Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Recordando a chegada do treinador Pedroto às Antas – em tempo propício a reflexões…


Estamos no primeiro dia de junho, Dia Mundial da Criança. Há cinquenta e um anos era o autor destas linhas de idade ainda infante, já não se podendo considerar criança mas à entrada da adolescência, por assim dizer. E neste dia, que à época nem fazia ideia a que era dedicado, andava contudo, apesar de ainda assim de pouca idade, também a pensar no porvir da vida do FC Porto, em tempo de defeso, à espera de notícias sobre chegada de novo treinador para a equipa principal. E ouvi então uns rapazes falarem numa novidade dum tal Pedroto vir treinar o Porto. Pondo logo (esses adeptos de cinquenta e tal anos atrás), então ainda, certas reservas por ele não ter ainda muita experiência como técnico principal, havendo opiniões sobre outras possibilidades, etc. e tal. Afinal velha reinação… Ora de Pedroto eu recordava-me bem de o ver num dos cromos das cadernetas que os meus irmãos mais velhos colecionavam e lembro-me que simpatizara com aquela sua cara de respeito, a quem a camisola azul e branca, das duas largas listas azuis, ficava bem…Isso bastava-me e afinal essas coisas contam muito.


Faz anos hoje que isso me ficou na gravação mental das lembranças. E hoje apraz relembrar. Conforme a ocorrência nesta data avivada na página “Dragões Diário”: «Neste dia, em 1966, ficava a saber-se que José Maria Pedroto iria treinar a equipa principal do FC Porto. Tinha sido com ele que Portugal conquistara o primeiro título europeu (em juniores) e, depois de anos de sucesso em Coimbra e na Póvoa de Varzim, o ‘Mestre’ regressava como treinador principal, após já ter exercido funções nas camadas jovens e como jogador. Nesta primeira de três passagens pelo banco azul e branco, conquistaria uma Taça de Portugal, em 1968 (2-1 ao Vitória de Setúbal).»

Na oportunidade, recordamos algo desses tempos através de algumas imagens coevas, de arquivo pessoal, reportando à vitória da Taça e a um dos reconhecimentos públicos dos melhores desse tempo no FC Porto.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário