Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 17 de julho de 2024

Entre Curiosidades Portistas: duas cassetes de vídeos da Volta a Portugal de 1964, de grande memória para o FC Porto e afinidade portista.

 

Embora o ciclismo agora esteja algo enfraquecido e no FC Porto não estejam ainda reunidas condições para um regresso, atendendo ao passado muito recente, tem essa modalidade das bicicletas de corrida, porém, um passado histórico memorável, dentro do clube azul e branco, que nunca será demasiado evocar e preservar. Como no caso que vem a talhe lembrar, numa curiosidade que faz pedalar no tempo. Tratando-se do filme da Volta a Portugal em bicicleta de 1964, que o FC Porto venceu individual e coletivamente. Cujas imagens fazem parte do arquivo pessoal aqui do autor destas lembranças, possuindo duas cassetes antigas de vídeo com o filme original, dividido pelas mesmas duas cassetes de VHS, de 3 horas cada uma. 

Cassetes estas que em tempos, há já uns anos, ofereci ao Porto Canal através de pessoa amiga e entretanto, depois de as imagens terem sido convertidas para o arquivo respetivo, em formatos apropriados e atuais, foram devolvidas as originais à procedência, como se diz. Sendo, como são afinal, peças de interesse pela sua antiguidade e história, não só relativamente ao que guardam, mas também por terem sido dum dos ciclistas que ajudou Joaquim Leão a vencer essa Volta e que me fez delas gentil oferta: o amigo senhor Ernesto Coelho, um dos valorosos ciclistas que contribuíram para o triunfo coletivo e, inclusive, esteve para ser ele o vencedor, não fosse um percalço com a sua bicicleta na etapa decisiva. Mas isso é outra história (contada no artigo biográfico-curricular sobre ele, há anos também neste blogue). Entre curiosidades acontecidas ao correr da História do FC Porto e do ciclismo português.  

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário