Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Matilde Vaz: 1.ª Internacional do Futebol Feminino do FC Porto

 

- 27/11/2024 – Futebol Feminino - Matilde Vaz estreou-se pela Seleção Nacional de Sub-18, tornando-se a primeira internacional do futebol feminino portista, logo no primeiro ano da modalidade no Clube. 

A jovem centro-campista do FC Porto somou na quarta-feira dia 27 a primeira internacionalização pela seleção portuguesa de Sub-18. A média do FC Porto, de apenas 17 anos, foi utilizada pelo selecionador Ivo Silva no jogo Portugal-França (3-3) disputado em Lousada.

Matilde Vaz, que já havia sido a marcadora do primeiro golo do futebol feminino no estádio do Dragão, na apresentação da equipa principal do futebol feminino do FC Porto, passa assim a ser a primeira futebolista internacional do FC Porto, também. Podendo ainda depois, nesta próxima sexta-feira, vir a somar mais uma internacionalização nas Sub-18, em novo duelo com as francesas, então em jogo que irá ser disputado em Freamunde.

Matilde também já havia sido internacional por duas vezes anteriormente, mas pela Seleção Sub-16 e antes de vir para o FC Porto. A jovem que começou a competir no Grijó e continuou a lapidar seu talento no Valadares, mudou-se para o Sport Clube Rio Tinto em 2022/23. Aos 15 anos, estreou-se como sénior no conjunto que ajudou, em 2023/24, a garantir a subida para a segunda divisão. Com apenas 17, a média internacional jovem (sub-16 e sub-18) por Portugal, representa este ano o FC Porto, sendo uma das que fizeram história portista no plantel desta época inicial do futebol feminino azul e branco.

Armando Pinto

((( Clicar sobre a imagem )))

Sem comentários:

Enviar um comentário