Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 20 de junho de 2017

Recordando Isolina Pinhel – uma recordista do FC Porto !


Corriam tempos de algum sentido enxabido na vivência desportiva, com o clube mor do sistema futebolístico a fazer sua normal interatividade, a que bastava um dos famosos levantarem um braço perante jogadas dos adversários para ser cortada uma transição e marcado fora de jogo ou se o resultado estivesse resvés bastava alguém cair na área contrária para ser marcado penalti a favor dos protegidos do regime… chegando dias de calor sem grandes mudanças na maneira de viver sócio desportiva, já que no resto era o que se sabia… 

Até que no meio disso tudo, além do caso do ciclismo em que o FC Porto ia conseguindo lutar na pedalada com os do sul, que nas bicicletas ainda contavam mais os músculos e jeito atlético, apareceu por fim uma alvazelha também no atletismo. Correndo o FC Porto contra tudo o que circunscrevia ao poder reinol também no desporto das corridas a pé, houve aí um certo tempo em que alguns valores se conseguiram impor, pelo grande valor que tinham, pois que então conseguiram suplantar tudo e todos. Como foi o caso surpreendente, para a época, de no FC Porto terem aparecido dois grandes velocistas como, por exemplo, foi Carlos Carneiro em masculinos, e em femininos a Isolina Pinhel. Honra seja feita a tais grandes atletas.   


Vem o caso ao caso por uma efeméride, que calha a preceito nesta data, para o efeito.

Lembra hoje o “Dragões Diário” que «há 48 anos, a 20 de junho de 1969, Isolina Pinhel, de apenas 17 anos, batia o recorde nacional dos 1.500 metros durante a Taça Cidade do Porto em atletismo. A atleta do FC Porto percorreu a distância em 5 m 09, 3s, retirando cerca de oito segundos à anterior melhor marca, que a benfiquista Fernanda Pinto tinha estabelecido 18 dias antes.»

Fica aqui esta lembrança, mais que justa, sobre tão importante valor desportivo que, nesse tempo, era uma das maiores referências do atletismo do FC Porto.
~~ * ~~
Nota: Recorde-se que Isolina Pinhel também já fora aqui lembrada, entre outros casos, no artigo referente ao (clicando sobre)

Armando Pinto

1 comentário:

  1. Faz-nos recuar aos tempos gloriosos de... "O PORTO". Que é feito dela? Da Isolina Pinhel? Que pensará ela da extinção da sua modalidade? Nome mítico como p.ex. o de Francelina Valadares na Natação...

    Lá ("O Porto") se escrevia destes "desconhecidos" Atletas, como o caso do António Monteiro (que trabalha numa casa de câmbio na Rua Rodrigues Sampaio).

    Outro FC Porto...

    ResponderEliminar