Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Algumas recordações da ligação ao jornal O PORTO – correspondência memoranda...

Como já recordei no artigo anterior sobre a ligação pessoal e clubística ao jornal O Porto, foi o sr. Almeida e Sousa quem me convidou efetivamente para eu colaborar no jornal do Clube. Em 1974. Mas já antes vinha mantendo alguma correspondência por correio, como serve de exemplo uma carta de 1973...

Uma carta característica, esta, desse tempo, ainda em papel de carta de folhas juntas, e quatro páginas, nas quais ele escreveu a aproveitar todo o papel, incluindo por cima. Daí que não é a obrigar ninguém a fazer ginástica de pescoço, para a leitura de agora, mas porque foi assim escrito à época... Conforme se pode ver por essa carta do bom amigo senhor Mário Pinto Almeida e Sousa. (A ordem de escrita e leitura está assinalada por numeração respetiva de 1 a 8...)

Já depois de ter ficado como colaborador, mas porque entretanto ainda não havia enviado nenhum artigo como tal, para o jornal, é desse tempo e modo uma carta que o senhor Almeida e Sousa me enviou em agosto de 1974… 

Tal como depois se manteve o contacto escrito, incluindo envio de Boas Festas do saudoso sr. Almeida e Sousa pelo Natal, em modo tradicional por via de cartão pessoal… como no caso de dezembro de 1974. 

Entretanto, e passados tempos, de outras facetas e ocorrências, guardei também um cartão recebido pelo ilustre e muito conhecido jornalista de televisão, rádio e jornais sr. Amadeu José de Freitas, como membro da direção da revista Equipa, sobre a qual eu referira num artigo n’ O Porto o seu então recente aparecimento e interessante conteúdo… e ele agradecia, por essa missiva de 1975.


De permeio, entre a diversa correspondência naturalmente recebida por esses tempos, pode recordar-se mais alguns casos, apenas como exemplos. Desde ofícios institucionais até cartas mais pessoais, incluindo uma do entretanto já falecido José Viana, de quando esteve como diretor interino.




E já chega... de exemplos de correspondência recebida e trocada, nesses tempos de colaboração no jornal O Porto.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário