Porto venceu o Benfica por 5-1 com um hat-trick de Gonçalo Alves

A Taça de Portugal vem para o Dragão. O FC Porto bateu o Benfica por 5-1 na final da prova rainha e levantou pela 18.ª vez o troféu. Gonçalo Alves, com um hat-trick, foi o maior protagonista do encontro.

O FC Porto entrou praticamente a vencer na partida. Gonçalo Alves adiantou os azuis e brancos 2m30s, num lance em que, numa primeira instância, foi marcada falta e só depois foi assinalado o remate certeiro. Os muitos adeptos portistas que viajaram diretamente do Dragão Arena para Paredes, depois de terem estado a apoiar a equipa de voleibol, não assistiram ao lance de maior importância do primeiro tempo, mas rapidamente foram contagiados com a intensidade e dinamismo do encontro, que teve Xavi Malián – decisivo em várias ocasiões – como o grande protagonista na etapa inaugural. Além das várias defesas em jogo corrido, o guardião dos Dragões segurou a vantagem dos da Invicta ao defender um livre assinalado após a mostragem do cartão azul a Ezequiel Mena. Os portistas saíam na frente do marcador para os balneários e mais perto do objetivo (1-0).

O começo da etapa complementar foi idêntico ao da inaugural, com Gonçalo Alves a marcar e a ampliar a vantagem do FC Porto no embate (2-0). Nicolia derrubou Reinaldo García dentro da área (29m) e o 77 bisou no jogo. Ao 38.º minuto, Nicolia festejou efusivamente na única oportunidade que teve para o fazer, após ter reduzido num livre direto resultante de um cartão azul mostrado a Reinaldo García, mas o entusiasmo adversário seria breve já que Xavi Barroso, no minuto seguinte, após um passe de Rafa, rematou para o 3-1 no placar. Antes de soar a buzina que consagrou o FC Porto como o vencedor da Taça de Portugal, houve ainda a oportunidade para Gonçalo Alves, o protagonista da tarde, chegar ao hat-trick (44m) de penálti e de Carlo Di Benedetto, que à partida para o duelo era o melhor marcador portista na prova, fazer o gosto ao stick (5-1, aos 46m).

FICHA DE JOGO

BENFICA- FC PORTO, 1-5

Taça de Portugal, Final 4, final

9 de abril de 2022

Pavilhão Multiusos de Paredes

Árbitros: João Duarte e Pedro Figueiredo

BENFICA: Pedro Henriques (g.r), Diogo Rafael, Eduard Lamas, Lucas Ordoñez e Gonçalo Pinto

Suplentes: Rodrigo Vieira (g.r), Carlos Nicolia, Pablo Àlvarez, Pol Manrubia e Daniel Oliveira

Treinador: Nuno Resende

FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Telmo Pinto, Xavier Barroso, Gonçalo Alves e Rafa

Suplentes: Tiago Rodrigues (g.r.), Reinaldo García, Ezequiel Mena, Carlo Di Benedetto e Carlitos Ramos

Treinador: Ricardo Ares

Ao intervalo: 0-1

Marcadores: Gonçalo Alves (3m, 29m e 44m), Carlos Nicolia (38m), Xavi Barroso (39m) e Carlo Di Benedetto (46m) »

 ~~~ ***** ~~~

Também, porque vitória assim empolgante merece mesmo ser assinalada a preceito, aqui de modo digitalizado se regista a coluna respeitante que teve publicação no jornal O Jogo, edição impressa de domingo dia 10.


Com mais este triunfo, o FC Porto é ainda mais recordista de troféus na Taça de Portugal, somando o 18.º cetro como vencedor na prova, enquanto o Benfica continua com 15 taças no seu palmarés.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário