Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Próximo "Livro sobre André Villas-Boas lançado em Setembro!" "Capitão de Abril. André Villas-Boas e a Revolução inacabada”. “De autoria de Octávio Lousada Oliveira"!

Chegou notícia nas redes sociais, pelo menos, de próxima publicação: "Livro sobre André Villas-Boas lançado em Setembro!" De autoria de Octávio Lousada Oliveira, o Livro "Capitão de Abril. André Villas-Boas e a Revolução inacabada"

“Ainda não existe confirmação do próprio presidente ou mesmo ter sido apenas uma biografia do autor do livro. Sendo que o anterior presidente tem muitas biografias não autorizadas.”

(Assim entre “comas”, conforme se lê nas notícias chegadas…)

Ora, vinda a notícia pelo Facebook esta quarta-feira, dia 20 de agosto, com anúncio de poder ter lançamento público em setembro, anota-se a possibilidade, com total concordância e aplauso. E como entretanto não houve ainda confirmação oficial, regista-se a boa nova como feliz notícia. Com antevisão de felizmente ir ser assim aumentada e enriquecida a bibliografia de temática portista. Antevendo como ficará bem na biblioteca portista aqui do autor, junto com os dois livros também sobre Villas-Boas que já cá cantam há anos.

Será este novo livro um bom registo do período que nunca será demasiado vincar na história do FC Porto. Nada de temas com matéria e ilustração mórbidas, como um tal recente do caixão, o único que não comprei até agora dos que pude adquirir. E a minha biblioteca quase que tem todos os livros sobre temas portistas que foram publicados.

Se for verdade, e quem dera que seja: Venha o livro sobre o Presidente André Villas-Boas, para juntar aos do treinador Villas-Boas. E então passar a estar ainda mais completa a coleção de livros Portistas.









- Post Scriptum:

Está confirmado o livro. Felizmente, porque todo este período de mudança e salvamento do Clube precisa de ser memorizado devidamente. Dependendo, claro, de como foi escrito e ficará registado. Contudo, segundo se percebe, como André Villas-Boas não teve nada a ver com este livro, fica curiosidade se o Presidente irá estar presente ou não na apresentação e outros atos relacionados.

A partir do princípio de setembro estará disponibilizado nas entregas públicas de pré-venda e a partir de meio do mês será apresentado publicamente e colocado à disposição, respetivamente de quem for à apresentação e depois nas livrarias, segundo se lê nas notícias públicas.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

7 comentários:

  1. Espero que também não compres o do neto Nuno...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não. Mas nem sabia que esse interesseiro também quer escrever um livro. Deve pagar a alguém, como fez a Carolina, e não deverá haver diferenças de histórias, se ele ao menos dessa vez disser alguma verdade..

      Eliminar
  2. Na época houve um que comprei e que é pouco falado, segundo se diz por ter sido retirado do mercado por artes que se adivinham, mas eu fui dos que ainda comprei: Um tal "O SEGREDO de um CASAMENTO", escrito por Rui Simões.

    ResponderEliminar
  3. Em pré-venda até ao fim desta semana
    Publicação de Octávio Lousada Oliveira

    Após longos meses de investigação, consulta de documentos, telefonemas, mensagens, e-mails, conversas, entrevistas, escrita, reescrita e revisão - e, como seria expectável, de entusiasmo, impaciência, frustração e alegria - aqui está o meu segundo parto literário.

    Um livro em que revisito os últimos anos do FC Porto, da gestão financeira e desportiva de Jorge Nuno Pinto da Costa à noite mais negra da história do clube. Um livro em que conto quem é André Villas-Boas, de onde vem e para onde quer ir. Um livro em que escalpelizo o processo eleitoral do ano passado. Um livro em que disseco um primeiro ano de saneamento das contas, mas de insucesso dentro das quatro linhas. Um livro em que perspectivo o futuro no reino do Dragão.

    Com um agradecimento especial à minha Raquel pela infinita paciência e ao meu editor, o Francisco, pela incomensurável dedicação, deixo-vos o link para a obra, que está a partir de agora em pré-venda em https://lnkd.in/dqPDB_ft

    ResponderEliminar
  4. Está até esta sexta-feira em pré-venda na página do autor do livro e da editora, e depois estará na Feira do Livro do Porto, segundo se lê na Internet e jornais. Indo depois haver uma apresentação na cidade do Porto no dia 11 de setembro, mas sem mais informações ainda. O livro sobre André Villas-Boas está a gerar expetativa, mais sabendo como o neto do Pinto da Costa tenta tirar desforra com um outro livro que ele encomendou a alguém. Enfim.

    ResponderEliminar
  5. Capitão de Abril André Villas-Boas e a Revolução Inacabada
    OCTÁVIO LOUSADA OLIVEIRA
    Sinopse
    Aos 33 anos, chegou ao topo do futebol português e tornou-se o mais jovem treinador de sempre a vencer uma competição europeia. O Chelsea pagou 15 milhões de euros ao FC Porto para o contratar, fazendo dele o técnico mais caro da história. Andou pelo mundo, das Ilhas Virgens Britânicas até à China, passando por Inglaterra, Itália ou Rússia, mas foi em França que teve uma das mais nítidas visões da sua vida: a de que o futuro passava pela cadeira de sonho e pelo clube do coração.
    Esteve à beira da morte na operação que procurava livrá-lo de um cancro descoberto por acaso. Acompanhou com tristeza e preocupação os últimos anos do reinado de Jorge Nuno Pinto da Costa até decidir que não podia esperar mais – ou se candidatava ou veria o clube cair num precipício. Desafiou o presidente dos presidentes e, por isso, foi alvo de todo o tipo de ataques.
    Não recuou e venceu as eleições, mas o primeiro ano à frente dos dragões esteve longe do sucesso desejado. Villas-Boas sabe que se o FC Porto não voltar a ganhar rapidamente de nada terá servido a revolução que empreendeu em Abril de 2024.
    O autor
    OCTÁVIO LOUSADA OLIVEIRA
    OCTÁVIO LOUSADA OLIVEIRA nasceu a 3 de Junho de 1989, em Lisboa. Licenciou-se em Ciências da Comunicação pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-ULisboa), onde completou também o primeiro ano do mestrado em Ciência Política. Foi jornalista durante uma década, tendo passado pelas redacções do Record, da SIC, do Diário de Notícias, da Sábado, da Visão e do Expresso, onde permaneceu até fundar e dirigir o semanário Novo. Em 2022, tornou-se assessor da Iniciativa Liberal e, já em 2024, assumiu a direcção de comunicação da Associação dos Operadores de Comunicações Electrónicas (APRITEL). Foi co-autor da obra António Costa: Os Meios e os Fins do Líder Socialista (Matéria Prima, 2015). É colunista do Sapo.

    ResponderEliminar
  6. Passado do dia limite da pré-venda, já posso dizer, sem influenciar nada nem ninguém. que eu vou esperar, sem reservar, pois a vinda por correio ou por transportadora será impessoal, e eu pretendo ter o livro com dedicatória autografada, como os outros anteriores. Bem como não gosto de ter de fazer registos on line, por poder haver depois partilhas de contactos, etc. Aguardarei a apresentação pública.

    ResponderEliminar