Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Algumas das muitas taças com lugar no Museu do F C Porto…


Neste início de época desportiva, em pleno dealbar da temporada de 2013 / 2014, começou bem o F C Porto já com a habituação de vitórias, quer na final da Supertaça nacional de futebol, com a conquista de mais uma taça e por sinal nova em folha envidraçada, bem como no início do campeonato da 1ª Liga futebolística, em que já começa a ganhar posição para possível novo triunfo. E na proximidade à abertura do nosso Museu do F C Porto, arrecadados mais este e outros trofeus, ganha contornos mais vastos a idealização que todos nós, Portistas, vamos formando desse lugar capaz de nos encher quanto cabimento Portista temos.

Nesta ideia, arranjando espaço em nosso íntimo, na expetativa do que será realidade, relembramos, entretanto, alguns dos significativos trofeus e outros objetos que farão parte desse acervo, quanto integram o imaginário memorável da história que paira sempre no pulsar do Portismo que nos corre nas veias. Juntando, para o efeito, num agrupamento o trofeu monumental da Taça Arsenal, um exemplar da Taça de Portugal, outro do Campeonato Nacional de futebol do tempo das organizações federativas, mais uma do Nacional de atletismo, o Relicário com terra dos 3 primeiros campos (Rainha, Constituição e Antas), o bronze de homenagem aos Campeoníssimos do andebol, um dos trofeus da secção de Pesca Desportiva, outro de ciclismo do 1º lugar por equipas na Volta a Portugal, e a Taça das Taças de hóquei em Patins. E num segundo grupo, entre diversos exemplos, relembramos a taça de vencedor do 1º Torneio Ibérico júnior, uma Taça de Portugal de voleibol, uma taça de campeão nacional de basquetebol, o trofeu do II Match Ibérico de bilhar, uma Taça de Portugal de hóquei em campo, uma Taça de Portugal de infantis em ténis de mesa, e uma taça do campeonato nacional de ginástica feminina.


Estando o assunto em quase ponto de rebuçado, fica assim posta mais alguma saliva na boca do interesse memorando, quanto à área museológico-patrimonial do grande F C Porto.

Armando Pinto

1 comentário:

  1. Espero com muito interesse ver dentro em pouco o rico acervo histórico do nosso Clube. Há anos, visitei no Estádio das Antas o Museu que ali existia e, para mim, foi maravilhoso ver tantas recordações simbólicas dos triunfos alcançados ao longo de algumas gerações. O troféu que memoriza a vitória sobre o Arsenal, que na actualidade pode parecer, a alguns, desproporcionada, é, na minha opinião, a que mais se aproxima do fervor clubista, da alma imensa que existe no corpo de cada Portista.

    Abraço.

    ResponderEliminar