Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Sérgio Conceição oficializado Treinador do FC Porto


Na tarde desta quinta-feira foi dada pública imagem da oficialização de Sérgio Conceição como treinador principal do futebol do FC Porto. Sendo colocadas as assinaturas perante o público assistente, através da transmissão direta do Porto Canal, para os adeptos interessados e alguns mirones de outros canais televisivos, ficando assim posto azul sobre o branco, para o efeito.


Quando pelas redes sociais não param as partilhas sobre a corrupção da arbitragem do futebol português, algo que finalmente pode ser investigado se a justiça em Portugal deixar de estar ao serviço do clube do sistema e do regime, chega mais esta notícia para completar o quadro de alguma nova confiança que parece poder alterar o atual estado da nação…


Regista-se assim aqui mais esta ocorrência histórica, na própria hora, por ser um facto possivelmente de boa memória, como se tem anotado outras que fazem já parte da memória. Não que este espaço possa ter grandes aspirações de muita influência no que quer que seja, como aliás muitos outros blogues e páginas entre o que se publica por via informática, mas unicamente porque, apesar de tudo, haverá sempre algum canto duma capsula da memória capaz de perdurar entre tanta coisa, ao longo da existência do mundo que nos seduz.


O compromisso de Sérgio Conceição com o FC Porto estava entretanto bem definido, como anteriormente ficara assente em aperto de honra das mãos do novo treinador portista com o presidente do FC Porto, repetindo-se agora outra anterior entrada, de quando Sérgio Conceição regressou em 2004 ao FC Porto como jogador, perante esta reentrada em 2017 como treinador.


De ora em diante todos os bons portistas vestem a mesma camisola, a do FC Porto, com Sérgio Conceição ao leme da esquadra portista.

Uma fase de maior unidade, esta atualmente no horizonte, com toda a gente que verdadeiramente sente o FC Porto a remar para o mesmo lado, é o que se deseja. Tal qual que deixe de haver quem se iluda na conversa matreira dos adversários. Então não é que ainda na fase decisiva do campeonato passado até apareceram mensagens a tentar afirmar que este ano, para a próxima temporada, o FC Porto ia ter uma camisola principal nada a condizer com o histórico da coletividade... quando afinal (segundo o que tem sido noticiado, entretanto) até serão apuradas mais as características da camisola do primeiro equipamento oficial, relativamente a épocas recentes ?!

Assim sendo, está o futuro a começar.


Pois bem, Sérgio Conceição é o novo treinador do FC Porto. O clube azul e branco oficializou esta quinta-feira a contratação do treinador. Confirmando a contratação do técnico de 42 anos, depois da rescisão com o Nantes, sendo apresentado na tarde deste dia que se espera seja marcante, em ato público ocorrido na galeria das fotografias históricas do Estádio do Dragão.


É de recordar que Sérgio Conceição representou o clube dragão como junior e senior, tendo conquistado quatro  títulos de campeão nacional, desde um campeonato ganho na equipa de juniores até aos três já nos seniores. Enquanto como treinador, após ter orientado Olhanense, Académica, Braga, V. Guimarães e, na época passada, o Nantes de França, chega agora ao FC Porto - “por amor ao clube”, no dizer do próprio, com ideia de “trabalho e determinação muito grandes”.


Felicidades Sérgio Conceição, e a toda a nova equipa técnica do FC Porto, desejamos e confiamos!

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário