Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Novo Treinador Principal do F C Porto: Paulo Fonseca assinou por duas épocas com o Clube Dragão!



Está formalizada a ligação de Paulo Fonseca ao F C Porto, através de contrato assinado e transmitido em direto no Porto Canal. 

Conforme vimos em tempo real, por meio de televisionamento durante o "Jornal das 13" do Porto Canal, foi posto no papel o acordo para que este jovem técnico de futebol passe, desde hoje, dia 10 de Junho, no dia de Portugal, a ser o novo treinador do Campeão Português.

Depois dos sucessivos folhetins que a comunicação social alimentava, está assim desfeita a dúvida.


Com efeito e já certeza, sabe-se desde o início da tarde desta segunda-feira que o treinador que levou o Paços à Liga dos Campeões é o sucessor de Vítor Pereira, tendo então assinado um contrato de dois anos com o FC Porto.

Após dois anos de comando de Vitor Pereira, treinador bicampeão mas deveras contestado entre grande franja de adeptos do F C Porto, segue-se novo período, agora com outra orientação e imagem, em mais uma aposta de Pinto da Costa.

O novo orientador técnico do clube será acompanhado pelos treinadores-adjuntos Nuno Campos e Pedro Moreira, que com ele trabalharam na última época, além de outros elementos escolhidos dentro da estrutura do clube.

Dizendo que "não podia estar mais satisfeito", quanto orgulhoso e motivadíssimo por esta nova etapa, Paulo Fonseca tocou o céu com a chegada ao FC Porto.


Paulo Fonseca não escondeu toda a felicidade por ter assinado pelo FC Porto. O novo treinador dos campeões nacionais confessou que "é um enorme orgulho" chegar ao Dragão. "É uma sensação maravilhosa poder representar o FC Porto, o campeão nacional.

Não podia estar mais satisfeito", foi mesmo uma frase forte do que discursou na cerimónia de apresentação, transmitida pelo Porto Canal. 

Fonseca já encarnou o espírito portista e declarou ter chegado a um clube onde "o compromisso com a vitória é permanente". "Aqui respira-se o ar contagiante da vitória", completa.

   

Agradecendo a confiança depositada pela Direção, o treinador disse estar "motivadíssimo para dar continuidade à sequência de vitórias".

Referindo-se a elogios dos ex-jogadores, conforme tem sido tornado público, ele reconheceu: "A maior recompensa que um treinador pode ter é ver reconhecida a sua competência por quem com ele trabalha ou trabalhou. Esse é o melhor prémio. Esta é uma atividade de relações intensas e gerir emoções não é fácil. Saber gerir as emoções é fundamental". Enquanto, sobre anterior passagem pelo F C Porto em 1995, como jogador, vincou: "Acredito mais no Paulo Fonseca como treinador do que como jogador. Sendo o mais honesto possível, ao jogador faltava-lhe alguma coisa para poder representar o F C Porto. Agora, sinto que este é o momento ideal, como treinador, para chegar a esta posição".

Aos 40 anos e depois de um ano de sonho, Paulo Fonseca chega então a um grande, ao maior clube português, presentemente, com a convicção de que terá que manter a sua ideia de trabalho.

"Sou ambicioso e isso vê-se nas minhas equipas. Gosto de ter equilíbrio nas minhas equipas. É fundamental gerir o jogo com bola. Temos que ser equipa dominadora e estar constantemente no meio-campo adversário", observa.

   

Outro fator destacado pelo treinador foi a necessidade de gerir a dimensão emocional do grupo de trabalho. "A principal tarefa de um treinador é saber gerir emoções dos jogadores", considera. 

Aos adeptos, Fonseca compromete-se a oferecer qualidade de jogo. Para que tal aconteça a receita passa por ter uma equipa "solidária e unida".

Paulo assinou contrato com o FC Porto, após experiências no Paços de Ferreira, Desportivo da Aves, Pinhalnovense, Odivelas, 1º Dezembro e juniores do Barreirense (por ordem inversa de seu percurso prometedor). 

Pelo prisma institucional, o Presidente do FC Porto confirmou ter plena confiança na capacidade do novo treinador e confessa admiração pela forma como actuam as equipas de Paulo Fonseca.

   

 Jorge Nuno Pinto da Costa está plenamente confiante que a aposta em Paulo Fonseca resultará em grande sucesso para o FC Porto. Apesar da inexperiência, o presidente do FC Porto considera que a contratação de Paulo Fonseca "não é uma aposta arriscada". Pinto da Costa acrescenta que "é uma aposta consciente" e explica: "É um jovem, mas tem competência e é pessoa madura. Não conheço nenhum treinador que tenha realizado o trabalho feito no Paços de Ferreira, esta temporada". 

É, portanto, nos resultados obtidos pelo técnico que o presidente do Porto se baseia para justificar esta contratação: "Não foi por simpatia pessoal que o contratei, mas sim porque sou admirador das suas qualidade e da forma como as suas equipas jogam. Equipas disciplinadas, bem organizadas", disse, em declarações ao Porto Canal. 


Longe vão os tempos em que nós, os adeptos, tínhamos de esperar pelos noticiários televisivos da noite, em situações destas, e como na maior parte das vezes a televisão do país apenas dava grande atenção ao que fosse de Lisboa, só nalguns jornais do dia seguinte se ficava melhor a par das ocorrências, quanto aos desenvolvimentos das atualidades do F C Porto, como realidade que sempre mais nos interessou, no caso.

Agora, mesmo para quem vive relativamente distante, tudo se sabe e conhece na hora. Ainda Bem. E com o Porto Canal ainda melhor!

Armando Pinto

4 comentários:

  1. A EQUIPA TÉCNICA DE PAULO FONSECA

    No início de 2013 Paulo Fonseca falou sobre os adjuntos: «O Nuno Campos é da Costa da Caparica, o Pedro Moreira é de Pedras del Rey e estamos todos sozinhos aqui no norte. Só o Pedro Correia (ndr. este, treinador de guarda-redes que não deve acompanhar Paulo Fonseca) é de Paços de Ferreira. Ou seja, passamos imenso tempo juntos.» «Às vezes saímos do clube e, mal chegamos a casa, já estamos a falar ao telefone. Dou-lhes imensa importância e não os vejo como adjuntos. São mais do que isso. Não gosto de trabalhar com marionetas, nem pensar. Gosto da troca de ideias. Quem trabalha comigo sabe que tem de ser ativo e participativo» Paulinho Santos e Wil Coort deverão completar a equipa técnica do F.C. Porto 2013/14, a exemplo do verificado na época passada.

    Nuno Campos - antigo defesa de clubes como Atlético, Campomaiorense, Farense ou Vitória de Setúbal, tem 38 anos. O técnico lisboeta acompanha Paulo Fonseca desde o início da carreira nos bancos. É o elemento mais próximo do novo treinador do F.C. Porto, o braço direito.

    Pedro Moreira - tem 38 anos, os mesmos que Nuno Campos, menos dois que Paulo Fonseca. Nasceu em Moçambique, tal como o treinador principal, e passou a integrar a equipa técnica de Paulo Fonseca em 2012. Estudou na Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa, veio da formação do Sporting e assumiu a pasta da metodologia de treino/preparação física.

    Paulinho Santos - Em fevereiro de 2012, Paulinho Santos passou a integrar a equipa técnica de Vítor Pereira. Assumiu-se como a referência, o homem mais próximo dos jogadores, responsável por passar a propalada mística. O F.C. Porto ficou satisfeito com o trabalho desenvolvido e o antigo médio deverá ser encarado como o adjunto residente no Dragão.

    Wil Coort - O treinador holandês está no F.C. Porto desde 2005 e resistiu às mudanças no comando técnico. O trabalho com Helton e os outros guarda-redes tem sido elogiado ao longo das épocas e Wil Coort manteve-se no cargo. Em Paços de Ferreira, Paulo Fonseca trabalhou com Pedro, ex-guarda-redes do clube local. Agora, deverá acontecer o mesmo com o holandês.
    fonte: maisfutelol

    ResponderEliminar
  2. Acho uma excelente escolha. Possui qualidades natas para liderar e soube rodear-se de colaboradores discretos e competentes.

    É uma escolha pessoal do Presidente Pinto da Costa.

    Vai ter sucesso.

    Abraço.

    Remígio Costa

    ResponderEliminar
  3. Boas Armando,

    Habemus Treinador !

    Antes de mais Congratulo-me com a escolha do trrinador. Entre as escolhas possiveis e venezes não tem conhecimento do futebol Europeu e Portugues, Rui vitoria pura e simplesmente nã me agrada mais ainda com a ligação umbilical aos bermelhos, O da chiclete, para alem de ser alguem que se acha Deus, tem um saçario inacreditavel e não ganha nada e Vitor Pereira, penso que chegou ao fim de um ciclo, que em termos de resultados da liga esteve brilhante no entanto falta.lhe ser mais audaz em termos europeus e a derrota na final da liga e o afastamento da taça, não caíram bem aos adeptos.
    Agora PF tem que demonstrar que está a altura do FC Porto, com a saida de Moutinho, James e eventualmente Fernando (que por mim se não sair encostava)terá que potenciar jogadores para essas posições quer aproveitando os que ja cá estão quer integrar os reforços na filosofia do FCP.
    Por ultimo espero que possa potenciar os nossos miudos, Iturbe, Kelvin, Ricardo e o Tiago Rodrigues r Tozé e caso não tenham lugar na prmeira equipa espero que sejam emprestados por exemplo ao Paços, ao Guimarães e(ou Rio Ave para poderem jogar ao mais alto nivel.

    Posto isto só posso desejar muito sucesso á frente de um clube onde o destino é VENCER.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. SR. Pinto venho convidá-lo a visitar o meu novo blog rexdraco.blogspot.pt

    Abraço

    ResponderEliminar